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Processo TO - 29 de Junho, 2024

#58 |Artigo| Relação entre reactividade sensorial, intolerância à incerteza e ansiedade em crianças autistas

A relação entre reatividade sensorial, intolerância à incerteza e subtipos de ansiedade em crianças autistas em idade pré-escolar

  • Citação: MacLennan, K., Rossow, T., & Tavassoli, T. (2021). The relationship between sensory reactivity, intolerance of uncertainty and anxiety subtypes in preschool-age autistic children. Autism25(8), 2305–2316. https://doi.org/10.1177/13623613211016110
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  • Resumo

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  • As diferenças de reatividade sensorial são um critério diagnóstico do autismo. A hiperreatividade sensorial tem sido associada à intolerância à incerteza e à ansiedade em crianças autistas. No entanto, a literatura ainda não explorou as relações mediadoras ou os subtipos de hiporreatividade sensorial, busca e ansiedade em crianças autistas em idade pré-escolar. Portanto, este estudo foi conduzido com o objetivo de elucidar as relações entre os subtipos de reatividade sensorial, intolerância à incerteza e ansiedade num grupo heterogéneo de 54 crianças com autismo em idade pré-escolar, com idades entre 3 e 5 anos, usando observação e questionários parentais.
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  • A análise correlacional revelou que a hiperreatividade sensorial, a intolerância à incerteza e ansiedade estão significativamente intercorrelacionados. Além disso, a hiperreatividade sensorial está significativamente correlacionada com a ansiedade de separação ao controlar a influência dos traços de autismo.
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  • As análises de mediação em série indicaram que a intolerância à incerteza é um mediador da relação entre hiperreatividade sensorial e ansiedade. Da mesma forma, a ansiedade é um mediador significativo da relação entre hiperreatividade sensorial e intolerância à incerteza.
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  • Os resultados deste estudo sugerem que a hiperreatividade sensorial é um fator inicial chave no desenvolvimento da ansiedade e suportam a hipótese de que a intolerância à incerteza é um importante constructo inter-relacionado com o desenvolvimento e manutenção da ansiedade no autismo. Estes resultados têm implicações importantes para o desenvolvimento de intervenções eficazes. No entanto, devido às limitações das medidas de avaliação, os autores também destacam a necessidade premente de avaliações objetivas de ansiedade e intolerância à incerteza que possam ser usadas com crianças com autismo em idade pré-escolar.
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  • Implicações para a prática

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  • – Este estudo é o primeiro a explorar a relação entre as diferenças de reatividade sensorial, subtipos de ansiedade e IU em crianças com autismo em idade pré-escolar.
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  • – Os resultados sugerem que a hiperreatividade sensorial é um preditor precoce de ansiedade e intolerância à incerteza, e que estes podem ser fatores de mediação recíproca na manutenção da ansiedade e intolerância à incerteza no autismo.
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  • – Os resultados deste estudo têm implicações clínicas importantes para intervenções precoces de ansiedade em crianças com autismo em idade pré-escolar.
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  • – Este estudo suporta a hiperrectividade sensorial como um fator preditivo para ansiedade no desenvolvimento infantil, fortalecendo a importância de uma identificação e tratamento o mais precocemente possível.
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  • – As abordagens de integração sensorial, que são amplamente utilizadas na TO, podem ser eficazes para lidar com dificuldades de reatividade sensorial. Isso pode incluir a criação de ambientes sensorialmente seguros e a implementação de atividades que ajudem a regular as respostas sensoriais.
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  • – Os terapeutas ocupacionais devem considerar a intolerância à incerteza como um fator importante que pode influenciar a ansiedade em crianças com autismo. Intervenções que ajudem as crianças a lidar com mudanças e situações imprevisíveis podem ser benéficas.
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  • Limitações

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  • Este estudo apresentam as seguintes limitações:
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  • – Tamanho da Amostra: A amostra relativamente pequena de 54 crianças pode limitar a generalização dos resultados e a potência das análises estatísticas.
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  • – Medidas Subjetivas: O estudo baseou-se principalmente em relatórios dos pais para medir a ansiedade, a intolerância à incerteza e a reatividade sensorial, o que pode introduzir viés de resposta ou percepção.
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  • – Falta de Avaliações Objetivas: Há uma necessidade urgente de avaliações objetivas de ansiedade e intolerância à incerteza específicas para crianças autistas em idade pré-escolar, especialmente aquelas com poucas ou nenhuma palavra.
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  • Palavras-chave

  • Ansiedade, autismo, crianças, saúde mental, pre-escolar, sensorial, incerteza
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  • Língua

  • Inglês

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