Processo TO - 10 de Outubro, 2022
#157 [GAI] Cardiopatias congénitas
1
OTbrain
@otbrain
- As cardiopatias congénitas são malformações cardíacas que ocorrem durante o desenvolvimento do coração do feto no útero materno. Os defeitos congénitos do coração (como também podem ser chamados) são um grupo de condições presentes nos recém-nascidos à nascença. Aproximadamente oito em cada 1000 recém-nascidos nascem com uma malformação congénita do coração. Crianças com certos atrasos de desenvolvimento (por exemplo, síndrome de Down) são mais propensas a cardiopatias congénitas.
- O impacto das malformações cardíacas na saúde e função de um bebé varia de suave a grave. Os defeitos cardíacos congénitos são causados por uma combinação de predisposição genética e factores ambientais, tais como infecções maternas e medicação materna, e uso ilegal de drogas e álcool. As doenças maternas crónicas também contribuir para os defeitos cardíacos congénitos.
- A intervenção médica para as cardiopatias congénitas inclui a prescrição da medicação, reparação cirúrgica, e transplantes cardíacos.
- Defeitos cardíacos congénitos comuns incluem o seguinte:
- – Estenose aórtica: a abertura da válvula aórtica é rígida e estreita e interfere com o bombeamento eficiente do sangue.
- – Defeito do septo auricular: um buraco na parede que divide as duass aurículas.
- – Defeito do canal auriculoventricular: em vez de duas válvulas que controlam o fluxo de sangue para o coração, existe apenas uma. Além disso, a área central do coração está malformada.
- – Coartação da aorta: uma porção da aorta é reduzida, o que afecta o fluxo de sangue para o corpo.
- – Síndrome hipoplásico do coração esquerdo: o lado esquerdo do coração está subdesenvolvido.
- – Patência do ducto arterioso (PDA): o vaso sanguíneo ducto arterioso não se fecha por si só após o nascimento.
- – Atresia pulmonar: uma válvula pulmonar não se abre eficientemente ou falta.
- – Estenose pulmonar: a abertura da válvula pulmonar é rígida e estreita e interfere com o bombeamento eficiente do sangue.
- – Tetralogia de Fallot: inclui estenose pulmonar, hipertrofia ventricular, defeito do septo ventricular, e fluxo do ventrículo direito e esquerdo para a aorta.
- – Conexão anómala total das veias pulmonares: vasos pulmonares que estão indevidamente unidos ao átrio esquerdo.
- – Transposição das grandes artérias: a artéria pulmonar e a aorta são comutadas, resultando numa diminuição do sangue oxigenado.
- – Atresia tricúspide: a válvula tricúspide está ausente, e no seu lugar está uma membrana que não permite o fluxo sanguíneo.
- – Truncus arteriosus: a artéria pulmonar e a aorta não se separam, o que resulta num vaso sanguíneo comum.
- – Defeito septal ventricular: um buraco na parede entre os dois ventrículos.
- Os sinais e sintomas de defeitos cardíacos congénitos incluem pele ou lábios azuis, dores no peito, dificuldade em respirar, falta de apetite, dificuldade para ganhar peso, transpiração, e diminuição da força e resistência e frequência do pulso cardíaco.
- O texto seguinte apresenta os princípios de avaliação e intervenção da terapia ocupacional com crianças com esta condição (e suas famílias). No final poderás também encontrar guias para outras condições diagnósticos.
Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!
Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO
🎁 Experimenta o OTbrain PRO por 7 dias GRÁTIS!
(Oferta por tempo limitado. Pode terminar a qualquer momento sem aviso prévio. Clica aqui para aproveitares.)
Consulta todos os Guias de avaliação e Intervenção em Terapia Ocupacional Pediátrica nos cartões abaixo 👇