OTbrain

Loading...

OTbrain

Register

Educação - 4 de Novembro, 2022

#170 Tipos de dificuldades de aprendizagem

  • As dificuldades de aprendizagem são problemas de processamento de base neurológica. Estes problemas de processamento podem interferir com a aprendizagem de competências básicas como a leitura, a escrita e/ou a matemática. Podem também interferir com competências de nível superior, tais como organização, planeamento do tempo, raciocínio abstrato, memória de longo e curto prazo e atenção. É importante perceber que as dificuldades de aprendizagem podem afetar a vida de um indivíduo para além dos trabalhos académicos e podem ter impacto as relações com a família, amigos e no local de trabalho.
  •  
  • Uma vez que as dificuldades com a leitura, a escrita e/ou a matemática são problemas reconhecíveis durante os anos escolares, os sinais e sintomas de dificuldades de aprendizagem são mais frequentemente diagnosticados durante esse tempo. No entanto, alguns indivíduos não recebem uma avaliação até estarem no ensino pós-secundário ou entrarem no mercado de trabalho. Outros indivíduos com défices na aprendizagem podem nunca receber uma avaliação e viver a vida toda sem perceber a base das suas dificuldades académicas ou as razões poderem estar a ter problemas nos seus empregos ou em relações com a família e amigos.
  •  
  • Em geral, as pessoas com dificuldades de aprendizagem têm inteligência média ou acima da média. Parece haver frequentemente um fosso entre o potencial do indivíduo e a sua realização real. É por isso que as dificuldades de aprendizagem são referidas como “dificuldades ocultas”: aparentemente não há nada de errado com a pessoa, que parece ser brilhante e inteligente, mas não é capaz de demonstrar o nível de competências esperado de alguém de idade semelhante.
  •  
  • As dificuldades de aprendizagem não podem ser curadas ou corrigidas; são um desafio que acompanham as pessoas por toda a vida. No entanto, com apoio e intervenção adequados, as pessoas com dificuldades de aprendizagem podem alcançar sucesso na escola, no trabalho, nas relações, e na comunidade.
  •  
  • “Dificuldades de Aprendizagem” é um termo “guarda-chuva” que descreve uma série de outras, mais específicas dificuldades de aprendizagem, tais como dislexia e disgrafia. Encontre abaixo os sinais e sintomas de cada uma, assim como estratégias para ajudar.
  •  
  • Dificuldades de Aprendizagem Específicas
  •  
  • Desordens  do Processamento Auditivo (APD; Auditory Processing Disorder)
  • Também conhecida como Desordem de Processamento Auditivo Central, esta é uma condição que afeta negativamente a forma como o som que viaja através do ouvido é processado ou interpretado pelo cérebro. Os indivíduos com APD podem não reconhecer diferenças subtis entre sons nas palavras, mesmo quando os sons são suficientemente altos e claros para serem ouvidos. Podem também ter dificuldade em dizer de onde vêm os sons, para dar sentido à sequência de sons, ou para bloquear os ruídos de fundo concorrentes.
  •  
  • Discalculia
  • Uma das Dificuldades Especificas de Aprendizagem (DEA) que afeta a capacidade de uma pessoa compreender números e aprender factos matemáticos. Indivíduos com isto tipo de DEA podem também manifestar má compreensão de símbolos matemáticos, podem ter dificuldades em memorizar e organizar números, dificuldades em dizer o tempo, ou evidenciar problemas com contagens.
  •  
  • Disgrafia
  • Uma dificuldade especifica de aprendizagem que afeta as capacidades motoras finas de uma pessoa e a capacidade de produzir uma caligrafia adequada. Os problemas podem incluir caligrafia ilegível, espaçamento incoerente, planeamento espacial deficiente em papel, má ortografia e dificuldade em compor a escrita, bem como pensar e escrever ao mesmo tempo.
  •  
  • Dislexia
  • Uma dificuldade especifica de aprendizagem que afeta a leitura e a capacidades de processamento baseadas na linguagem. A severidade pode diferir em cada individuo, mas normalmente afeta fluência da leitura, descodificação, leitura compreensão, evocação, escrita, ortografia, e por vezes fala; e pode existir juntamente com outras condições relacionadas.
  •  
  • Desordem de processamento de linguagem
  • Um tipo específico de Desordem de Processamento Auditivo (APD) em que há dificuldade em atribuir significado a grupos sonoros que formam palavras, frases e histórias. Enquanto a Desordem de Processamento Auditivo afeta a interpretação de todos os sons que entram no cérebro, um Distúrbio de Processamento da Linguagem (LPD) relaciona-se apenas com o processamento da linguagem. A LPD pode afetar a linguagem expressiva e/ou a linguagem recetiva.
  •  
  • Dificuldades de Aprendizagem Não-Verbais
  • Uma desordem que se caracteriza geralmente por uma discrepância significativa entre capacidades verbais mais elevadas e capacidades motoras, visuais-espaciais e sociais mais fracas. Tipicamente, um indivíduo com Dificuldades de Aprendizagem Não-Verbais tem dificuldade em interpretar sinais não verbais como expressões faciais ou linguagem corporal, e pode ter má coordenação.
  •  
  • Défice de Perceção Visual/Visuomotor
  • Uma desordem que afeta a compreensão da informação que uma pessoa vê, ou a capacidade de desenhar ou copiar. Uma característica vista em pessoas com dificuldades de aprendizagem como a Disgrafia ou Dificuldades de Aprendizagem Não-Verbais; pode resultar na incapacidade de notar diferenças subtis nas formas ou letras impressas, frequente perda de lugar na folha, dificuldades em recortar com tesouras, ou má coordenação olho/mão.

[NOVO] Artigos OTbrain

×