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Brincar - 15 de Julho, 2024

#307 |Artigo| Praxis Ideacional, Brincar e Diversão: Um Estudo Transversal de Crianças com Autismo

Praxis Ideacional, Brincar e diversão: Um Estudo Transversal de Crianças com Autismo

  • Citação: Serrada-Tejeda, S., May-Benson, T. A., Bundy, A., Santos-Del-Riego, S. E., Rodríguez-Pérez, M. P., & Pérez-de-Heredia-Torres, M. (2024). Ideational praxis, play, and playfulness: A cross-sectional study of autistic childrenAmerican Journal of Occupational Therapy, 78, 7804185010. https://doi.org/10.5014/ajot.2024.050397
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  • Resumo

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  • A avaliação das competências da praxis é um aspeto essencial para compreender o desenvolvimento do jogo e da brincadeira das crianças com autismo. Este estudo transversal avaliou a relação e a influência das capacidades de práxis ideacional nas capacidades de brincar e no playfulness (forma como a criança aborda o brincar) de crianças com autismo.
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  • Foram comparados os desempenhos de crianças entre os 4 anos e 6 meses e os 6 anos e 11 meses (45 crianças com desenvolvimento típico e 45 crianças com perturbação do Espectro do Autismo (PEA)) em diferentes dimensões do brincar e no playfulness.
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  • Os instrumentos utilizados foram o Test of Ideational Praxis (TIP), a Revised Knox Preschool Play Scale (RKPPS) e o Test of Playfulness (ToP). As observações das brincadeiras foram gravadas em vídeo para uma análise mais detalhada. As análises estatísticas incluíram testes t-student para comparação de médias, correlação de Pearson e regressão linear múltipla para avaliar a influência das competências ideacionais sobre as capacidades de brincadeira e playfulness.
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  • A análise estatística foi realizada utilizando o IBM SPSS Statistics 25.0. Os resultados mostraram que as crianças com PEA apresentaram valores significativamente mais baixos em todas as dimensões do brincar e no playfulness em comparação com as crianças com desenvolvimento típico.
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  • A praxis ideacional revelou um efeito estatisticamente significativo sobre as competências de brincar e playfulness nas crianças com autismo, destacando a influência da ideação sobre o brincar.
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  • Principais resultados:

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  • Os principais resultados do estudo mostraram que as crianças com desenvolvimento típico (DT) tiveram pontuações significativamente mais altas do que as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em todas as dimensões de jogo avaliadas pela RKPPS (gestão do espaço, gestão de materiais, pretexto-simbolismo e participação) e nos testes de playfulness (ToP) e praxis ideacional (TIP).
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  • As análises de regressão linear múltipla revelaram que as capacidades de praxis ideacional (TIP) tiveram um efeito estatisticamente significativo nas capacidades de jogo e playfulness das crianças com PEA, mas não no grupo DT, indicando que a praxis ideacional influencia significativamente o jogo e playfulness em crianças com autismo.
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  • Além disso, a praxis ideacional previu competências de jogo e diversão de maneira mais robusta nas crianças com PEA em comparação com as crianças DT, destacando a importância da praxis na perceção de múltiplas possibilidades no ambiente que promovem o jogo, especialmente entre as crianças com autismo.
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  • Implicações para a prática

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  • Este estudo tem as seguintes implicações para a prática da terapia ocupacional:
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  • – A praxis ideacional é um fator importante que pode afetar a capacidade de uma criança participar no brincar; assim, a avaliação das funções do brincar é importante para os terapeutas ocupacionais. Uma avaliação exacta é uma base importante para a intervenção;
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  • – É necessário considerar e abordar as formas como os recursos presentes nos objetos e no ambiente influenciam o brincar e as interacções sociais das crianças com autismo;
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  • Limitações

  • – O estudo foi conduzido durante a pandemia de COVID-19, o que impossibilitou o acesso a ambientes externos; portanto, todos os resultados devem ser considerados no contexto do brincar em ambientes internos.
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  • – A amostra de conveniência limitou a possibilidade de igualar a distribuição de género dos participantes.
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  • – O foco da avaliação foi nos aspetos ideacionais da praxis, sem avaliar os aspectos sensório-percetuais.
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  • Palavras-chave

  • Autismo, práxis ideacional, brincar, playfulness, crianças
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  • Língua

  • Inglês

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