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Processo TO - 10 de Julho, 2024

#305 |FATO| School Function Assessment (SFA)

|FATO| SFA: School Function Assessment

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  • Descrição:

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  • A School Function Assessment (SFA) é uma ferramenta padronizada, desenvolvida para avaliar a funcionalidade e participação de crianças no ambiente escolar. Fornece uma visão abrangente das capacidades de um aluno em contextos escolares típicos e ajuda a identificar áreas onde o suporte adicional pode ser necessário.
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  • A SFA é organizada em três partes principais:
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  • – Participação: Avalia a frequência e a qualidade da participação do aluno em seis ambientes escolares principais: sala de aula regular, recreio, transporte, banheiro/vestiário, transições e refeições.
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  • – Tarefas de Apoio: Examina a assistência necessária para realizar atividades escolares, abrangendo aspectos físicos (como mobilidade e manipulação de objetos) e cognitivos/comportamentais (como seguimento de direções e interações sociais).
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  • – Atividades: Avalia o desempenho do aluno em atividades específicas e funcionalidade em 21 escalas diferentes, categorizadas em tarefas físicas (como uso de materiais de escrita) e cognitivas/comportamentais (como comportamento durante atividades de grupo).
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  • A SFA é estruturada como um questionário e é composta por uma série de perguntas respondidas por profissionais que trabalham diretamente com a criança, como professores, terapeutas e outros membros do contexto escolar. Essas perguntas são projetadas para avaliar a participação da criança em várias atividades e ambientes escolares, o desempenho em tarefas específicas e a necessidade de suporte adicional.
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  • A SFA utiliza uma abordagem colaborativa, reunindo informações de várias fontes para obter uma visão abrangente das capacidades funcionais da criança na escola. Esta avaliação é vital para planear intervenções educativas e terapêuticas que promovam a inclusão e a eficácia educacional, garantindo que os alunos recebam o suporte necessário para obter sucesso na participação no ambiente escolar.
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  • Componentes avaliados:

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  • Participação:

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  • – Avalia a frequência e a qualidade da participação do aluno em seis ambientes escolares principais: sala de aula regular, Recreio, transporte, banheiro/vestiário, transições e refeições.
  • – Fornece uma visão geral de como a criança se envolve nas atividades e interage com os colegas nesses diferentes contextos.
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  • Tarefas de apoio: 

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  • – Examina a assistência necessária para realizar atividades escolares, abrangendo aspectos físicos e cognitivos/comportamentais.
  • – Físico: Inclui mobilidade, manipulação de objetos, e utilização de equipamentos escolares.
  • – Cognitivo/Comportamental: Inclui a capacidade de seguir direções, participar de atividades em grupo, e manter comportamentos apropriados.
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  • Atividades:

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  • – Avalia o desempenho do aluno em atividades específicas e funcionalidade em 21 escalas diferentes.
  • – Estas escalas são divididas em tarefas físicas (como uso de materiais de escrita, organização de pertences) e cognitivas/comportamentais (como comportamento durante atividades de grupo, resolução de problemas).
  • – Permite uma avaliação detalhada das competências específicas da criança e identifica áreas que podem precisar de intervenções ou adaptações.
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  • Intervalo de idades

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  • 6 aos 12 anos
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  • Tempo para aplicação

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  • 90 a 120 minutos ( 5 a 10 minutos para cada escala individual)
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  • Requisitos para aplicar

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  • Leitura do manual
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  • Custo

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  • – Manual do Usuário: $151,50
  • – Formulários de Registro: $102,50
  • – Guias de Escalas de Avaliação: $25,00
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  • Link

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