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Processo TO - 8 de Julho, 2024

#306 Teoria de Integração Sensorial

  • Desenvolvida pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres, a integração sensorial de Ayres foi baseada em mais de 40 anos de estudos de neurociência, biologia, educação, psicologia e Terapia Ocupacional.
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  • Esta teoria explica a relação entre o cérebro, o comportamento e o porquê de os indivíduos responderem de determinada forma aos estímulos sensoriais que recebem

“Processo neurobiológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente, criando a capacidade de pessoas processarem, organizarem e interpretarem sensações, respondendo de maneira apropriada ao ambiente.”

  • Apesar dessa abordagem ter sido originalmente desenvolvida para crianças em idade pré-escolar e escolar, os conceitos podem ser usados para explicar comportamentos em pessoas de todas as idades. O maior foco é ajudar nas dificuldades regulatórias, na modulação sensorial e coordenar e/ou organizar as sensações de forma adequada.
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  • Assim, a Teoria da Integração Sensorial, tem como objetivo explicar os comportamentos, planear a intervenção, prever a mudança de comportamento através da intervenção e fornecer estratégias de intervenção específicas para colmatar os problemas sensoriais subjacentes que afetam o desempenho funcional.
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  • Propõe intervenções terapêuticas que incorporam a sensação para afetar a perceção multissensorial e influenciar a aprendizagem e o comportamento, uma vez que o sistema nervoso central não processa a informação sensorial isoladamente. A Disfunção de Integração Sensorial (DIS), acontece quando a informação que nosso cérebro recebe não é integrada ou organizada de forma correta.
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  • Desta forma, quando uma criança apresenta DIS é possível observarem-se dificuldades em perceber, interpretar, regular e responder a um input sensorial (função recetiva) na execução de atividades da vida diária, como a higiene, alimentação, interação social, aprendizagem e brincadeiras.
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  • Alguns dos comportamentos observados em indivíduos com DIS são: 
  • – Agitação e hiperatividade;
  • – Dificuldades no controlo postural;
  • – Dificuldade em focar a atenção;
  • – Dificuldade em usar as duas mãos de formas simultâneas em ações como usar brinquedos, recortar, desenhar;
  • – Dificuldades em dormir;
  • – Não gostar de ficar de barriga para baixo ou ser levantado no ar;
  • – Pouca exploração de objetos e ambientes.
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  • É importante lembrar que cada criança é única, por isso, é fundamental realizar-se uma avaliação em terapia ocupacional com um terapeuta especializado em Integração Sensorial para conseguir o diagnóstico correto
  • A característica distintiva da integração sensorial é o facto da intervenção ser realizada num ambiente seguro, onde as crianças brincam e onde as atividades são uma recompensa para elas. A intervenção aborda as necessidades sensoriais para que as crianças possam dar respostas adaptativas aos ambientes. Existe uma lista de princípios essenciais para a intervenção, utilizando a abordagem de integração sensorial, onde se incluem, por exemplo, atividades que são ricas em sensações (especialmente vestibulares, táteis e propriocetivas) para promover a regulação do afeto e do estado de alerta, etc. 
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  • Quem foi Jean Ayres?

  • Anna Jean Ayres foi uma estudiosa muito importante para a Terapia Ocupacional, concluiu o seu bacharelato em 1945, o seu mestrado em 1954 e o seu PhD em psicologia educacional em 1961. Após toda a sua formação académica, tornou-se docente no Instituto de Pesquisa do Cérebro (UCLA), onde começou os seus estudos em Integração Sensorial. 
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  • Desenvolveu um conjunto de testes padronizados – hoje conhecidos como Sensory Integration and Praxis Tests (SIPT) – e uma abordagem clínica para a identificação e tratamento de IS em crianças. 
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  • Além disso, também recebeu prémios da American Occupational Therapy Association (AOTA) por todo o seu trabalho na identificação e tratamento da DIS, e também foi mencionada na edição de 1971 do Outstanding Educators of America.
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  • Tipo:

  • Modelo (Conceptual)
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  • População:

  • Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos
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  • Incapacidade:

  • Perturbação do Processamento Sensorial
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  • Domínio da Ocupação:

  • Não especificado
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  • Nota de aplicação:

  • Fornece princípios e estratégias para intervenções terapêuticas utilizando a abordagem de integração sensorial para crianças e pessoas com disfunções de integração sensorial.
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  • Referência chave:

  • Roley, S. S., Mailloux, Z., Miller-Kuhaneck, H., & Glennon, T. (2007). Understanding Ayres’ sensory integration. OT Practice, 12(17), CE-1-CE8.
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  • Ano de publicação:

  • 1979
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  • Principal autor:

  • Jean Ayres
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