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Processo TO - 22 de Novembro, 2023

#257 [GAI] Diabetes na criança

  • Diabetes na criança

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  • A diabetes é uma doença crónica que interfere com a forma como o corpo processa o açúcar no sangue, também conhecido como glicose. A glicose é uma fonte crucial de energia para o corpo e é obtida principalmente dos alimentos que consumimos. A insulina, uma hormona produzida pelo pâncreas, é fundamental nesse processo, pois ajuda a transportar a glicose do sangue para as células do corpo, onde é usada para energia. A diabetes é um distúrbio no qual o nível de açúcar (glicose) no sangue é excepcionalmente elevado, porque o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue responder normalmente à insulina produzida.
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  • Existem dois tipos principais de diabetes:
  • Diabetes tipo 1: (ou insulinodependente) ocorre quando o pâncreas produz uma quantidade muito pequena ou nenhuma insulina. É a mais frequente em crianças e adolescentes. Os sintomas podem ocorrer repentinamente, sendo estes:
    • Polidipsia (sede excessiva)
    • Poliúria (micção excessiva)
    • Perda de peso (pode ser acompanhada por ingestão alimentar excessiva) e distúrbios comportamentais
    • Sensação de fome constante
    • Enurese (perda involuntária de urina durante o sono)
    • Cetoacidose (quando a insulina é insuficiente o nosso organismo produz corpos cetónicos que são utilizados como fonte de energia alternativa)
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  • Diabetes tipo 2: ocorre porque as células no organismo não respondem adequadamente à insulina (denominada resistência à insulina). Ou seja, o pâncreas continua a produzir insulina, mas o organismo cria resistência, fazendo com que a insulina existente não seja suficiente. Esta versão da doença era rara em crianças, no entanto com aumento da obesidade infantil tem vindo a aumentar significativamente. Os sintomas tendem a ocorrer gradualmente e, por vezes, não há sinais:
    • Poliúria (micção excessiva)
    • Polidipsia (sede excessiva)
    • Fadiga
    • Visão turva
  • O texto seguinte apresenta os princípios de avaliação e intervenção da terapia ocupacional com crianças com esta condição (e suas famílias) e links para avaliações. No final poderás também encontrar guias para outras condições diagnósticos.

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