OTbrain

Loading...

OTbrain

Register

Processo TO - 14 de Novembro, 2024

#327 Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time Model (SCOPE-IT)

  • O modelo Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time (SCOPE-IT) é um modelo de prática utilizado principalmente em terapia ocupacional pediátrica, direcionado para a avaliação e intervenção de crianças no seu contexto ocupacional. Tem como objetivo melhorar as ocupações e o desempenho ocupacional das crianças. Considera o crescimento e a maturidade das crianças no envolvimento ocupacional ao longo do desenvolvimento. Através da participação em atividades diárias, as crianças desenvolvem as suas ocupações e melhoram o seu desempenho.
  •  
  • Assim, O SCOPE-IT foi desenvolvido com o intuito de integrar uma visão holística da criança, abrangendo o seu desempenho ocupacional e os fatores ambientais que podem influenciar a sua participação ao longo do tempo. O tipo e o tempo dedicado a uma ocupação diferem ao longo da vida.
  •  
  • Consequentemente, o modelo SCOPE-IT tem seis pressupostos:
  •  
  • 1. As crianças são seres ocupacionais e sociais;
  • 2. O uso da ocupação é a base subjacente da terapia ocupacional e é igualmente importante como meio e como fim;
  • 3. O desempenho ocupacional é influenciado por fatores pessoais, ambientais, sociais, culturais e temporais;
  • 4. O desenvolvimento ocupacional ocorre através de um processo dinâmico que envolve impulsos inatos e participação orientada;
  • 5. O compromisso na atividade ocupacional provoca mudanças;
  • 6. O envolvimento ocupacional influencia a saúde e o bem-estar;
  •  
  •  
  • Princípios-chave do SCOPE-IT

  •  
  • Interação Dinâmica: O modelo propõe que o desempenho ocupacional da criança surge da interação contínua e dinâmica entre a criança, as ocupações, o ambiente e o tempo. Nenhum desses fatores age isoladamente.
  •  
  • – Abordagem Centrada na Criança: A intervenção é centrada na criança e nas suas ocupações significativas, ou seja, nas atividades que têm valor para ela e a sua família. Isso garante que o foco seja em promover a participação ativa da criança no seu ambiente.
  •  
  • – Mudanças ao Longo do Tempo: O modelo reconhece que as capacidades e as necessidades da criança mudam ao longo do tempo e que o terapeuta ocupacional deve ajustar as intervenções de acordo com essas mudanças.
  •  
  • – Adaptação ao Ambiente: A adaptação ou modificação do ambiente pode ser uma estratégia importante para melhorar o desempenho ocupacional da criança. Isso inclui ajustes no ambiente físico, social e cultural, de modo a criar oportunidades de participação mais inclusivas.
  •  
  •  
  •  
  • Aplicação Clínica

  •  
  • O SCOPE-IT é utilizado para planear e implementar intervenções que visam melhorar o desempenho ocupacional da criança, tendo por base as exigências e oportunidades do ambiente e as necessidades da família. O modelo orienta os terapeutas ocupacionais a:
  •  
  • – Avaliar o desenvolvimento da criança dentro de um contexto específico.
  •  
  • – Identificar barreiras e facilitadores no ambiente.
  •  
  • – Propor uma intervenção tendo em consideração as características do ambiente e as capacidades da criança, bem como, o fator temporal.
  •  
  •  
  • Na avaliação, o modelo SCOPE-IT utiliza as perspectivas top-down e bottom-up, tendo em consideração a síntese das componentes do desempenho ocupacional da criança, o envolvimento ocupacional e o contexto ambiental para essa fase específica do desenvolvimento.
  •  
  • Os profissionais tentam identificar os pontos fortes (ou seja, a função), as barreiras (ou seja, a disfunção) e os fatores motivacionais nas quatro áreas (incluindo o trabalho e a produtividade, o brincar e o lazer, as AVDs e os cuidados pessoais, e o descanso e o sono).
  •  
  • As intervenções que utilizam o modelo SCOPE-IT enfatizam uma abordagem holística. As intervenções incluem a facilitação da motivação intrínseca das crianças, a educação dos prestadores de cuidados, o reforço do ambiente, a seleção da ocupação, etc., de modo a maximizar a adequação criança-ambiente-ocupação.
  •  
  •  

  • Tipo:

  • Modelo (Conceptual)
  •  
  •  
  • População:

  • Crianças
  •  
  • Incapacidade:

  • Todos
  •  
  •  
  • Domínio da Ocupação:

  • Trabalho, Educação, Brincar, Lazer, AVD, Descanso e sono
  •  
  •  
  • Nota de aplicação: 

  • Avaliação da pessoa, do ambiente e da ocupação, com ênfase no fator temporal
  •  
  •  
  • Referência chave:

  • Haertl, K. (2010). A frame of reference to enhance childhood occupations: SCOPE-IT. In P. Kramer & J. Hinojosa (Eds.), Frames of reference for pediatric occupational therapy (3rd ed., pp. 266-305). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
  •  
  •  
  • Ano de publicação:

  • 2010
  •  
  •  
  • Autor principal:

  • Kristine Haertl
  • klhaertl@stkate.edu
  •  

  •  
  •  
  • Para acederes a outras referências interessantes torna-te PRO
  •  

Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!

Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO

[NOVO] Artigos OTbrain

×