AVDs - 25 de Março, 2024
#34 |Artigo| Eficácia das intervenções no Trabalho, AVDs, Educação e Sono em Pessoas com Autismo: Revisão Sistemática
1
OTbrain
@otbrain
Eficácia das intervenções no Trabalho, Atividades de Vida Diária, Educação e Sono em Pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo: Revisão Sistemática
- Citação: Weaver, L. L. (2015). Effectiveness of work, activities of daily living, education, and sleep interventions for people with autism spectrum disorder: A systematic review. American Journal of Occupational Therapy, 69, 6905180020. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2015.017962
RESUMO:
- Esta revisão sistemática tem como principal objetivo examinar intervenções que abordam atividades da vida diária (AVDs), atividades instrumentais da vida diária (AVDIs) educação, e sono para pessoas com perturbação do espectro do autismo (PEA). Métodos: Um total de 23 estudos foram identificados, tendo sido examinados 9 estudos relacionados com o trabalho, 11 com AVDs/AVDIs e 3 relacionados com a educação. Não foram encontrados estudos relacionados com o sono.
Principais resultados:
- A evidência suporta o uso das tecnologias móveis e dos tablets para a determinação das capacidades vocacionais. O suporte para a intervenção para AVDs/AVDIs é variável, com indicações de que Orientação Cognitiva para o Desempenho Ocupacional, Integração Sensorial, e Intervenções Contextuais podem aumentar o desempenho ocupacional. Evidência preliminar sugere que a prática diária de yoga e de exercícios curtos poderão melhorar o desempenho e comportamento na sala de aula; atividades físicas em grupo podem auxiliar nas variáveis de prontidão para o ensino escolar. A evidência para o uso de tecnologias para as AVDIs foi limitada, assim como as evidências que determinam intervenções efetivas para problemas de alimentação.
Implicações para a prática:
- As conclusões desta revisão da literatura sugerem as seguintes implicações para a investigação e a prática:
- – Auto-gestão suportada, video prompting, vídeo modelagem e intervenções de emprego suportadas têm efeitos moderados no desempenho laboral.
- – O uso de tecnologia (i.e. smartphones e tablets) para ensinar tarefas vocacionais é uma das estratégias mais estudadas e eficazes para aumentar o desempenho funcional e a independência no trabalho entre pessoas com PEA, e os profissionais de terapia ocupacional geralmente fornecem avaliações, recomendações e consultas para promover sucesso no uso desses dispositivos em ambientes de trabalho e escola.
- – CO-OP, uma abordagem individualizada centrada na família e na criança, que usa a resolução de problemas guiada para ajudar crianças e jovens a adquirir, generalizar e transferir capacidades, é provavelmente uma intervenção eficaz para melhorar as desempenho de tarefas de AVDs e AVDIs entre jovens com PEA.
- – A colaboração e uma combinação de intervenções comportamentais e sensoriais podem melhorar as capacidades de alimentação.
- – Intervenção clinica intensiva em OT-IS pode resultar numa maior independência no desempenho de AVDs.
- – Se yoga for usado para aumentar o desempenho e aprendizagem em sala de aula, deverá ser usado diariamente e de forma rotineira.
- – Exercícios físicos breves antes das tarefas académicas podem ajudar com precisão, mas não com atenção ou comportamentos estereotipados.
- – Intervenções de exercícios individuais (vs. grupo) parecem ser mais eficaz na melhoria das capacidades motoras e sociais (para a prontidão escolar) entre pessoas com PEA, embora poucos estudos dessas intervenções tenham sido publicados e mais pesquisas sejam necessárias.
- – É imperativa a necessidade de investigação sobre intervenções de sono e descanso no âmbito da terapia ocupacional.
Limitações:
- As limitações identificadas pelos autores são baseadas no design e métodos dos estudos individuais, incluindo tamanhos pequenos de amostras e descrições limitadas das propriedades psicométricas das medidas de resultado. A maioria dos estudos incluídos foi de evidência de Nível IV, o que deve ser considerado ao interpretar as conclusões do estudo. O artigo aponta para a necessidade de mais pesquisas em todas as áreas abordadas, apresentando oportunidades para a expansão da prática e pesquisa de terapia ocupacional baseada na ciência para pessoas com PEA.
Conclusão:
- Faltam estudos que investiguem as intervenções relacionadas com o sono. Mais estudos são necessários em todas as áreas, apresentando-se oportunidades para a expansão da prática e investigação da terapia ocupacional orientada pela ciência para pessoas com PEA.
Keywords:
- AVDs, Perturbações de desenvolvimento na infancia, educação, sono, resultados de intervenção, trabalho
Língua:
- Inglês
- Vê este e outros artigos aqui: Artigos OTbrain
[NOVO] Artigos OTbrain
Novos
Newest
#327 Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time Model (SCOPE-IT)
14 de Novembro, 2024
#97 |FATO| Questionário da Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ)
11 de Novembro, 2024