Processo TO - 6 de Junho, 2024
#21 Operacionalização do Processo de Terapia Ocupacional segundo a AOTA
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Operacionalização do Processo de Terapia Ocupacional segundo a AOTA (EPTO)
- A Terapia Ocupacional é uma profissão dinâmica e essencial que visa promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos através do envolvimento em ocupações significativas.
- Segundo a Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), o processo de Terapia Ocupacional é caracterizado por uma interação contínua entre três componentes principais: Avaliação, Intervenção e Resultados.
- Esta interação contínua ocorre ao longo do processo de Terapia Ocupacional. Estas diretrizes fazem parte do Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional, editado pela Associação Americana de Terapia Ocupacional e servem como um guia estruturado para terapeutas ocupacionais em diversas áreas de prática.
Avaliação
- A avaliação é a primeira etapa do processo de Terapia Ocupacional e é crucial para compreender as necessidades, os pontos fortes e os desafios dos clientes. Deste processo fazem parte:
Perfil Ocupacional
Identificar o seguinte:
- – Porque o/a cliente procura os serviços, e quais são as suas preocupações atuais em relação ao envolvimento em ocupações e atividades da vida diária?
- – Em quais ocupações o/a cliente sente-se bem-sucedido e quais barreiras estão a afetar o seu sucesso nas ocupações desejadas?
- – Qual é a história ocupacional do/a cliente (ou seja, experiências de vida)?
- – Quais são os valores e interesses do/a cliente?
- – Quais são os aspetos dos contextos (fatores ambientais e pessoais) que o/a cliente vê como suporte ao envolvimento nas ocupações desejadas e que aspetos estão a inibir o envolvimento?
- – De que forma os padrões de desempenho do/a cliente suportam ou limitam o desempenho e o envolvimento ocupacional?
- – Quais são os padrões de envolvimento do/a cliente nas ocupações e como mudaram ao longo do tempo?
- – Quais os fatores do/a cliente que este identifica como suporte ao envolvimento nas ocupações desejadas, e quais os aspetos que inibem o envolvimento(p. ex. dor, sintomas ativos)?
- – Quais são as prioridades do/a cliente e os resultados desejados relacionados com o desempenho ocupacional, prevenção, saúde e salubridade, qualidade de vida, participação, competência nos papéis, bem-estar e justiça ocupacional?
Análise do Desempenho Ocupacional
- – A análise do desempenho ocupacional envolve um ou mais dos seguintes:
- – Sintetizar informações do perfil ocupacional para determinar as ocupações e contextos específicos que necessitam de ser abordados
- – Completar uma análise da ocupação ou da atividade para identificar as exigências das ocupações e atividades do/a cliente
- – Selecionar e usar avaliações específicas para medir a qualidade ou os défices de desempenho do/a cliente, enquanto realiza ocupações ou atividades relevantes para as ocupações desejadas, registando a eficácia das competências e padrões de desempenho
- – Selecionar e utilizar avaliações específicas para medir fatores do/a cliente que influenciam competências e padrões de desempenho
- – Selecionar e administrar avaliações para identificar e medir mais especificamente os contextos do/a cliente e o seu impacto no desempenho ocupacional.
Síntese do Processo de Avaliação
- Esta síntese pode incluir:
- – Determinar os valores e prioridades do/a cliente para a participação ocupacional
- – Interpretar os dados da avaliação para identificar apoios e obstáculos ao desempenho ocupacional
- – Desenvolver e aperfeiçoar hipóteses sobre os pontos fortes e défices de desempenho ocupacional do/a cliente
- – Considerar os sistemas e contextos de suporte existentes e sua capacidade de apoiar o processo de intervenção
- – Determinar os resultados desejados da intervenção
- – Criar objetivos em colaboração com o/a cliente que sejam dirigidos para os resultados desejados
- – Selecionar medidas de resultados e determinar procedimentos para medir o progresso em direção aos objetivos da intervenção, o que pode incluir a repetição das avaliações usadas no processo de avaliação.
Intervenção
- A intervenção é a fase onde o plano de ação é desenvolvido e implementado para atingir os objetivos definidos na avaliação.
Plano de Intervenção
- – Desenvolver o plano, o que envolve selecionar:
- ➝ Objetivos e metas mensuráveis baseadas na ocupação e com prazos definidos
- ➝ A bordagem ou abordagens de intervenção de Terapia Ocupacional, como criar ou promover, estabelecer ou restaurar, manter, modificar ou prevenir; e
- ➝ Métodos para prestação de serviços, que incluem os tipos de intervenção, quem realiza as intervenções e quais as abordagens a utilizar
- – Considerar potenciais necessidades de planos para a alta.
- – Fazer recomendações ou referenciar para outros profissionais, conforme necessário.
Implementação da Intervenção
- – Selecionar e executar a intervenção ou intervenções, que podem incluir:
- ➝ Uso terapêutico de ocupações e atividades
- ➝ Intervenções que apoiam ocupações
- ➝ Educação
- ➝ Treino
- ➝ Advocacy
- ➝ Self-advocacy
- ➝ Intervenção em grupo
- ➝ Intervenções virtuais
- – Monitorizar a resposta do cliente através de uma avaliação contínua e reavaliação.
Revisão da Intervenção
- Reavaliar o plano e como está a ser implementado, considerando os resultados a atingir.➝ Modificar o plano conforme necessário.➝ Determinar a necessidade de continuação ou interrupção dos serviços e de encaminhamento para outros serviços.
Resultados
- A fase de resultados foca na avaliação do progresso e ajuste das intervenções conforme necessário.
- – Selecionar as medidas de resultado no início do processo de Terapia Ocupacional (consultar a secção “Avaliação”) com base nas suas propriedades:
- ➝ Válida, confiável e sensível a mudanças no desempenho ocupacional dos/as clientes.
- ➝ Consistente com os resultados desejados.
- ➝ Congruente com os objetivos do/a cliente.
- ➝ Capaz de predizer resultados futuros.
- – Usar medidas de resultados para medir o progresso e ajustar objetivos e intervenções, através de:
- ➝ Comparação do progresso em direção ao cumprimento dos objetivos com os resultados ao longo do processo de intervenção e
- ➝ Utilização dos resultados para tomar decisões sobre a futura direção da intervenção (p. ex., continuar, modificar, fazer a transição, interromper, fornecer acompanhamento, encaminhar para outro serviço).
- O processo de Terapia Ocupacional, conforme delineado pela AOTA, fornece uma estrutura robusta para terapeutas ocupacionais. A interação contínua entre avaliação, intervenção e resultados garante que o processo seja dinámico e adaptável, permitindo que os terapeutas ofereçam um serviço personalizado e eficaz, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar dos clientes.
- Clica no botão abaixo para descarregares a versão em PDF e usar estas orientações como checklist:
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