Processo TO - 14 de Novembro, 2024
#327 Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time Model (SCOPE-IT)
1
OTbrain
@otbrain
- O modelo Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time (SCOPE-IT) é um modelo de prática utilizado principalmente em terapia ocupacional pediátrica, direcionado para a avaliação e intervenção de crianças no seu contexto ocupacional. Tem como objetivo melhorar as ocupações e o desempenho ocupacional das crianças. Considera o crescimento e a maturidade das crianças no envolvimento ocupacional ao longo do desenvolvimento. Através da participação em atividades diárias, as crianças desenvolvem as suas ocupações e melhoram o seu desempenho.
- Assim, O SCOPE-IT foi desenvolvido com o intuito de integrar uma visão holística da criança, abrangendo o seu desempenho ocupacional e os fatores ambientais que podem influenciar a sua participação ao longo do tempo. O tipo e o tempo dedicado a uma ocupação diferem ao longo da vida.
- Consequentemente, o modelo SCOPE-IT tem seis pressupostos:
- 1. As crianças são seres ocupacionais e sociais;
- 2. O uso da ocupação é a base subjacente da terapia ocupacional e é igualmente importante como meio e como fim;
- 3. O desempenho ocupacional é influenciado por fatores pessoais, ambientais, sociais, culturais e temporais;
- 4. O desenvolvimento ocupacional ocorre através de um processo dinâmico que envolve impulsos inatos e participação orientada;
- 5. O compromisso na atividade ocupacional provoca mudanças;
- 6. O envolvimento ocupacional influencia a saúde e o bem-estar;
Princípios-chave do SCOPE-IT
- – Interação Dinâmica: O modelo propõe que o desempenho ocupacional da criança surge da interação contínua e dinâmica entre a criança, as ocupações, o ambiente e o tempo. Nenhum desses fatores age isoladamente.
- – Abordagem Centrada na Criança: A intervenção é centrada na criança e nas suas ocupações significativas, ou seja, nas atividades que têm valor para ela e a sua família. Isso garante que o foco seja em promover a participação ativa da criança no seu ambiente.
- – Mudanças ao Longo do Tempo: O modelo reconhece que as capacidades e as necessidades da criança mudam ao longo do tempo e que o terapeuta ocupacional deve ajustar as intervenções de acordo com essas mudanças.
- – Adaptação ao Ambiente: A adaptação ou modificação do ambiente pode ser uma estratégia importante para melhorar o desempenho ocupacional da criança. Isso inclui ajustes no ambiente físico, social e cultural, de modo a criar oportunidades de participação mais inclusivas.
Aplicação Clínica
- O SCOPE-IT é utilizado para planear e implementar intervenções que visam melhorar o desempenho ocupacional da criança, tendo por base as exigências e oportunidades do ambiente e as necessidades da família. O modelo orienta os terapeutas ocupacionais a:
- – Avaliar o desenvolvimento da criança dentro de um contexto específico.
- – Identificar barreiras e facilitadores no ambiente.
- – Propor uma intervenção tendo em consideração as características do ambiente e as capacidades da criança, bem como, o fator temporal.
- Na avaliação, o modelo SCOPE-IT utiliza as perspectivas top-down e bottom-up, tendo em consideração a síntese das componentes do desempenho ocupacional da criança, o envolvimento ocupacional e o contexto ambiental para essa fase específica do desenvolvimento.
- Os profissionais tentam identificar os pontos fortes (ou seja, a função), as barreiras (ou seja, a disfunção) e os fatores motivacionais nas quatro áreas (incluindo o trabalho e a produtividade, o brincar e o lazer, as AVDs e os cuidados pessoais, e o descanso e o sono).
- As intervenções que utilizam o modelo SCOPE-IT enfatizam uma abordagem holística. As intervenções incluem a facilitação da motivação intrínseca das crianças, a educação dos prestadores de cuidados, o reforço do ambiente, a seleção da ocupação, etc., de modo a maximizar a adequação criança-ambiente-ocupação.
Tipo:- Modelo (Conceptual)
População:
- Crianças
Incapacidade:
- Todos
Domínio da Ocupação:
- Trabalho, Educação, Brincar, Lazer, AVD, Descanso e sono
Nota de aplicação:
- Avaliação da pessoa, do ambiente e da ocupação, com ênfase no fator temporal
Referência chave:
- Haertl, K. (2010). A frame of reference to enhance childhood occupations: SCOPE-IT. In P. Kramer & J. Hinojosa (Eds.), Frames of reference for pediatric occupational therapy (3rd ed., pp. 266-305). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Ano de publicação:
- 2010
Autor principal:
- Kristine Haertl
- klhaertl@stkate.edu
- Para acederes a outras referências interessantes torna-te PRO
Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!
Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO
[NOVO] Artigos OTbrain
Relacionados
Related
Novos
Newest
#327 Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time Model (SCOPE-IT)
14 de Novembro, 2024
#97 |FATO| Questionário da Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ)
11 de Novembro, 2024