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Processo TO - 19 de Setembro, 2022

#144 [GAI] Hiperatividade e Défice de Atenção

  • A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é classificada no Manual de Diagnóstico e Estatística das Doenças Mentais, 5ª Edição (DSM-V); Estima-se que a PHDA afeta cerca de 5 a 15% das crianças (1). Entretanto, muitos especialistas acreditam que a PHDA é sobrediagnosticada, em grande parte porque os critérios são aplicados de forma imprecisa. De acordo com o DSM-5, há 3 tipos:
  • Tipo predominantemente hiperactivo-impulsivo, que não inclui desatenção significativa;
  • Tipo predominantemente desatento, que não inclui comportamento hiperactivo ou impulsivo significativo;
  • Tipo combinado, o que significa que a criança demonstra comportamentos hiperactivos-impulsivos e desatentos.
  •  
  • A PHDA pode ser causada por perturbações ou condições médicas que afectam o funcionamento cerebral das funções sensoriais, ansiedade ou depressão, mudanças súbitas na vida da criança, ou dificuldades de aprendizagem. Para que uma criança seja diagnosticada com PHDA, deve satisfazer os critérios estabelecidos no DSM-5. 
  •  
  • Os critérios diagnósticos do DSM-5 incluem 9 sinais e sintomas de desatenção e 9 de hiperatividade e impulsividade. O diagnóstico que usa esses critérios requer ≥ 6 sinais e sintomas de um ou ambos os grupos. Além disso, é necessário que os sintomas:
  • – Estejam presentes com frequência por ≥ 6 meses
  • – Sejam mais pronunciados do que o esperado para o nível de desenvolvimento da criança
  • – Ocorram em pelo menos em dois contextos diferentes (p. ex., casa e escola)
  • – Estejam presentes antes dos 12 anos de idade (pelo menos alguns sintomas)
  • – Interfiram em sua capacidade funcional em casa, na escola ou no trabalho
  •  
  • Sintomas de desatenção:
  • – Não presta atenção a detalhes ou comete erros descuidados em trabalhos escolares ou outras atividades
  • – Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas na escola ou durante jogos
  • – Não parece prestar atenção quando abordado diretamente
  • – Não acompanha instruções e não completa tarefas
  • – Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades
  • – Evita, não gosta ou é relutante no envolvimento em tarefas que requerem manutenção do esforço mental durante longo período de tempo
  • – Frequentemente perde objetos necessários para tarefas ou atividades escolares
  • – Distrai-se facilmente
  • – É esquecida nas atividades diárias
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  • Sintomas de hiperatividade e impulsividade:
  • – Movimenta ou torce mãos e pés com frequência
  • – Frequentemente movimenta-se pela sala de aula ou outros locais
  • – Corre e faz escaladas com frequência excessiva quando esse tipo de atividade é inapropriado
  • – Tem dificuldades de brincar tranquilamente
  • – Frequentemente movimenta-se e age como se estivesse “ligada na tomada”
  • – Costuma falar demais
  • – Frequentemente responde às perguntas de modo abrupto, antes mesmo que elas sejam completadas
  • – Frequentemente tem dificuldade de aguardar sua vez
  • – Frequentemente interrompe os outros ou se intromete;
  •  
  • O diagnóstico do tipo desatenção predominante exige ≥ de 6 sinais e sintomas de desatenção. O diagnóstico do tipo hiperativo/impulsivo exige ≥ 6 sinais e sintomas de hiperatividade e impulsividade. O diagnóstico do tipo combinado requer ≥ 6 sinais e sintomas de cada critério de desatenção e hiperatividade/impulsividade.
  • O texto seguinte apresenta os princípios de avaliação e intervenção da terapia ocupacional com crianças com esta condição (e suas famílias). No final poderás também encontrar guias para outras condições diagnósticos.

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