Processo TO - 1 de Outubro, 2024
#318 |FATO| Goal-Oriented Assessment of Lifeskills (GOAL)
1
OTbrain
@otbrain
|FATO| Goal-Oriented Assessment of Lifeskills (GOAL™)
Descrição:
- A Goal-Oriented Assessment of Lifeskills (GOAL) é uma ferramenta de avaliação baseada em atividades práticas que mede as competências funcionais de crianças e adolescentes. Desenvolvida por especialistas em terapia ocupacional e psicologia, a GOAL é usada para identificar áreas de necessidade e para orientar intervenções terapêuticas. A avaliação é composta por sete tarefas que refletem atividades reais que as crianças e os adolescentes realizam na escola, em casa e na comunidade. Essas tarefas incluem atividades como vestir-se, fazer lanches, organizar material escolar e realizar tarefas domésticas simples.
- As tarefas são projetadas para serem motivadoras e divertidas, ajudando a garantir que as crianças permaneçam envolvidas durante a avaliação. Cada tarefa é observada e pontuada em termos de vários componentes, como a capacidade de planear e executar a tarefa, o uso de competências motoras finas e grossas, e a capacidade de resolver problemas e adaptar-se ao desafios das tarefas.
- Cada tarefa é cotada tanto quanto à precisão, como quanto à eficiência, através de escalas de pontuação 0 a 3 ou 0 a 4, onde:
- – 0: Não realizado ou incorreto.
- – 1: Muitos erros ou assistência significativa.
- – 2: Alguns erros ou assistência mínima.
- – 3: Correto e independente.
- – 4: (quando aplicável) Superior, sem erros e altamente eficiente.
- As pontuações de componentes específicos são somadas para uma pontuação total por tarefa. Pontuações totais das sete tarefas são somadas para uma pontuação global e são comparados com normas de idade para determinar o nível de competência.
- Os resultados da GOAL ajudam a identificar pontos fortes e áreas que necessitam de desenvolvimento, fornecendo informações valiosas para a criação de planos de intervenção personalizados. A avaliação pode ser usada repetidamente para monitorizar o progresso ao longo do tempo.
Componentes avaliados:
- A GOAL avalia vários componentes importantes das competências funcionais, incluindo:
- – Mobilidade e locomoção
- – Manipulação de objetos
- – Competências de comunicação
- – Competências sociais
- – Competências cognitivas e resolução de problemas
- – Atividades da vida diária (como vestir-se, alimentação, higiene pessoal)
Intervalo de idades
- 7 e 17 anos
Tempo para aplicação
- 45 a 60 minutos
- No entanto, o tempo pode variar dependendo da cooperação e das necessidades individuais da criança.
Requisitos para aplicar
- Licenciatura/mestrado
- Leitura do Manual
Custo
- Kits completos a partir de £669.60
- Formulários de registo a partir de £105.60
Consulta todas as Ferramentas de Avaliação em Terapia Ocupacional Pediátrica nos cartões abaixo 👇