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Processo TO - 8 de Outubro, 2024

#319 |Artigo| Impacto a longo prazo de uma intervenção de terapia ocupacional para crianças com dificuldades no processamento e integração sensorial

Impacto a longo prazo de uma intervenção de terapia ocupacional para crianças com dificuldades no processamento e integração sensorial

  • Citação: McQuiddy, V. A., Ingram, M., Vines, M., Teeters, S., Ramstetter, A., & Strain-Riggs, S.-R. (2024). Long-term impact of an occupational therapy intervention for children with challenges in sensory processing and integration. American Journal of Occupational Therapy, 78(4), 7804185060. https://doi.org/10.5014/ajot.2024.050449
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  • Resumo

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  • A investigação é limitada no que diz respeito às perspectivas dos pais e cuidadores sobre a intervenção da terapia ocupacional (TO) em crianças com dificuldades no processamento e integração sensorial e se as mudanças imediatamente após a intervenção da TO se mantêm ao longo do tempo. O objetivo deste estudo foi avaliar se as mudanças nos objectivos identificados são mantidas após a intervenção da TO e determinar quais os aspectos da intervenção da TO que os pais e cuidadores consideram mais valiosos. Foi realizado um projeto de investigação com métodos mistos, com dezasseis crianças com problemas sensoriais e os seus pais e cuidadores, num hospital pediátrico do centro-oeste dos Estados Unidos. As crianças participaram em sessões de intervenção de 1 hora de TO, 3 dias por semana, durante 6 a 7 semanas. Os pais e encarregados de educação das crianças que completaram a intervenção foram entrevistados por telefone 6 a 12 meses após a intervenção.
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  • Principais resultados: A Medida Canadiana de Desempenho Ocupacional (COPM) e a Goal Attainment Scaling (GAS) foram utilizadas para determinar se as mudanças foram feitas e mantidas ao longo do tempo. Foram recolhidos dados qualitativos sobre as percepções dos cuidadores relativamente à intervenção do TO através de perguntas abertas durante entrevistas telefónicas. As pontuações da COPM e da GAS antes da intervenção foram estatisticamente significativas em comparação com as pontuações imediatamente após a intervenção e no seguimento de 6 a 12 meses. Cinco temas emergiram dos dados qualitativos: Progresso das crianças, valor da terapia, educação dos pais, acessibilidade e modelo de serviço intensivo.
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  • Conclusões: As crianças com dificuldades no processamento e integração sensorial fizeram mudanças significativas relacionadas com o desempenho ocupacional após a intervenção do TO, e o cumprimento dos objectivos foi mantido ao longo do tempo. Os pais e cuidadores valorizaram muitos aspectos do programa de TO, incluindo o aumento da frequência dos serviços de terapia, os conhecimentos e competências avançadas do terapeuta ocupacional, e a educação e informação fornecidas durante o programa.
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  • Implicações para a prática

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  • Os resultados deste estudo têm as seguintes implicações importantes para a prática da Terapia Ocupacional (TO):
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  • – Validação da Intervenção de TO: Este estudo apoia o valor de serviços especializados de TO para melhorar a participação de crianças com desafios no processamento e integração sensorial nas atividades diárias que podem ser mantidas ao longo do tempo.
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  • – Importância da Frequência e Intensidade da Intervenção: O modelo intensivo, com sessões três vezes por semana, foi considerado benéfico pelos pais e resultou em melhorias significativas que foram mantidas ao longo do tempo. Isso sugere que intervenções mais frequentes e intensivas podem ser mais eficazes do que sessões menos frequentes.
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  • – Personalização da Intervenção: Os resultados sugerem que intervenções personalizadas, que considerem as necessidades individuais da criança e da família, são fundamentais. Os terapeutas devem continuar a adaptar as suas abordagens com base nas respostas e progressos individuais das crianças.
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  • – Descontinuação Gradual: Muitos pais consideraram a descontinuação abrupta dos serviços um desafio. Realizar a descontinuação das sessões de intervenção gradualmente pode ajudar a facilitar uma transição mais suave para as crianças e as suas famílias.
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  • Limitações

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  • Os autores indicaram as seguintes limitações para este estudo:
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  • – Tamanho da amostra: Dimensão relativamente pequena da amostra, que pode limitar a generalização.
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  • – Utilização de medidas de auto-relato: Os dados analisados para a análise qualitativa incluíam medidas de auto-relato (COPM e GAS); a utilização de medidas de auto-relato é subjectiva, embora ambas as medidas sejam psicometricamente sólidas e demonstrem medir a mudança.
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  • – Momento do estudo: O estudo foi realizado durante a pandemia da COVID-19; o stress e as limitações adicionais que as crianças e as famílias sofreram durante a mesma poderiam ter afetado as respostas dos pais e cuidadores e a capacidade da criança para continuar a participar em atividades escolares ou comunitárias que poderiam ter apoiado o seu progresso contínuo nas áreas dos objectivos.
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  • – Falta de grupo controlo: A falta de um grupo de controlo tornou difícil saber se os factores externos ou quaisquer outras alterações devidas ao desenvolvimento da criança eram potenciais limitações. Embora, de certa forma, os participantes tenham servido como o seu próprio controlo, porque houve um período com intervenção do TO e depois um período sem intervenção
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  • – Duração da intervenção: Os pais/cuidadores entrevistados referiram frequentemente que teriam preferido que a intervenção do TO tivesse durado mais do que 6 a 7 semanas; este facto pode ser considerado uma limitação porque talvez pudessem ter sido feitas mais melhorias se o período de intervenção tivesse sido mais longo.
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  • Palavras-chave

  • Terapia Ocupacional; Processamento Sensorial; Integração Sensorial; Crianças; Impacto a Longo Prazo; Perspetivas dos Pais; Resultados da Terapia
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  • Língua

  • Inglês

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