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Alimentação - 6 de Novembro, 2023

#251 |Artigo| O Papel da Terapia Ocupacional na gestão da Seletividade Alimentar em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: Scoping Review

  • Nome:
  • O Papel da Terapia Ocupacional na gestão da Seletividade Alimentar em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: Scoping Review
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  • Área de Ocupação: Alimentação
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  • Citação:
  • Reche-Olmedo, L., Torres-Collado, L., Compañ-Gabucio, L. M., & Garcia-de-la-Hera, M. (2021). The Role of Occupational Therapy in Managing Food Selectivity of Children with Autism Spectrum Disorder: A Scoping Review. Children, 8(11), 1024. https://doi.org/10.3390/children8111024

 

  • Resumo:
  • A seletividade alimentar é comum em crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Pode ser definida como a falta de vontade de comer alimentos comuns ou novos, resultando numa falta de variedade na dieta ou num consumo limitado de alimentos por múltiplas razões, tais como inflexibilidade ou alterações sensoriais. Foi realizada uma scoping review entre pares para descrever as intervenções realizadas pela terapia ocupacional (TO) em crianças com PEA com seletividade alimentar. Métodos: Neste estudo de scoping review, seguimos as diretrizes do Cochrane Handbook e da PRISMA-ScR para analisar intervenções de Terapia Ocupacional (TO) em crianças (≤12 anos) com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e seletividade alimentar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em quatro bases de dados e revistas de TO, identificando 1445 artigos. Foram utilizados critérios de inclusão claros para selecionar estudos com crianças com PEA e seletividade alimentar, sendo que, após a triagem, 8 artigos foram incluídos neste estudo. Os títulos dos estudos foram organizados numa planilha do Excel e a seleção foi realizada em quatro etapas, eliminação de duplicados, triagem por título, triagem por resumo e triagem por texto integral. Dois investigadores conduziram a extração de dados de forma independente, utilizando tabelas para orientar o processo. A avaliação da qualidade dos estudos não foi realizada. No entanto, as principais limitações dos estudos incluídos foram destacadas para fornecer transparência aos leitores. O propósito deste estudo é explorar as intervenções realizadas pela terapia ocupacional em crianças com PEA com seletividade alimentar, preenchendo uma lacuna nas evidências existentes e fornecendo aos profissionais informações valiosas sobre abordagens terapêuticas em crianças com PEA e seletividade alimentar, respondendo à seguinte questão de investigação: Que intervenções são realizadas ao nível da TO em crianças com PEA com seletividade alimentar?
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  • Principais resultados: As intervenções variaram em abordagens, incluindo abordagens sensório-comportamentais; intervenções centradas na família; e outras intervenções múltiplas, combinando técnicas como integração sensorial e modificação comportamental. Em geral, essas intervenções resultaram num aumento na quantidade de alimentos consumidos, maior aceitação de diferentes alimentos e redução de comportamentos inadequados durante as refeições.
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  • Conclusões:
  • Em conclusão, as principais intervenções do TO em problemas de seletividade alimentar em crianças com PEA são as direcionadas para abordagens sensório-comportamentais e abordagens centradas na família. As intervenções identificadas parecem mostrar uma melhoria na seletividade alimentar, aumentando o número de alimentos consumidos e aceites, bem como reduzindo o número de situações de comportamento alimentar inadequado. Finalmente, embora a maioria das intervenções incluídas nesta revisão não sejam exclusivas da prática do TO, podem ser úteis para os profissionais de TO quando lidam com crianças com PEA e seletividade alimentar.
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  • Implicações para a prática:
  • Com base nos resultados deste estudo há várias implicações importantes para a prática da Terapia Ocupacional (TO):
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  • Diversidade de Intervenções: O estudo destaca a variedade de intervenções utilizadas em crianças com PEA e seletividade alimentar. Os terapeutas ocupacionais podem explorar e incorporar diferentes abordagens, incluindo intervenções sensoriais e comportamentais, bem como programas focados na família.
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  • Intervenções Multidisciplinares: A maioria das intervenções bem-sucedidas envolveu uma equipa multidisciplinar, incluindo terapeutas ocupacionais, psicólogos, terapeutas da fala, entre outros. Isso destaca a importância da colaboração multidisciplinar na abordagem da seletividade alimentar em crianças com PEA.
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  • Abordagem Sensório-Comportamental: Intervenções que combinam estratégias comportamentais com atividades sensoriais mostraram resultados promissores. Os terapeutas ocupacionais podem desempenhar um papel crucial na integração de atividades sensoriais nas intervenções na alimentação, visando melhorar a aceitação alimentar e reduzir comportamentos inadequados durante as refeições.
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  • Intervenções centradas na família: Intervenções que envolvem a família demonstraram eficácia. Os terapeutas ocupacionais devem fornecer orientações aos pais, ensinando-lhes competências para lidar com a seletividade alimentar dos seus filhos e promovendo um ambiente alimentar positivo em casa.
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  • Necessidade de pesquisas na Europa: A ausência de estudos específicos na Europa, especialmente em países como Espanha, destaca uma lacuna significativa na investigação. Os terapeutas ocupacionais na Europa podem considerar a necessidade de investigar e adaptar intervenções para atender às necessidades da população local.
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  • Limitações do Estudo:
  • Os autores indicaram estas limitações:
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  • Amostras Pequenas: A maioria dos estudos tinha amostras pequenas, o que pode afetar a confiabilidade dos resultados e limitar a generalização dos resultados.
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  • Falta de Estudos Europeus: A falta de estudos específicos na Europa indica a necessidade de mais investigações nessa região para entender melhor as intervenções eficazes para crianças com PEA e seletividade alimentar.
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  • Keywords: terapia ocupacional; autismo; picky eating; perturbações do neurodesenvolvimento; nutrição
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  • Língua: Inglês
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