OTbrain

Loading...

OTbrain

Register

Participação Social - 23 de Julho, 2022

#113 Conhecer a Young Children’s Participation and Environment Measure (YC-PEM)

  • Compreender o YC-PEM
  • O YC-PEM é uma ferramenta de avaliação completada por cuidadores de crianças dos 0-5 anos de idade. O YC-PEM recolhe informação sobre a participação de uma criança em atividades em casa (13 itens, agrupados em 4 categorias/tipos), creche/escola (3 itens, agrupados em 1 categoria/tipo), e comunidade (11 itens, agrupados em 4 categorias/tipos), enquanto considera como o ambiente pode ter impacto na sua participação.
  •  
  • Os cuidadores deram o seu contributo durante o desenvolvimento do YC-PEM. O YC-PEM foi criado para cuidadores, prestadores de serviços, coordenadores de serviços, e/ou educadores da primeira infância para obterem um perfil de participação abrangente de uma criança em pontos únicos ou múltiplos no tempo.
  •  
  • O YC-PEM é apropriado para crianças com qualquer diagnóstico e a qualquer nível de desenvolvimento, uma vez que todos os bebés e crianças participam em todas as idades e capacidades. Por exemplo, uma criança de 10 meses pode ter menos capacidades em comparação com uma criança de 5 anos, mas ambas as crianças podem participar plenamente no conto de histórias, quer o façam independentemente ou com outra pessoa.
  •  
  • O que uma criança pode fazer por conta própria durante o conto de uma história:
    • – Identificar e apontar para os objetos
    • – Folhear as páginas
  •  
  • O que uma criança pode fazer em colaboração com um cuidador durante o tempo da história:
    • – Ouvir e imitar sons
    • – Mostrar expressões faciais semelhantes
  •  
  • Administrar o YC-PEM
  • O YC-PEM pode ser completado independentemente pelo prestador de cuidados em papel, ou eletronicamente usando REDCap ou LimeSurvey. O YC-PEM também pode ser administrado cara a cara ou virtualmente através de entrevista com o profissional de saúde. O YC-PEM online demora tipicamente entre 30-40 minutos a ser administrado.
  •  
  • Pede-se aos cuidadores que informem sobre 3 aspetos da participação da criança em cada conjunto de atividades que podem ocorrer em casa, creche/escola e comunidade: 1) frequência, 2) o nível de envolvimento, 3) o seu desejo de mudança na participação da criança. Se os cuidadores desejarem mudanças na participação, os encarregados de educação são convidados a especificar que tipo de mudança é desejada e a descrever até três estratégias que tentaram anteriormente para promover a participação do seu filho nesse conjunto de atividades.
  •  
  • O YC-PEM pode ser administrado num determinado momento ou em vários momentos para acompanhar os pontos fortes e as necessidades de participação ao longo do tempo (ou seja, relatórios de progresso, avaliações anuais).
  •  
  • O YC-PEM é oferecido em inglês, PORTUGUÊS espanhol, sérvio, hebraico, neozelandês, inglês e chinês tradicional. Há também um vídeo introdutório que acompanha o YC-PEM inglês para ajudar ao preenchimento do cuidador.
  •  
  • Utilização e Interpretação de Resultados
  •  
  • Os resultados são pontuados e interpretados pelos fornecedores através do manual do utilizador.
  •  
  • Os resultados obtidos a partir do YC-PEM podem produzir informação para o processo de definição de objetivos terapêuticos. Essa informação inclui: a perceção do cuidador sobre os pontos fortes e necessidades da participação da criança, apoios e barreiras à sua participação, e tipos de estratégias que os cuidadores têm utilizado para promover a participação.
  •  
  • Não é necessário, nem esperado, que uma criança pequena participe em todas as atividades listadas no YC-PEM. O YC-PEM não é uma ferramenta referenciada por normas e não fornece uma pontuação de “passe” ou “reprovação”.
  •  
  • Se utilizar o YC-PEM para avaliar a participação de uma criança ao longo do tempo, um prestador de serviços pode considerar uma mudança na frequência, envolvimento, ou desejo de mudança nas atividades e rotinas. Por exemplo, a frequência da participação de uma criança numa atividade (por exemplo, escovar os dentes) pode aumentar quando se apresenta com mais frequência esta oportunidade. O envolvimento de uma criança pode aumentar nesta atividade à medida que esta se torna mais envolvida, motivada ou hábil. O desejo de mudança de um cuidador pode ajustar-se à medida que a participação de uma criança muda numa atividade. Os cuidadores podem desejar que a sua criança participe mais/menos frequentemente, seja mais útil, ou seja mais interativa numa atividade.
  •  
  • Para ver o video com legendas em português clica em CC >> Português (Brasil)
 

[NOVO] Artigos OTbrain

×