Processo TO - 14 de Outubro, 2023
#237 |Artigo| Participação na comunidade, apoios e barreiras para adolescentes com e sem Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
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- Nome Artigo: Participação na comunidade, apoios e barreiras para adolescentes com e sem Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
- Área de Ocupação
- Participação Social
- Citação
- Kaya Kara, O., Kose, B., Yaprak Cetin, S., Sahin, S., & Kara, K. (2023). Community Participation, Supports and Barriers of Adolescents with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Physical & Occupational Therapy In Pediatrics. https://doi.org/10.1080/01942638.2023.2253899
- Resumo
- Objetivo: Comparar padrões de participação, apoios ambientais e barreiras à participação nas actividades comunitárias em adolescentes com e sem perturbação de défice de atenção e hiperatividade (PHDA) na Turquia.
- Métodos: Participaram 94 adolescentes com PHDA e 109 adolescentes sem PHDA, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (idade média de 14,6 anos, D.P. 1,49 anos). A frequência de participação, a taxa de envolvimento, as mudanças desejadas e os apoios e barreiras ambientais num contexto comunitário foram avaliados com a Medida de Participação e Ambiente para Crianças e Jovens (PEM-CY). (Clica aqui para sabers mais sobre esta ferramenta)
- Resultados: Os adolescentes com PHDA participaram menos 20,3% na socialização com os pares na comunidade do que os adolescentes sem PHDA. Com tamanhos de efeito moderados a grandes, a taxa média de envolvimento em quatro atividades comunitárias, incluindo passeios na vizinhança, eventos comunitários, socialização com colegas na comunidade e atividades religiosas, foi significativamente menor para adolescentes com PHDA do que para adolescentes sem PHDA.
- Conclusões: Os adolescentes com PHDA participam menos frequentemente e estão menos envolvidos na socialização com os seus pares na comunidade. Quase metade dos adolescentes com PHDA nunca participa em eventos comunitários. Verificou-se que as dificuldades cognitivas, as características sensoriais e a segurança podem dificultar os adolescentes com PHDA de socializarem com os seus pares na comunidade.
- Implicações para a Prática da Terapia Ocupacional
- Ênfase na Promoção da Participação Social: Os resultados do estudo indicam que adolescentes com PHDA estão menos envolvidos em atividades comunitárias e têm dificuldades em socializar com os seus pares na comunidade. Terapeutas ocupacionais podem promover a participação social desenvolvendo habilidades sociais, estratégias de gestão de impulsividade e técnicas para melhorar a comunicação interpessoal.
- Avaliação de Barreiras Ambientais: Os terapeutas ocupacionais podem realizar avaliações detalhadas das barreiras ambientais específicas que cada adolescente enfrenta e desenvolver estratégias para mitigá-las. Isso pode envolver modificações no ambiente físico, e educação dos pais e cuidadores sobre como apoiar seus filhos.
- Palavras-chave: adolescentes, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, comunidade, participação
- LínguaInglês
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