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Educação - 27 de Janeiro, 2023

#130 [Artigo] Intervenções em contexto escolar para crianças neurodiversas: Mapa de evidência

  • Resumo:
  • Embora os profissionais de saúde sejam largamente empregados pelos serviços de saúde, grande parte do seu apoio a crianças e jovens com neurodiversidade é prestado em escolas e estabelecimentos de ensino. Para além de visarem resultados tipicamente considerados relacionados com a saúde (por exemplo, linguagem, comunicação e capacidades motoras), as intervenções de saúde aliadas procuram rotineiramente apoiar e melhorar determinantes mais vastos da saúde de crianças e jovens, incluindo a participação educacional (por exemplo, literacia, progresso académico) e as características dos ambientes escolares (por exemplo, conhecimentos e capacidades dos educadores, apoio dos pares, etc.).

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  • Implicações para a prática
  • Foram identificados dois elementos comuns a diversas intervenções de saúde. Em primeiro lugar, as intervenções dependem fortemente dos professores e particularmente dos assistentes pedagógicos, tanto em termos da sua aplicação prática como da teoria subjacente de que a melhoria dos conhecimentos e competências destes educadores melhora, por sua vez, os resultados para crianças e jovens.
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  • Palavras-chaves: Escola, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Fisioterapia, Mapa de Evidências 
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  • Citação:
  • Jennifer McAnuff, Jenny L. Gibson, Rob Webster, Kulwinder Kaur-Bola, Sarah Crombie, Aimee Grayston & Lindsay Pennington (2022). School-based allied health interventions for children and young people affected by neurodisability: a systematic evidence map. Disability and Rehabilitation. DOI: 10.1080/09638288.2022.2059113

 

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