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Processo TO - 5 de Agosto, 2022

#124 Tirar mais partido das tuas sessões em Teleterapia

COMO POTENCIALIZAR AS SESSÕES DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM TELETERAPIA

Sentir-se confortável a realizar sessões de teleterapia em intervenção precoce pode exigir muita prática e planeamento. Leia abaixo como encontrar inspiração sobre o que focar nas suas sessões, como providenciar consultadoria aos pais de modo a ter sucesso e ideias de atividades para os mais pequenos.

 

Lembra-se dos primeiros meses de trabalho como Terapeuta Ocupacional?

Lembra-se de ter pouca confiança nas suas capacidades e trabalhar arduamente para aprender tudo o que era possível para ajudar os seus clientes?

 

Provavelmente, estará a ter este misto de sentimentos agora ao entrar no mundo da teleterapia, independentemente do número de anos de prática que tenha.

Há tanto para aprender nesta nova forma de intervenção e somente a exigência de dominar a tecnologia já é suficiente para que, nalguns dias, a cabeça pareça rebentar.

 

Lembre-se de uma coisa… Já tem tudo o que necessita para ser bem-sucedido!

Uma das coisas que nos distingue dos outros profissionais, é termos uma grande capacidade de resolução de problemas. Somos também muito bons na interação com os outros e temos um grande desejo de os ajudar nas suas dificuldades.

 

Compreendo o tanto que se está a esforçar para encontrar novos meios de ensinar, interagir e treinar esta nova abordagem de intervenção e isso é fantástico. Mas (MAS…!) ninguém está à espera de perfeição da sua parte! Também não necessita de ter respostas para todos os seus problemas, seja criativo quando não tem tudo perfeitamente planeamento para as suas sessões!

 

As famílias vão reparar que se está a esforçar de coração, para os seus maiores interesses, e que está a tentar navegar nesta nova abordagem.

 

Das coisas mais importantes que aprendi em 20 anos de prática é que as melhores práticas envolvem manter as coisas simples, ir de encontro ao ponto atual da família e aconselhar e colaborar com estratégias para suportar as rotinas que são importantes para a família.

Como funciona o aconselhamento parental em teleterapia na intervenção precoce?

De acordo a Rush & Shelden (2005), a consultadoria é uma estratégia de aprendizagem que pretende estimular o adulto reflectir nas suas capacidades, ações e significados, de forma determinar a efetividade na prática e, assim, desenvolver um plano de ação e melhoria nas situações imediatas e futuras.

 

A consultadoria na intervenção precoce é um meio de promover a educação dos cuidadores de modo a que estes consigam ajudar os seus pequenos a crescer e a aprender quando o terapeuta não está lá. Pessoalmente, adoro quando os serviços de teleterapia prestam os seus serviços à luz do modelo de aconselhamento parental. Isto faz com que o terapeuta assuma o papel de consultor e que coloque o cuidador como condutor principal.

Como prestar aconselhamento nas sessões de intervenção precoce por teleterapia?

O aconselhamento em intervenção precoce inclui cinco características baseadas em anos de pesquisa:

 

Planeamento conjunto

Isto terá lugar no início da sua sessão. Confirme o que a família esteve a trabalhar desde a

última sessão. No fim da sessão, recapitule o que deverá ser trabalhado até que se voltem a ver.

 

Observação

Sentir-se confortável com o silêncio durante a teleterapia é importante. Informe a família que está a observar para poder depois dar suporte e não para julgar, deixando-os descansados. Pode começar com as rotinas que estavam a fazer antes da sessão iniciar ou começar a sessão com outra rotina em que eles necessitam apoio.

 

Ação/Prática

Aqui é onde deve estimular e transmitir novas capacidades ou proporcionar um momento de aconselhamento parental. O cuidador experimenta estratégias novas com o filho de modo a que este possa aprender ou melhorar algo específico.

 

Reflexão

Pergunte o que correu bem? Como se sentiu? Como acha que o seu filho respondeu a…? O que acha que poderia ter acontecido se…? A chave neste passo é permitir ao cuidador processar a informação.

 

Feedback

Isto irá acontecer após o momento de reflexão, de modo a fornecer dicas para que as estratégias sugeridas ajudem a criança/família a atingir o objetivo. Pode também ser implementado logo no passo da ação/prática, quando seja mesmo necessário.

O aconselhamento parental é um processo complexo que requer treino, prática e reflexão contínua.

 

Ninguém espera que se torne um conselheiro parental da noite para o dia. Vai definitivamente levar o seu tempo para o aperfeiçoamento e, haverá algumas famílias em que este modelo nunca funcionará. Continue a ler para saber como iniciar a abordagem de aconselhamento parental.

 

Discuta com as suas famílias e explique o processo de consultadoria. Forneça algumas ideias para o treino de competências apropriadas ao desenvolvimento da criança.

Vejo muitas famílias a saltar logo para o objetivo a longo prazo, quando se pergunta em que objetivo querem trabalhar… Por exemplo, ouço com frequência “quero que ande” ou “quero que fale”. No entanto, há muitas outras sub-competências necessárias até se chegar a esse patamar.

Educar as famílias nestas sub-competências é muito esclarecedor e fundamental para a condução do processo.

Como fazer?

Reveja o desenvolvimento da criança em 5 áreas (linguagem, auto-cuidados, motricidade, área sócio-emocional e cognitiva). Requer muita prática e estudo no início. Fazer consultadoria é sobretudo apoiar as diferentes áreas de desenvolvimento, independentemente da sua área.

Demonstre modos divertidos de brincar com a criança. É aqui onde brilhamos! Muitos pais têm dificuldades em ser criativos e brincalhões. Ver as atividades demonstradas por nós pode ser imensamente útil para lançar a faísca da brincadeira e interação com a criança. A teleterapia irá exigir criatividade da sua parte também, por exemplo no multiuso dos materiais mais comuns em casa.

Pergunte frequentemente às famílias sobre as outras rotinas diárias, e faça sugestões de como trabalhar a sub-competência que está a ser focada.

Deixe a família escolher as atividades que gostaram ou que acharam mais úteis para implementarem até á próxima sessão. Quando os membros da família escolhem o que é importante para eles, implementam as nossas estratégias com mais motivação!

Algumas das atividades favoritas em teleterapia (ajustadas à realidade Portuguesa)

Músicas e Coreografias

Músicas e movimentos do Panda (ex.: o panda manda; segue o panda; dança do quadrado; panda style; cabeça, joelhos, ombros e pés; jogo das cores); Dança Toc Toc (Xana Toc Toc).

 

Em inglês temos no Youtube os exercícios da Patty-Shukla: o “shake and move” e “play with me” e o famoso “baby shark”.

Como fazer?

Partilhe o vídeo no ecrã para fazer a criança participar (para os terapeutas que se sentem menos confiantes nas suas capacidades de canto)

Partilhe o vídeo para o cuidador e estimule fazerem-no sem o ecrã enquanto observas;

Depois partilhe com o cuidador o que é mais importante focar (p.ex. será mais importante o envolvimento e relação da criança ou que ela faça a sequência de passos corretamente?).

Momentos de consultoria

Ensine os cuidadores sobre o local onde devem colocar as mãos de forma a apoiarem ou encorajarem a iniciativa de movimentos dos seus filhos.

Ensine os cuidadores a simplificar os movimentos ou a dificultar, consoante a adesão ou aprendizagem da criança.

Ensine estratégias aos cuidadores para aumentar a atenção (p.ex: dar mais tempo para a criança desempenhar o movimento ou colocar-se ao nível dos olhos das crianças.

Ensine ao cuidador formas de encorajar o desenvolvimento da linguagem esperado.

Algumas das atividades favoritas em teleterapia (ajustadas à realidade Portuguesa)

Livros (online / Youtube)

Como por exemplo: A Lagartixa muito comilona

Como fazer?

Coloque o vídeo a passar e permita à criança visualizá-lo;

Coloque o vídeo a passar e oriente a criança e cuidador para que siga ao mesmo tempo com o livro real (caso o tenham);

Estimule o cuidador a ler o livro/história sem o ecrã de apoio;

Momentos de consultoria

Movimentos de coordenação bilateral, acompanhando palavras do livro. Por exemplo, bater as palmas, ou saltar quando ouve uma certa palavra;

Instruir o cuidador para para realçar as palavras principais do livro ou apenas descrever a imagem em vez de palavra a palavra, para a criança pequena.

Ensine o cuidador a fazer um pedido à criança baseado na próxima sub-competência a trabalhar, e.g. “aponta para a vaca”, “o que é que a vaca faz”.

Sensório-motor

Rodar na cadeira de computador;

Baloiço feito com um lençol (necessário 2 adultos); Enrolar uma manta na criança como um croquete; Jogos com cobertores;

Jogos de atirar ao cesto (da roupa);

Caça ao tesouro – encontre algo que seja vermelho, macio, duro, frio etc.; Fazer “cavalinho” no colo da mãe/pai;

Instrumentos musicais: Uma panela velha e uma colher são suficientes. Faça a criança copiar o movimento que o cuidador faz.

 

Tátil

Massa de modelar;

Creme de barbear, chantilly ou iogurte; Bolas de sabão;

Areia; Água;

Colocar itens pequenos de casa dentro de uma mala. Pedir à criança que tire um do saco sem olhar, que sinta o objeto e diga o que é.

 

Auditivo

Adivinhe o som – Um bom vídeo para isso aqui;

Adivinhe o som do animal (faça você mesmo ou instrua os pais a fazerem);

Mais sons de animais (peça à criança ou instrua os pais a pedirem);

 

Visual

Adivinhe qual o animal – Um bom vídeo para isso aqui;

Copiar Padrões simples de blocos de legos duplos – Modelos para descarregar aqui.

Como fazer?

É importante começar as sessões com movimentos de regulação e preparar o corpo da criança. O movimento também cria conexão entre o cuidador e a criança e ajuda a quebrar o gelo e a preparar uma sessão divertida.

Pergunte aos familiares quais são as atividades de movimento favoritas da criança e comece por uma delas.

Use atividades auditivas para treinar o nome associado ao som que ouve e, atividades visuais para trabalhar a atenção e perceção visual.

Momentos de consultoria

Atividades de movimento são maneiras de educar e informar as famílias da importância do sistema sensorial para a aprendizagem e atenção.

Proporcionar às famílias expressarem o nível de atividade da criança antes, durante e após a atividade. Isto é uma excelente maneira para eles começarem a diferenciar atividades

calmantes de atividades de subida dos níveis de alerta da criança.

Empoderar as famílias a usarem atividades de movimentos além da sessão, quando necessário, para reduzir ou aumentar o nível de alerta da criança.

Desenvolver competências motoras globais – colocar coisas num sítio alto para encorajar o levantar, pôr em bicos de pés, subir, agachar.

Jogos com os dedos

Música dos “10 Little Fingers”

Cinco patinhos – Pintainho Amarelo (exemplificando com os dedos o número de patos)

Como fazer?

Há imensos vídeos no Youtube com músicas com os dedos.

Use um vídeo para ensinar às famílias ou modele isso sem o vídeo.

Momentos de consultoria

Encoraje novos sons e palavras.

Oriente o cuidador a posicionar as mãos da criança quando necessário para tarefas motora.

Motricidade fina

Carimbar formas em papel (com objetos domésticos) e trabalhar a associação de formas iguais);

Fazer puzzles apenas com as caixas de cereais (cortar peças em formato de puzzle); Atividades com garrafas de spray.

Momentos de consultoria

Instruir na expansão do vocabulário, como colocar as perguntas;

Graduar níveis de imitação motora;

Facilitar uma melhor preensão motora;

Jogos “faz-de-conta”

Brincar com bonecas;

Festa dos animais mascarados;

Brincar com uma cozinha e fazer um picnic ou hora do chá; Brincar aos médico, veterinários, ou doutor(a) brinquedos; Lavagem de carros/comboios;

Momentos de consultoria​

Incentive e ajude a gerir troca de turnos interacionais com o cuidador (ou um irmão).

Instrua sobre as pistas necessárias para a criança seguir instruções (ex. será necessário imagens, quantos passos de cada vez, etc.

Ajude a suportar a componente sócio-emocional – o bebé está triste, dá-lhe um abraço.

Conceitos de construção;

Cores correspondentes, igualdade / diferença, opostos…

Já tem aqui muitas ideias para brilhar na próxima telesessão de intervenção precoce. Espero que estas ideias úteis lhe aliviem um pouco o stress e a(o) ajudem a ajudar.

 

Traduzido e adaptado de: https://www.growinglittlebrains.com/blog/50-ways-to-rock-your-early-intervention-teletherapy- sessions

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