OTbrain

Loading...

OTbrain

Register

Processo TO - 26 de Abril, 2023

#208 [GAI] Depressão Infantil

  • Estima-se que cerca de 2% a 5% das crianças jovens e adolescentes satisfazem os critérios de diagnóstico da depressão, tal como está classificado no Manual de Diagnóstico e Estatística das Doenças Mentais (DSM).
  • Estudos recentes relatam um aumento exponencial de casos de depressão infantil pós-pandemia.
  • Pensa-se que a depressão é causada por uma combinação de factores genéticos e ambientais. Eventos stressantes da vida, como a perda de um ente querido, problemas escolares, bullying ou abuso, também podem desencadear a depressão em algumas crianças. Além disso, certos medicamentos, condições médicas (como doenças crónicas e desequilíbrios hormonais podem ser fatores contribuintes para o desencadeamento da depressão.
  • Os sinais e sintomas da depressão incluem um estado de tristeza persistente, desespero, aumento da irritabilidade ou agitação, tendência para se retirar dos amigos, alteração dos padrões de sono e alimentação, indecisão, diminuição da atenção, diminuição da auto-eficácia, aumento das queixas de dor física, baixa energia, uso de drogas ou álcool, e ideação suicida.
  • O texto seguinte apresenta os princípios de avaliação e intervenção da terapia ocupacional com crianças com esta condição (e suas famílias) e links para avaliações. No final poderás também encontrar guias para outras condições diagnósticos.

Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!

Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO

🎁 Experimenta o OTbrain PRO por 7 dias GRÁTIS! 

(Oferta por tempo limitado. Pode terminar a qualquer momento sem aviso prévio. Clica aqui para aproveitares.)

  • Consulta todos os Guias de avaliação e Intervenção em Terapia Ocupacional Pediátrica nos cartões abaixo 👇 

[NOVO] Artigos OTbrain

×