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Processo TO - 19 de Setembro, 2022

#141 Estratégias Sensoriais para a Escola: Audição

  • Estratégias Sensoriais para a Escola Audição
  • O som é processado através do sentido da audição. Os receptores auditivos localizados no ouvido interno, identificam ruídos altos, suaves, altos, baixos, próximos e distantes no ambiente.
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  • O aluno parece não ouvir o que diz (por exemplo, quando o chama pelo nome)
  • Um estudante que não responda à informação auditiva não regista ruídos regulares no ambiente e, portanto, pode não responder às instruções. Pode então parecer que o aluno está deliberadamente a ignorar os adultos e os colegas de turma quando, de facto, o aluno pode simplesmente não ter registado o som.
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  • Estratégias Sensoriais para a Escola Audição
  • O som é processado através do sentido da audição. Os receptores auditivos localizados no ouvido interno, identificam ruídos altos, suaves, altos, baixos, próximos e distantes no ambiente.
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  • O aluno parece não ouvir o que diz (por exemplo, quando o chama pelo nome)
  • Um estudante que não responda à informação auditiva não regista ruídos regulares no ambiente e, portanto, pode não responder às instruções. Pode então parecer que o aluno está deliberadamente a ignorar os adultos e os colegas de turma quando, de facto, o aluno pode simplesmente não ter registado o som.
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  • O aluno faz ruídos (por exemplo, zumbido) para se manter concentrado na tarefa
  • Os estudantes que não respondem bem ao input auditivo podem procurar ruído adicional a fim de aumentar os níveis de alerta e de se manterem concentrados numa tarefa. Estes ruídos ajudam-nos aluno a manter a concentração, mas podem ser uma distração para os colegas de turma.
  • Estratégias sugeridas:
    • Pedir ao aluno para cantarolar mais silenciosamente
    • Permitir que o estudante utilize auscultadores para ouvir a música favorita
    • Fornecer ao aluno um input sensorial alternativo para aumentar a atenção e concentração. Exemplos podem incluir segurar um brinquedo fidget ou sentar-se numa almofada de assento móvel (almofada de ar).
    • Utilizar intervalos sensoriais para permitir ao aluno o acesso ao input auditivo em intervalos regulares ao longo do dia, por exemplo, permitindo ao aluno ouvir música antes e depois de horas de trabalho silenciosas.
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  • O aluno parece ter dificuldade em recordar ou compreender o que foi dito, por exemplo, quando lhe foram dadas instruções para uma tarefa
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  •  Estratégia sugerida:
    • Fornecer instruções visuais para tarefas, por exemplo, numa folha de trabalho ou num quadro branco e mantê-las visíveis e dentro co campo visual do aluno durante o tempo que dura a tarefa.
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  • O aluno é facilmente distraído pelo ruído de fundo
  • Os estudantes que respondem em excesso à entrada auditiva não conseguem filtrar os barulhos de fundo e os ruídos concorrentes. Tendem a estar conscientes de todos os ruídos dentro e fora da sala de aula, fazendo com que sejam altamente distraídos.
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  • Estratégias sugeridas:
  • -Sente o aluno longe de distrações auditivas, tais como ventiladores, aquecedores, janelas, portas, etc.
    • -Sente o aluno longe de colegas de turma que tendem a ser mais tagarelas e barulhentos
    • -Permitir que o aluno se mude para uma área sossegada ao fazer um trabalho focalizado. Uma área tranquila/calma pode ser uma sala vazia na escola ou uma sala de aula tranquila, ou um canto mais recatado na sala.
    • -Se uma sala calma não estiver disponível, o aluno pode beneficiar do uso de protetores auriculares, auscultadores ou tampões auriculares. Estes só devem ser usados quando há um elevado nível de distrações auditivas.
    • -O professor deve controlar o nível de ruído na sala de aula e reduzir o ruído de fundo se um aluno estiver a distrair-se. Por exemplo, o professor deve encorajar modos adequados de orador-ouvinte para todos os alunos na sala de aula – uma pessoa fala de cada vez; outros ouvem silenciosamente. Uma solicitação visual poderia ser utilizada neste caso, por exemplo, o cartão “De quem é a vez?” ou o aluno que fala segura um objecto para indicar que é a sua vez de falar.
  • -O professor poderia usar uma pista visual para controlar o ruído na sala de aula, por exemplo, um ícone de controlo de volume ou um sistema de semáforo. Se notar que um aluno se distrai com a conversa de fundo, pode orientar a turma para ficar em silêncio ou sussurrar usando o semáforo visual.
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  • O aluno parece ignorar as instruções ou é lento a seguir as instruções
  • Um estudante com hiperreactividade resposta auditiva muitos têm dificuldade em processar e seguir informação verbal. Isto pode ser devido à incapacidade de filtrar o ruído de fundo e de se concentrar nas instruções do professor.
      • -Utilizar uma pista visual (por exemplo, colocar uma carta colorida na mesa dos alunos) para ganhar a atenção do aluno antes de dar novos trabalhos ou instruções
      • -Utilizar um apoio visual para ajudar à compreensão da instrução, por exemplo, sistema de trabalho visual, notas escritas numa folha de apoio, fotografias, demonstrações, etc.
      • -Esperar que a sala fique calma antes de dar as instruções.
      • -Manter as instruções curtas e dividi-las em passos separados. Esperar que o aluno complete cada passo antes de dar a próxima instrução.
      • -Falar claramente, com um ritmo moderado, e ficar num lugar próximo, de preferência de frente para o aluno.
      • -Dar tempo adicional ao aluno:
      • -Dar ao aluno um tempo mais longo para responder ao fazer perguntas ou dar instruções. Alguns estudantes podem precisar de tempo extra de silêncio para processar a informação antes de responder. Interromper os estudantes durante este tempo de processamento pode confundir o processo de reflexão.
      • -Simplificar/explicar novo vocabulário; sugestões visuais e imagens podem ajudar.
      • -Fornecer demonstrações e informação visual ao apresentar novos conceitos.
      • -Incentivar o aluno a pedir ajuda ou esclarecimento. O aluno pode precisar de ser ensinado a fazê-lo. Alguns estudantes preferem utilizar um cartão de ajuda em vez de pedirem ajuda verbalmente.
  • O aluno tem dificuldade em participar em discussões/projectos de trabalho de grupo
  • Um aluno que responda em demasia aos contributos auditivos terá dificuldades nas discussões e projectos de trabalho de grupo devido ao elevado volume de discussões simultâneas que têm lugar na sala de aula. É provável que este estudante seja muito distraído pelas diferentes vozes, o que torna muito difícil concentrar-se na discussão no seu próprio grupo. Isto irá subsequentemente afectar a capacidade do aluno de participar no trabalho de grupo, uma vez que não pode processar o que os outros estão a dizer e, portanto, não pode contribuir adequadamente.
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  • Estratégias sugeridas:
  • -Permitir que o grupo deste aluno trabalhe numa área tranquila, longe do ruído do resto da turma. Podem trabalhar numa sala tranquila, numa área de recursos ou mesmo no corredor, se for seguro e apropriado.
  • -Atribuir a este aluno tarefas que não envolvam um elevado nível de interacção verbal. Por exemplo, o aluno poderia pesquisar informação no computador, escrever partes do projecto ou fazer ilustrações para o projecto.
  • -Educar os outros estudantes em como utilizar os meios visuais para apoiar a compreensão do estudante, por exemplo, escrever as tarefas pelas quais o estudante é responsável no projecto.
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  • O estudante não gosta de ambientes ruidosos, por exemplo, cantina/sala de almoço, parque infantil, ginásio
  • É provável que um estudante que responda excessivamente à entrada auditiva se torne sobrecarregado em ambientes ruidosos. Isto pode resultar em comportamentos tais como cobrir os ouvidos, gritar, correr para fora da sala ou recusar-se a ir a locais como o refeitório. É importante estar ciente de que um aluno sensível ao ruído pode fazer os seus próprios ruídos para bloquear o ruído de fundo, por exemplo, cantarolar, conversar e cantar. O aluno pode também envolver-se em comportamentos repetitivos para permanecer calmo, por exemplo, balançar, bater as mãos, mastigar a manga da camisola.
    • -Preparar o aluno antes de entrar num ambiente ruidoso, colocando-o no horário visual dele.
    • -Utilizar um temporizador visual para mostrar ao aluno quanto tempo tem de permanecer no espaço.
    • -Permitir que o aluno use protectores auriculares para reduzir a entrada de ruído.
    • -Permitir que o aluno ouça música através de auscultadores. Por vezes, ouvir um ruído preferido, por exemplo, a música favorita ajuda a “bloquear” ruídos que distraem.
    • Fornecer ao aluno uma escala visual para indicar quando está a ficar angustiado e precisa de uma zona calma e sossegada.
    • -Tentar implementar cantos mais calmos nos ambientes mais exigentes (ex. cantina, parque, etc).
    • -Acesso a uma sala de aula, biblioteca ou clube de atividades durante o almoço
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  • O aluno responde negativamente a sons específicos, por exemplo, piano, projector, ventoinha…
  • Alguns estudantes podem tolerar ambientes ruidosos, mas depois reagem negativamente a sons específicos devido ao seu tom e frequência.
  • Estratégias sugeridas:
    • -Permitir o acesso dos estudantes aos defensores auriculares quando ouvem o ruído angustiante.
    • -Se possível, colocar o aluno afastado da fonte do ruído.
    • -Se possível, preparar o aluno quando o ruído estiver prestes a começar e utilizar um temporizador visual para indicar quando terminará.
    • -Forneça um cartão de aviso visual/cartão de ajuda para que o aluno possa pedir para abandonar a sala quando se sentir sobrecarregado pelo barulho.
  • O aluno responde negativamente a ruídos inesperados, por exemplo, alarme de incêndio, outro aluno a gritar
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  • Estratégias sensoriais:
    • -Dar ao aluno o controlo do ruído
    • -Por vezes permitir que o aluno carregue no botão de alarme para causar o ruído (por exemplo, durante um exercício de incêndio) pode ajudar o aluno a compreender de onde vem o ruído e possivelmente reduzir o medo do ruído
    • -Ensinar ao aluno uma forma mais apropriada de responder a um ruído inesperado. Em conjunto com a criança, desenvolva um plano para reagir face a ruídos inesperados e coloque-o num quadro visual para lembrar ao aluno o que deve fazer. Aponte apenas para o quadro visual e não fale, pois isso irá sobrecarregar ainda mais o aluno.
    • -Ensinar o aluno a tapar os ouvidos ou a colocar protectores auriculares quando ocorre um ruído inesperado.
    • -Ensinar aos alunos estratégias calmantes que eles poderão usar quando há um ruído inesperado, por exemplo, exercícios respiratórios, exercícios de pressão profunda
    • -Permitir ao estudante o acesso a estratégias calmantes antes/durante/depois de um ruído inesperado.
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  • O aluno é distraído por ruídos que os outros não notam, por exemplo, zumbido de luzes, tiquetaque de relógio.
  • Um estudante que responde em excesso à entrada auditiva pode não conseguir filtrar os ruídos de fundo, e muitas vezes estes ruídos parecer-lhes-ão muito mais altos. Isto irá afectar a concentração.
  • Estratégias sugeridas:

    • -Remover ou substituir ruídos desnecessários, por exemplo, utilizar um relógio digital em vez de um relógio a funcionar, remover a lâmpada de zumbido de cima do aluno que tem uma sensibilidade auditiva.
    • -Se não for possível remover os ruídos perturbadores, permitir ao aluno usar protectores auriculares ou auscultadores quando particularmente perturbado pelo ruído ou quando completar um trabalho focalizado.
    • -Sentar o aluno longe do ruído ofensivo, por exemplo, janela, porta, relógio, projector.
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  • O estudante pede/grita para que as pessoas se calem com frequência
  • Um estudante pode tentar gerir a sua sensibilidade ao ruído pedindo às pessoas que fiquem caladas. Por vezes, isto pode parecer rude e socialmente inapropriado.
    • -Sentar o aluno longe de colegas de turma mais tagarelas ou barulhentos e, em vez disso, colocar o aluno ao lado de colegas de turma mais calados
    • -Ensinar aos alunos frases apropriadas para usar quando se sentem aflitos com o ruído, por exemplo, “Estou a achar isto muito barulhento aqui”. “Poderia por favor falar mais baixo”?
    • -Reduza o volume e a quantidade de discurso que usa. Em vez disso, utilize estratégias visuais ao dar instruções.
    • -Se for tempo de trabalho em grupo na sala de aula e for essencial que os colegas falem livremente, permitir que o aluno com sensibilidade auditiva use protectores auriculares para pequenos intervalos ou saia da sala para pequenos intervalos.
    • -Permitir ao aluno o acesso a áreas tranquilas com menos pessoas no refeitório e no parque infantil.
    • -Ensinar ao aluno estratégias alternativas quando se sentir sobrecarregado por pessoas a falar, por exemplo, colocar as mãos sobre os ouvidos, colocar auscultadores, exercícios calmantes.

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