OTbrain

Loading...

OTbrain

Register

Processo TO - 5 de Novembro, 2024

#325 |FATO| School Assessment of Motor and Process Skills (School AMPS)

|FATO| School Assessment of Motor and Process Skills (School AMPS)

  •  
  • Descrição:

  •  
  • School Assessment of Motor and Process Skills (School AMPS) é uma ferramenta de avaliação observacional que mede o desempenho motor e de processamento de crianças em tarefas escolares. O School AMPS foca-se em atividades práticas relacionadas ao ambiente escolar, avaliando como as crianças realizam tarefas funcionais na sala de aula, como copiar do quadro, organizar materiais e completar atividades escolares de forma eficaz.
  •  
  • O foco da avaliação está na eficácia (a capacidade da criança de realizar a tarefa de maneira adequada), na segurança(realizar a tarefa sem riscos para si mesma ou para os outros), e na independência (a capacidade de completar a tarefa sem ajuda significativa). O terapeuta observa e avalia a capacidade da criança de completar essas tarefas de maneira eficiente, precisa e segura, levando em consideração fatores como postura, coordenação motora, manipulação de objetos e organização de materiais.
  •  
  • Cada tarefa é pontuada com base na capacidade da criança em completar a atividade, sendo avaliadas competências específicas de movimento (competências motoras) e processamento (competências de processo). As pontuações são utilizadas para identificar as dificuldades da criança e para guiar intervenções terapêuticas.
  •  
  • A administração do AMPS escolar começa com uma entrevista com o professor para conhecer a criança, o ambiente da sala de aula e as rotinas diárias da sala de aula. Neste primeiro passo, o professor identifica e dá prioridade a um mínimo de duas tarefas escolares que são problemáticas ou desafiantes para a criança. Numa etapa seguinte, o terapeuta ocupacional observa a criança a realizar essas duas tarefas na sala de aula durante as rotinas normais da sala de aula. Em seguida, o terapeuta ocupacional classifica os 16 itens de motricidade escolar e os 20 itens de processos escolares da AMPS Escolar, utilizando uma escala de classificação de quatro categorias.
  •  
  •  
  •  
  • Componentes avaliados:

  •  
  • O School AMPS avalia dois principais componentes do desempenho funcional:
  •  
  • Competências Motoras:
  • – Postura
  • – Coordenação de membros
  • – Manipulação de objetos
  • – Coordenação motora fina e grossa
  •  
  • Competências de Processo:
  • – Organização de materiais
  • – Sequenciação de atividades
  • – Planeamento e execução
  • – Resolução de problemas
  •  
  • As tarefas avaliadas no School AMPS recebem pontuações que variam de 1 a 4, onde:
  • 1: Assistência significativa necessária ou tarefas não realizadas corretamente.
  • 2: Assistência moderada ou vários erros durante a realização da tarefa.
  • 3: Assistência mínima necessária ou poucos erros.
  • 4: Tarefa realizada corretamente e de maneira independente, sem erros.
  •  
  • As pontuações são somadas e comparadas com normas padronizadas de idade e género, permitindo identificar pontos fortes e áreas que necessitam de intervenção. A avaliação pode ser repetida para monitorizar o progresso ao longo do tempo.
  •  
  •  
  •  
  • Intervalo de idades

  •  
  • 3 a 15 anos
  •  
  •  
  •  
  • Tempo para aplicação

  •  
  • O tempo pode variar dependendo do nível de cooperação e das necessidades específicas da criança.
  •  
  •  
  •  
  • Requisitos para aplicar

  •  
  • Licenciatura/Mestrado em Terapia Ocupacional
  • Treino específico na aplicação do School AMPS
  • Leitura do Manual
  •  
  • Consulta todas as Ferramentas de Avaliação em Terapia Ocupacional Pediátrica nos cartões abaixo 👇 

[NOVO] Artigos OTbrain

×