Alimentação - 17 de Setembro, 2024
#315 Dicas TOp – Fases do desenvolvimento sensorial para a alimentação: Fase 2
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Fases do desenvolvimento sensorial para a alimentação
Fase 2: Tocar
- O desenvolvimento sensorial é uma etapa crucial na introdução de novos alimentos na dieta das crianças. A fase de tocar nos alimentos desempenha um papel fundamental para ajudar as crianças a se familiarizarem com diferentes texturas, formas e cores, reduzindo a ansiedade em relação a novos sabores. Neste artigo, vamos explorar como a fase de tocar pode ser divertida e educativa, e como ela contribui para uma alimentação mais saudável e diversificada.
Por que a Fase de Tocar é Importante?
- Quando as crianças são expostas a novos alimentos, elas podem sentir resistência ou ansiedade. A fase de tocar permite que as crianças interajam com os alimentos de uma forma lúdica e sem pressões. Isso é especialmente benéfico para crianças que são mais seletivas ou que têm dificuldades sensoriais. Ao tocar nos alimentos, as crianças desenvolvem uma maior aceitação e curiosidade por novos sabores, tornando a alimentação uma experiência mais agradável.
Objetivos para Tocar:
- – Aumentar o número de alimentos que a criança está disposta a tocar
- – Diminuir a ansiedade da criança quando toca num novo alimento
- – Explorar um novo alimento com as mãos, pés e outras partes do corpo
- – Aumentar a consciência das várias texturas dos alimentos
- – Proporcionar um ambiente que encoraje a exploração de um novo alimento
Diretrizes para a Aplicação da Fase de Tocar
- 1. Se estiver a implementar esta fase num ambiente escolar, peça aos pais que enviem aventais ou t-shirts velhas para proteger a roupa da criança de ficar manchada.
- 2. Os professores podem considerar a possibilidade de pedir amostras grátis de alimentos à mercearia local. Nesta fase de desenvolvimento, pode considerar a utilização de frutas ou legumes do dia para brincar e explorar, porque os alimentos não serão comidos.
- 3. Peça ao refeitório da escola pequenas porções de sobras para brincar na sala de aula.
- 4. Não se esqueça de comprar muitas toalhas de papel e toalhetes de mãos para uma limpeza rápida.
- 5. Não force nenhuma criança a tocar num alimento se não se sentir à vontade. A criança pode ser autorizada a usar um palito de pretzel ou um palito de cenoura para tocar noutro alimento durante esta transição.
- Ao promover a fase de tocar nos alimentos, ajudamos as crianças a desenvolverem uma relação positiva com a comida. Isso pode levar a hábitos alimentares mais saudáveis ao longo da vida, aumentando a variedade de alimentos que elas estão dispostas a experimentar. Além disso, a exploração sensorial pode melhorar a coordenação motora e a percepção tátil, contribuindo para o desenvolvimento global da criança.
- Clica no botão abaixo para descarregares o PDF. Estas são ótimas ferramentas para distribuires e usares como guia, e para distribuires pelos pais e professores das tuas crianças de forma a ajudar no conhecimento desta capacidade.
Descarrega os PDFs sobre Fases do Desenvolvimento Sensorial para a Alimentação
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