Processo TO - 5 de Novembro, 2024
#325 |FATO| School Assessment of Motor and Process Skills (School AMPS)
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|FATO| School Assessment of Motor and Process Skills (School AMPS)
Descrição:
- O School Assessment of Motor and Process Skills (School AMPS) é uma ferramenta de avaliação observacional que mede o desempenho motor e de processamento de crianças em tarefas escolares. O School AMPS foca-se em atividades práticas relacionadas ao ambiente escolar, avaliando como as crianças realizam tarefas funcionais na sala de aula, como copiar do quadro, organizar materiais e completar atividades escolares de forma eficaz.
- O foco da avaliação está na eficácia (a capacidade da criança de realizar a tarefa de maneira adequada), na segurança(realizar a tarefa sem riscos para si mesma ou para os outros), e na independência (a capacidade de completar a tarefa sem ajuda significativa). O terapeuta observa e avalia a capacidade da criança de completar essas tarefas de maneira eficiente, precisa e segura, levando em consideração fatores como postura, coordenação motora, manipulação de objetos e organização de materiais.
- Cada tarefa é pontuada com base na capacidade da criança em completar a atividade, sendo avaliadas competências específicas de movimento (competências motoras) e processamento (competências de processo). As pontuações são utilizadas para identificar as dificuldades da criança e para guiar intervenções terapêuticas.
- A administração do AMPS escolar começa com uma entrevista com o professor para conhecer a criança, o ambiente da sala de aula e as rotinas diárias da sala de aula. Neste primeiro passo, o professor identifica e dá prioridade a um mínimo de duas tarefas escolares que são problemáticas ou desafiantes para a criança. Numa etapa seguinte, o terapeuta ocupacional observa a criança a realizar essas duas tarefas na sala de aula durante as rotinas normais da sala de aula. Em seguida, o terapeuta ocupacional classifica os 16 itens de motricidade escolar e os 20 itens de processos escolares da AMPS Escolar, utilizando uma escala de classificação de quatro categorias.
Componentes avaliados:
- O School AMPS avalia dois principais componentes do desempenho funcional:
- Competências Motoras:
- – Postura
- – Coordenação de membros
- – Manipulação de objetos
- – Coordenação motora fina e grossa
- Competências de Processo:
- – Organização de materiais
- – Sequenciação de atividades
- – Planeamento e execução
- – Resolução de problemas
- As tarefas avaliadas no School AMPS recebem pontuações que variam de 1 a 4, onde:
- 1: Assistência significativa necessária ou tarefas não realizadas corretamente.
- 2: Assistência moderada ou vários erros durante a realização da tarefa.
- 3: Assistência mínima necessária ou poucos erros.
- 4: Tarefa realizada corretamente e de maneira independente, sem erros.
- As pontuações são somadas e comparadas com normas padronizadas de idade e género, permitindo identificar pontos fortes e áreas que necessitam de intervenção. A avaliação pode ser repetida para monitorizar o progresso ao longo do tempo.
Intervalo de idades
- 3 a 15 anos
Tempo para aplicação
- O tempo pode variar dependendo do nível de cooperação e das necessidades específicas da criança.
Requisitos para aplicar
- Licenciatura/Mestrado em Terapia Ocupacional
- Treino específico na aplicação do School AMPS
- Leitura do Manual
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