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Processo TO - 11 de Janeiro, 2023

#182 |Artigo| Intervenções de Terapia Ocupacional para melhorar desempenho motor em crianças dos 0 aos 5 – Revisão Sistemática

Tanner, K., Schmidt, E., Martin, K., & Bassi, M. (2020). Interventions within the scope of occupational therapy practice to improve motor performance for children ages 0–5 years: A systematic review. American Journal of Occupational Therapy, 74, 7402180060. https://doi.org/10.5014/ ajot.2020.039644

Resumo

É essencial que os profissionais de terapia ocupacional se mantenham informados sobre as últimas intervenções que possam melhorar as capacidades motoras das crianças pequenas.

O objectivo deste estudo é avaliar a eficácia das intervenções da terapia ocupacional em promover o desenvolvimento motor e evitar atrasos para as crianças dos 0-5 anos de idade.

Para descobrir a pesquisa mais recente e relevante, foi feita uma pesquisa abrangente em seis bases de dados (CINAHL, MEDLINE, PsycINFO, ERIC, Cochrane e OTseeker) para artigos publicados entre Janeiro de 2010 e Março de 2017.

Após uma extensa pesquisa da literatura, 4.488 artigos de pesquisa foram avaliados criticamente para a elegibilidade. No final 56 estudos envolvendo habilidades motoras e participantes com idade média inferior a 6 anos que se encaixam no âmbito da terapia ocupacional utilizando desenhos de Nível I-III foram incluídos tanto nas tabelas de evidência como nas de risco de viés.

A pesquisa revelou três categorias de intervenção consistentes: intervenção precoce para menores de 3 anos, intervenções para crianças dos 3 aos 5 anos na pré-escola, e tratamentos para crianças com paralisia cerebral.

1. Intervenção precoce para menores de 3 anos

Intervenção Precoce

A investigação demonstrou que os programas de intervenção precoce têm o potencial de fomentar uma pequena, mas significativa, melhoria no desenvolvimento motor das crianças prematuras durante um longo período de tempo.

Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program (NIDCAP)

A evidência de potência moderada revela que o NIDCAP aumenta as capacidades motoras a curto prazo.

O NIDCAP é uma abordagem da terapia ocupacional que fornece cuidados individualizados para ajudar na aquisição de habilidades motoras. NIDCAP, ou Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program, é um programa de intervenção precoce desenvolvido para promover o desenvolvimento motor saudável das crianças prematuras. É baseado na abordagem do ritmo individualizado que sugere que as crianças têm diferentes ritmos de desenvolvimento únicos e que o ambiente familiar, profissional e cultural impactam esses padrões.

Coaching Parental em Contexo Domiciliar

As provas acumuladas provaram que a Intervenção Precoce (EI) de pais e mães em casa é moderadamente bem sucedida na melhoria do desenvolvimento motor das crianças com, ou em risco de desenvolver, atrasos durante um curto período de tempo.

Massagem

A evidência sugere que a massagem qigong, quando administrada pelos pais, pode aumentar as capacidades motoras grossas; no entanto, a massagem geral não apresenta sinais semelhantes de melhoria.

Conjugação de intervenção domiciliária com intervenção em clínica

Estudos têm demonstrado os efeitos positivos da combinação de programas domiciliários com os cuidados clínicos no aumento das capacidades motoras grossas e finas. A evidência de tais descobertas é considerada moderada-forte, indicando uma alta probabilidade de que estes resultados sejam precisos.

CareToy

Há provas distintas de que o CareToy é capaz de aumentar consideravelmente as capacidades motoras em bebés prematuros.

O projecto CareToy utiliza tecnologia de ponta em TIC e mecatrónica para avançar com intervenções precoces durante o primeiro ano de vida. Ao fornecer um ambiente instrumental portátil e económico que pode ser telemonitorizado por centros médicos, espera não só melhorar a eficácia da terapia mas também reduzir os custos dos sistemas de saúde.

O projecto CareToy foi concebido para medir e estimular três funções-chave em crianças: forças de preensão, direcção do olhar, e controlo postural. Para cumprir estas especificações, a equipa irá desenvolver três módulos distintos:

  • Um ginásio para bebés, equipado com sensores, câmaras e elementos visuais e auditivos interactivos para que as acções dos bebés enquanto brincam possam ser seguidas, avaliadas e entusiasmadas.
  • Um módulo de visão, concebido para medir e fortalecer a atenção dos recém-nascidos através do uso de um rastreador de olhar integrado num avançado sistema inteligente, irá revolucionar a forma como observamos o desenvolvimento infantil.
  • Um tapete sensorizado para medir o desenvolvimento do controlo postural.

Outras intervençōes

Pesquisas recentes sugerem que crianças de 0-3 anos podem beneficiar de actividades como mobilidade, Tummy-Time Intervenção Precoce (EI) baseada em sensores, embora a evidência ainda seja limitada.

2. Intervenções para crianças dos 3-5 anos

Intervenções com video-jogos

Foi demonstrado de forma conclusiva que os videojogos podem ter um impacto positivo no desenvolvimento motor bruto em crianças dos 3-5 anos de idade.

Programas pré-escolares para desenvolvimento na motricidade fina e capacidades visuais

As pesquisas sugerem que os programas pré-escolares dedicados às capacidades motoras finas e visuais podem ajudar a melhorar as capacidades motoras das crianças, embora os resultados para a melhoria dos resultados visual-motores sejam mais variados.

Movement Breaks

Provas rigorosas sugerem que as pausas de movimento programadas podem melhorar as capacidades motoras brutas de crianças dos 3-5 anos de idade, evidência moderada-forte.

Terapia baseada em sensações

Estudos com pequena força evidenciam que a terapia sensorial pode auxiliar na melhoria das capacidades motoras básicas dos pré-escolares.

3. Intervenções para crianças com Paralisia Cerebral

Programas de Intervenção Precoce

Há fortes evidências de que os programas de intervenção precoce podem melhorar os resultados motores em crianças pequenas com, ou em alto risco para PC. Dois dos programas que os autores analisaram foram Constraint-Induced Movement Therapy e Bimanual Intensive Therapy

Constraint-Induced Movement Therapy

A Constraint-Induced Movement Therapy (CIMT) é uma terapia motora intensiva que visa melhorar a função motora em pacientes com PC usando restrições e exercícios para forçar a utilização da extremidade afetada.

Bimanual Intensive Therapy

A Terapia Intensiva Bimanual (BIT) é uma abordagem de tratamento intensivo, ao longo do qual as crianças com PC são incentivadas a executar tarefas bilaterais. Este processo envolve o uso de vários exercícios de coordenação e habilidades motoras finas para melhorar a função motora das extremidades superiores.

Evidência forte apoia a utilização de CIMT e BIT tradicionais para melhorar os resultados motores nas crianças com PC unilateral.

Terapias Centradas na Criança e no Contexto

Forte evidência apoia a utilização de terapias centradas na criança e no contexto para melhorar as capacidades motoras das crianças com CP.

Hipoterapia

As provas de resistência moderada apoiam a utilização de hipoterapia para melhorar a função motora grossa em crianças com CP.

Outras Intervenções

Evidência baixa para uso de vestuário (e.g. pediasuit), treino perceptivo visual, ou terapia dirigida por objectivos para melhorar os resultados motores das crianças com PC.

As múltiplas intervenções de OT demonstraram fomentar o desenvolvimento de capacidades motoras em crianças pequenas.

De notar que a maioria das medidas de resultado incluídas nesta investigação se dirigiram ao nível das funções do corpo. É necessário um maior desenvolvimento e utilização de medidas a nível de actividade e participação.

Os autores enumeraram estas implicações para a TO:

TOs devem considerar quaisquer intervenções que apresentem provas fortes e moderadas.

Para crianças com menos de 3 anos de idade, os pais devem ser activamente envolvidos em intervenções, bem como no desenvolvimento de programas em casa.

Para crianças com PC, as intervenções devem utilizar componentes de aprendizagem motora, enfatizando especificamente a terapia orientada para objectivos, baseada em actividades e a prática frequente de tarefas.

Contudo, é preciso ter em conta as limitações destas descobertas, tais como o potencial de enviesamento e provas inadequadas para certas intervenções.

Este artigo fornece aos terapeutas ocupacionais as mais recentes descobertas baseadas em evidências sobre as melhores práticas para ajudar as crianças com 5 anos ou menos que lutam com atrasos motores.

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