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Processo TO - 25 de Junho, 2024

#302 |ARTIGO| Definir e medir o desempenho ocupacional das crianças

Definir e medir o desempenho ocupacional das crianças

  • Nome do artigo: “Defining and measuring the occupational performance of children”
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  • Área de ocupação: Processo TO
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  • Citação: Mulligan, S. (2017). Defining and measuring the occupational performance of children. Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention, 10(2), 107-120. https://doi.org/10.1080/19411243.2017.1292863
  • Resumo

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  • As avaliações do desempenho ocupacional das crianças são essenciais para orientar a intervenção em terapia ocupacional e para medir a eficácia dos serviços de terapia ocupacional para crianças. Foi realizada uma revisão da literatura relevante e das avaliações de desempenho ocupacional projetadas para crianças com o propósito de determinar e descrever como o desempenho ocupacional das crianças tem sido conceituado e avaliado. Os resultados indicaram que é necessária mais consistência na forma como o desempenho ocupacional está a ser conceituado por terapeutas ocupacionais.
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  • Questões de investigação:
  • – Como tem sido conceituado o desempenho ocupacional das crianças por cientistas ocupacionais e dentro da profissão de terapia ocupacional?
  • – Quais são as ferramentas existentes para avaliar o desempenho ocupacional das crianças?
  • – Como pode um modelo conceitual ser útil para investigadores no desenvolvimento de novos instrumentos de medição de desempenho ocupacional?
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  • Principais resultados:

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  • Este estudo analisou cinco instrumentos de avaliação utilizados por terapeutas ocupacionais para medir o desempenho ocupacional em crianças, nomeadamente a Medida Canadiana de Desempenho Ocupacional (COPM), o Inventário Pediátrico de Avaliação de Incapacidade (PEDI), a Avaliação de capacidades Motoras e de Processo (AMPS), a Autoavaliação Ocupacional Infantil (COSA) e a Avaliação Orientada para Objetivos das Competências de Vida (GOAL). Cada instrumento utiliza métodos distintos de recolha de dados e foca-se em diferentes aspectos do desempenho, como competências motoras e funcionamento social. Alguns são baseados em observação, enquanto outros recorrem a entrevistas estruturadas ou questionários.
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  • Todos apresentam as suas próprias vantagens e limitações. Adicionalmente, o estudo comparou estes instrumentos com medidas de comportamento adaptativo, tais como, as Escalas de Comportamento Adaptativo Vineland (VABS) e o Sistema de Avaliação do Comportamento Adaptativo (ABAS), que avaliam as competências de funcionamento diário. Embora existam algumas sobreposições entre os dois conceitos, como em áreas como competências sociais e atividades diárias, as medidas de desempenho ocupacional tendem a ser mais abrangentes e a considerar aspetos como satisfação e importância das atividades.
  • Conclusões

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  • Este artigo destaca a necessidade de uma definição mais consistente do desempenho ocupacional e propõe um modelo para essa definição, considerando competência na execução das ocupações, satisfação com o envolvimento ocupacional e fatores contextuais.
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  • O modelo proposto identifica cinco áreas principais de ocupação e destaca a importância das competências de desempenho, reconhecendo o desempenho ocupacional como um construto de desenvolvimento, com crianças mais novas envolvidas em ocupações mais simples e básicas, enquanto crianças mais velhas lidam com ocupações mais complexas.
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  • O modelo inclui dois contínuos de medição – satisfação ocupacional e competência ocupacional – influenciados por fatores contextuais, proporcionando uma visão abrangente do desempenho ocupacional.
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  • O artigo também ressalta a importância de medidas abrangentes de desempenho ocupacional para crianças, capazes de detetar mudanças, serem psicometricamente robustas e acessíveis aos terapeutas. Além disso, destaca o papel da avaliação do desempenho ocupacional na identificação de áreas de intervenção e na compreensão dos fatores que influenciam o envolvimento das crianças nas suas ocupações.
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  • A discussão destaca que as avaliações centradas apenas em competências motoras ou cognitivas das crianças têm limitações, pois não capturam totalmente as suas atividades diárias importantes. Destaca ainda a importância de avaliar ocupações culturalmente relevantes, como atividades sociais e educacionais, para entender melhor o funcionamento global da criança e identificar áreas de intervenção adequadas.
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  • Implicações para a prática

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  • O artigo apresenta as seguintes implicações para a prática:
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  • – Avaliação Abrangente: Os resultados destacam a importância de uma avaliação abrangente do desempenho ocupacional das crianças, considerando não apenas as suas competências funcionais, mas também as suas ocupações diárias, satisfação e competência. Isso implica que os terapeutas ocupacionais devem usar uma variedade de instrumentos e métodos de avaliação para capturar de forma completa e precisa o funcionamento das crianças em diferentes áreas de ocupação.
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  • – Intervenções Contextualizadas: Com a compreensão da influência dos fatores contextuais no desempenho ocupacional, os terapeutas ocupacionais devem adaptar as suas intervenções para melhor atender às necessidades individuais de cada criança. Isso pode envolver a modificação do ambiente físico, social e cultural para promover a participação ocupacional significativa e satisfatória.
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  • – Valorização das Ocupações Culturalmente Relevantes: Reconhecendo a importância das ocupações culturalmente relevantes, os terapeutas ocupacionais devem garantir que as suas intervenções reflitam as práticas e atividades valorizadas dentro da comunidade da criança. Isso pode envolver o envolvimento com as famílias e cuidadores para entender as práticas culturais e adaptar as intervenções de acordo com as mesmas.
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  • – Participação da Família e dos Cuidadores: Dado o papel significativo dos cuidadores e outras pessoas durante as atividades partilhadas, os terapeutas ocupacionais devem colaborar de perto com as famílias e cuidadores para promover a participação ativa e satisfatória das crianças nas suas ocupações. Isso pode envolver consultadoria com os cuidadores para ensinar estratégias de apoio e promoção de um ambiente de suporte para o desenvolvimento ocupacional da criança.
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  • – Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação Sensíveis: Os resultados indicam a necessidade de desenvolver instrumentos de avaliação sensíveis que capturem de forma precisa o desempenho ocupacional das crianças em diferentes áreas de ocupação. Isto pode implicar investigações adicionais para validar e aprimorar instrumentos de avaliação existentes ou desenvolver novas ferramentas que abordem as lacunas identificadas na prática atual.
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  • Além disso, os resultados indicam que a consistência na conceptualização do desempenho ocupacional é fundamental para a prática da terapia ocupacional. Um modelo conceptual claro pode guiar os terapeutas ocupacionais na avaliação e intervenção, melhorando a eficácia dos serviços prestados. Isso é particularmente relevante para a identificação de áreas de intervenção e para a realização de avaliações abrangentes que considerem todas as áreas ocupacionais importantes e os papéis das crianças.
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  • Limitações

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  • Este estudo apresenta as seguintes limitações:
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  • – A revisão incluiu apenas instrumentos que abordavam mais de um domínio ocupacional, o que pode ter excluído ferramentas úteis que são mais específicas.
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  • – As características detalhadas de cada ferramenta não foram discutidas em profundidade devido ao escopo limitado do artigo.
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  • – A investigação não incluiu uma análise empírica das ferramentas revisadas, baseando-se principalmente na literatura existente
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  • Keywords

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  • Ocupação; Função; Avaliação; Comportamento adaptativo

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