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Processo TO - 23 de Outubro, 2025

#411 Modelo Cognitivo-Comportamental

  • Definição e fundamentos

  • O Modelo Cognitivo-Comportamental (MCC) — também conhecido como Cognitive Behavioural Frame of Reference — enfatiza cinco aspetos fundamentais da experiência humana:
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  • Estes elementos estão interligados: uma alteração em qualquer um deles pode influenciar positivamente ou negativamente os restantes. Além disso, todos são moldados pelos contextos social e físico em que o indivíduo vive.
  •  
  • Na prática da Terapia Ocupacional, o MCC é frequentemente usado para compreender e modificar os padrões de pensamento e comportamento que interferem na participação ocupacional.
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  • – Pensamentos (cognições)
  • – Comportamentos
  • – Emoções/humor
  • – Respostas fisiológicas
  • – Ambiente (físico e social)
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  •  
  • Hierarquia cognitiva

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  • Um conceito central do MCC é a existência de níveis hierárquicos de cognição:
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  • – Pensamentos automáticos: respostas cognitivas imediatas, muitas vezes inconscientes (“Eu não consigo fazer isto”)
  • Crenças condicionais: regras aprendidas sobre si mesmo ou o mundo (“Se eu errar, as pessoas vão rir de mim”).
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  • Esquemas centrais: crenças absolutas e profundas (“Eu sou incapaz”, “Eu não sou bom o suficiente”).
  •  
  • O objetivo terapêutico é ajudar o cliente a identificar e questionar os pensamentos automáticos e as crenças desadaptativas, substituindo-os por interpretações mais realistas e funcionais que promovam o desempenho e a autoconfiança.
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  • Avaliação e formulação de caso

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  • A avaliação no MCC é contínua e colaborativa.
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  • A terapeuta ocupacional recolhe informação através de entrevistas, observações clínicas e questionários, analisando como o pensamento, o comportamento, a emoção e o ambiente interagem para manter ou agravar o problema ocupacional.
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  • A partir dessa análise, é construída uma formulação de caso, que explica como os padrões cognitivo-comportamentais afetam o desempenho ocupacional.
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  • Esta formulação é partilhada e discutida com o cliente (ou com os cuidadores, no caso de crianças), promovendo o envolvimento ativo e a co-responsabilidade no processo terapêutico.
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  • Intervenção na Terapia Ocupacional

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  • O MCC fornece estratégias práticas para modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais, de modo a facilitar a participação significativa nas ocupações.
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  • Na prática, é comum combiná-lo com um modelo centrado na ocupação (como o Modelo da Ocupação Humana – MOHO) para garantir que o foco permanece na vida diária e na identidade ocupacional do cliente.
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  • Tipo:
  •  Modelo (conceptual)
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  • População:

  • Crianças, adolescentes, adultos, idosos
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  • Incapacidade:

  • Todas
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  • Domínio da Ocupação:

  • Não especificado
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  • Nota de aplicação: 

  • É combinado com um modelo conceptual focado na ocupação para melhorar a compreensão do terapeuta ocupacional sobre o desempenho e as necessidades ocupacionais dos clientes.
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  • Referência chave:

  • Duncan, E. A. S. (2011). O quadro de referência cognitivo-comportamental. Em E. A. S. Duncan (Ed.), Fundamentos para a prática em terapia ocupacional (5.ª ed., pp. 153-164). Edimburgo: Churchill Livingstone.
  •  
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  • Ano de publicação:

  • 2011
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  • Autor principal:

  • Edward Duncan
  • edward.duncan@stir.ac.uk
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