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Educação - 17 de Agosto, 2023

#229 Informações e Estratégias sobre Dispraxia

Informações e Estratégias sobre Dispraxia

  • Dispraxia, também conhecida como Transtorno/Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação Motora, é uma condição neurológica que afeta a habilidade de planear e executar movimentos finos e grossos. Esta condição pode influenciar diversas áreas da vida de uma pessoa, desde atividades diárias simples até tarefas mais complexas que envolvem coordenação motora.
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  • Dada a sua complexidade e as implicações na vida diária e académica, é vital entender como a terapia ocupacional pode ser um aliado e como os professores desempenham um papel fundamental nesse processo.
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  • 1. O que é Dispraxia?
  • A dispraxia é uma perturbação motora que afeta o planeamento, a organização e a execução de movimentos. Isso significa que crianças e adultos com dispraxia podem ter dificuldade em realizar tarefas que requerem coordenação, como amarrar os sapatos, escrever ou praticar desporto. Além disso, essa condição pode afetar a memória, a organização e a concentração.
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  • 2. Terapia Ocupacional: Um Caminho para a Autonomia
  • A terapia ocupacional busca promover a independência e a melhoria da qualidade de vida através do envolvimento em atividades significativas. Para indivíduos com dispraxia, a terapia ocupacional pode ser extremamente benéfica, pois:
  • – Desenvolve habilidades motoras: Através de exercícios específicos, o terapeuta ocupacional ajuda a melhorar a coordenação e a destreza.
  • – Adaptação do ambiente: O ambiente pode ser adaptado para facilitar tarefas diárias, como usar utensílios de escrita adaptados ou modificar a disposição da secretária e materiais na sala de aula.
  • – Promove estratégias compensatórias: O terapeuta pode ensinar estratégias que ajudam a compensar as dificuldades, como técnicas de memorização ou organização.
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  • 3. A Importância da Colaboração com Professores
  • As crianças com dispraxia frequentemente enfrentam desafios na escola, não apenas relacionados à coordenação motora, mas também à organização, concentração e aprendizagem. A colaboração entre terapeutas ocupacionais e professores é essencial para:
  • – Adaptar materiais: Professores podem usar materiais e métodos alternativos de ensino para acomodar as necessidades da criança.
  • – Promover um ambiente inclusivo: Garantir que a criança se sinta parte da turma, compreendida e valorizada é vital para o seu desenvolvimento emocional e social.
  • – Desenvolver estratégias conjuntas: Terapeutas e professores podem trabalhar juntos para criar estratégias que auxiliem na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades motoras.
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  • Conclusão
  • A dispraxia é uma condição que pode apresentar diversos desafios para quem a possui. No entanto, com a abordagem correta e uma colaboração eficaz entre terapeutas ocupacionais e professores, é possível oferecer suporte adequado, promovendo uma melhor qualidade de vida e melhor participação escolar. Reconhecer a importância desses profissionais e incentivá-los a trabalhar em conjunto é um passo crucial para criar ambientes mais inclusivos e adaptativos.
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  • Descarrega o pdf “Informações e Estratégias sobre Dispraxia”
  • Sabemos que nem sempre é fácil iniciarmos a conversa sobre esta colaboração por isso incentivamos-te a enviar este post para professores que conheces e a descarregar o documento abaixo com informação e estratégias simples para crianças com dispraxia.

 

  • Clica abaixo para descarregar o PDF  👇

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