Processo TO - 23 de Junho, 2022
#94 |Artigo| Reactividade Sensorial nos primeiros dois anos associada com os níveis de autismo em idade pré-escolar
1
OTbrain
@otbrain
Citação: Grzadzinski, R., Donovan, K., Truong, K., Nowell, S., Lee, H., Sideris, J., Turner-Brown, L., Baranek, G. T., & Watson, L. R. (2020). Sensory Reactivity at 1 and 2 Years Old is Associated with ASD Severity During the Preschool Years. Journal of Autism and Developmental Disorders, 50(11), 3895–3904. https://doi.org/10.1007/s10803-020-04432-4
- Resumo
- Este estudo examinou padrões de reatividade sensorial aos 14 meses, alterações dos 14 aos 23 meses e, posteriormente, a severidade de apresentação de autismo dos 3 aos 5 anos de idade em crianças (n = 87) com probabilidade elevada de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
- Os resultados indicaram que a hiporeactividade observada aos 14 meses e os aumentos entre os 14 e os 23 meses estavam relacionados com uma maior severidade de apresentação de autismo durante os anos pré-escolares, especialmente no domínio da comunicação social.
- Os relatos dos pais acerca de hiper-reactividade aos 14 meses foi associado a uma maior severidade na apresentação de autismo no domínio relativo aos comportamentos restritos e repetitivos, durante os anos de pré-escolar.
- A hipo e hiper-reactividade precoces podem predizer uma severidade na apresentação de autismo e ajudar a diferenciar e desenvolver tratamentos individualizados.
- Estes padrões sensoriais fornecem alvos importantes para intervenções precoces para crianças em risco com menos de 24 meses que podem atenuar o posterior aumento da severidade de apresentação do autismo.
- A investigação futura deve continuar a explorar práticas baseadas em evidência que possam optimizar a reactividade sensorial e os potenciais desafios sociais a longo prazo.
- Além disso, investigação futura pode auxiliar investigadores e clínicos a descobrir ser os padrões de reactividade sensorial precoce são preditivos de subtipos empiricamente definidos dentro do autismo e que resultam em diferentes resultados funcionais e e requerem tratamentos específicos para cada caso.
- Este trabalho é mais um importante contributo para suportar a pertinência da intervenção em Terapia Ocupacional, especialmente com uma abordagem em integração sensorial para crianças dos 0 aos 24 meses.
- Vê este e outros artigos aqui: Artigos OTbrain
[NOVO] Artigos OTbrain
Relacionados