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Processo TO - 26 de Maio, 2023

#216 Webinar: Children’s Assessment of Participation and Enjoyment / Preferences for Activities of Children (CAPE / PAC)

  • Neste webinar, tivemos o prazer de ter connosco a terapeuta ocupacional Silvia Alves, docente da Escola Superior de Educação, no Mestrado de Educacao Especial e investigadora no InED, que nos veio falar sobre a Children’s Assessment of Participation and Enjoyment / Preferences for Activities of Children (CAPE / PAC)
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  • Durante a aula, discutimos a fundamentação da CAPE/PAC  e a sua importância na avaliação da satisfação e participação das crianças com e sem incapacidade nas suas rotinas extracurriculares. 
  • A CAPE e PAC são duas medidas complementares da participação infantil. Ambas são instrumentos de autopercepção (portanto respondidas pelas crianças) que  avaliam o envolvimento, participação e significância das crianças em atividades recreativas e de lazer fora das atividades escolares obrigatórias.
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  • A CAPE é um instrumento que busca compreender o envolvimento das crianças em uma variedade de atividades. Ele considera a diversidade das atividades em que a criança está envolvida, a frequência e a duração da participação, além do seu grau de aproveitamento e satisfação em relação a cada atividade. Essa medida permite uma visão abrangente do nível de participação da criança em diferentes aspectos da vida diária.
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  • Já a PAC, por sua vez, concentra-se nas preferências de atividades das crianças. Ele procura identificar quais atividades são mais agradáveis e significativas para cada criança, permitindo que os profissionais desenvolvam estratégias para promover uma participação nas atividades que realmente são significativas para aquela criança/jovem.
  • Durante o webinar, Silvia Alves falou do processo de validação para a população portuguesa e enfatizou a importancia de oferecer oportunidades de escolha e autonomia desde cedo para o desenvolvimento global da criança/jovem.
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  • Além disso, discutiu-se a relevância de incluir crianças com incapacidades no seu processo terapêutico e como usar as informações recolhidas na avaliação de modo a que suas necessidades e preferências sejam consideradas de forma integral. Essa abordagem inclusiva contribui para a promoção de uma participação mais significativa e para o desenvolvimento de capacidades importantes.
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  • O uso do CAPE/PAC na prática da terapia ocupacional possibilita uma compreensão mais profunda da participação das crianças nas suas atividades recreativas e de lazer.
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  • Agradecemos a TO Silvia Alves por compartilhar os seus conhecimentos e experiência durante o webinar. Esperamos que esta discussão te desperte o interesse em explorar estas ferramentas valiosas no contexto de intervenção com crianças e jovens.
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  • Podes ver a gravação aqui em baixo (se não conseguires ver tudo de uma vez usa os comentários abaixo para marcares a tua posição no vídeo [ex. 37:06min]).
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