Processo TO - 10 de Julho, 2024
#305 |FATO| School Function Assessment (SFA)
1
OTbrain
@otbrain
|FATO| SFA: School Function Assessment
Descrição:
- A School Function Assessment (SFA) é uma ferramenta padronizada, desenvolvida para avaliar a funcionalidade e participação de crianças no ambiente escolar. Fornece uma visão abrangente das capacidades de um aluno em contextos escolares típicos e ajuda a identificar áreas onde o suporte adicional pode ser necessário.
- A SFA é organizada em três partes principais:
- – Participação: Avalia a frequência e a qualidade da participação do aluno em seis ambientes escolares principais: sala de aula regular, recreio, transporte, banheiro/vestiário, transições e refeições.
- – Tarefas de Apoio: Examina a assistência necessária para realizar atividades escolares, abrangendo aspectos físicos (como mobilidade e manipulação de objetos) e cognitivos/comportamentais (como seguimento de direções e interações sociais).
- – Atividades: Avalia o desempenho do aluno em atividades específicas e funcionalidade em 21 escalas diferentes, categorizadas em tarefas físicas (como uso de materiais de escrita) e cognitivas/comportamentais (como comportamento durante atividades de grupo).
- A SFA é estruturada como um questionário e é composta por uma série de perguntas respondidas por profissionais que trabalham diretamente com a criança, como professores, terapeutas e outros membros do contexto escolar. Essas perguntas são projetadas para avaliar a participação da criança em várias atividades e ambientes escolares, o desempenho em tarefas específicas e a necessidade de suporte adicional.
- A SFA utiliza uma abordagem colaborativa, reunindo informações de várias fontes para obter uma visão abrangente das capacidades funcionais da criança na escola. Esta avaliação é vital para planear intervenções educativas e terapêuticas que promovam a inclusão e a eficácia educacional, garantindo que os alunos recebam o suporte necessário para obter sucesso na participação no ambiente escolar.
Componentes avaliados:
Participação:
- – Avalia a frequência e a qualidade da participação do aluno em seis ambientes escolares principais: sala de aula regular, Recreio, transporte, banheiro/vestiário, transições e refeições.
- – Fornece uma visão geral de como a criança se envolve nas atividades e interage com os colegas nesses diferentes contextos.
Tarefas de apoio:
- – Examina a assistência necessária para realizar atividades escolares, abrangendo aspectos físicos e cognitivos/comportamentais.
- – Físico: Inclui mobilidade, manipulação de objetos, e utilização de equipamentos escolares.
- – Cognitivo/Comportamental: Inclui a capacidade de seguir direções, participar de atividades em grupo, e manter comportamentos apropriados.
Atividades:
- – Avalia o desempenho do aluno em atividades específicas e funcionalidade em 21 escalas diferentes.
- – Estas escalas são divididas em tarefas físicas (como uso de materiais de escrita, organização de pertences) e cognitivas/comportamentais (como comportamento durante atividades de grupo, resolução de problemas).
- – Permite uma avaliação detalhada das competências específicas da criança e identifica áreas que podem precisar de intervenções ou adaptações.
Intervalo de idades
- 6 aos 12 anos
Tempo para aplicação
- 90 a 120 minutos ( 5 a 10 minutos para cada escala individual)
Requisitos para aplicar
- Leitura do manual
Custo
- – Manual do Usuário: $151,50
- – Formulários de Registro: $102,50
- – Guias de Escalas de Avaliação: $25,00
Link
Consulta todas as Ferramentas de Avaliação em Terapia Ocupacional Pediátrica nos cartões abaixo 👇
[NOVO] Artigos OTbrain
Relacionados
Related
#97 |FATO| Questionário da Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ)
11 de Novembro, 2024
Novos
Newest
#327 Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time Model (SCOPE-IT)
14 de Novembro, 2024
#97 |FATO| Questionário da Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ)
11 de Novembro, 2024