OTbrain

Loading...

OTbrain

Register

Educação - 16 de Outubro, 2024

#87 Dicas para ajudar a criança com incapacidades visuais na escola

Estratégias e Acomodações para Otimizar a Participação de Crianças com Incapacidades Visuais na Sala de Aula

  • A inclusão de crianças com incapacidades visuais no ambiente escolar é essencial para garantir o seu desenvolvimento pleno e equitativo. Como terapeutas ocupacionais pediátricos, é crucial conhecer e aplicar estratégias que promovam a participação ativa dessas crianças em todas as atividades da sala de aula. Este guia oferece uma lista detalhada de estratégias e acomodações, organizadas por áreas da sala de aula, para ajudar a otimizar a experiência de aprendizagem e interação dessas crianças.
  • Estratégias por Área da Sala de Aula

  •  
  • 1. Área de Artes e Pinturas:
  • – Enfatizar o uso de texturas e contrastes visuais (como papel escuro com tinta clara) para aumentar a percepção tátil e visual.
  • – Utilizar iluminação adicional nas áreas de trabalho e organizar os materiais em bandejas com bordas físicas para facilitar o acesso.
  •  
  • 2. Jogos Manipulativos e Blocos:
  • – Utilizar caixas plásticas grandes para armazenar materiais, permitindo que a criança explore os objetos sem perdê-los.
  • – Organizar os objetos com espaço entre eles, facilitando a distinção de cada peça.
  •  
  • 3. Brincadeiras de Faz de Conta:
  • – Usar guiões de jogo para ajudar a criança a compreender a sequência das atividades e a aprender palavras-chave.
  • – Ajudar a criança a familiarizar-se com a localização dos objetos, como bonecos e roupas de vestir, dentro da área de brincadeiras.
  •  
  • 4. Atividades Motoras Grossas e Jogos Exteriores:
  • – Criar percursos de obstáculos usando equipamentos da sala de aula, incentivando a criança a explorar diferentes espaços de maneira segura.
  • – Encorajar a criança a brincar em áreas diversas do recreio, ajudando-a a superar o medo de ambientes externos.
  •  
  • 5. Área da Biblioteca e Livros:
  • – Escolher livros com imagens claras, alto contraste, e impressos em Braille ou com elementos tácteis.
  • – Fornecer um exemplar do livro para a criança, permitindo que ela acompanhe a leitura com o restante da turma.
  •  
  •  
  • Cada criança com incapacidade visual tem necessidades únicas, e é essencial que as estratégias e acomodações sejam adaptadas ao seu perfil específico. Este guia foi elaborado para ser uma ferramenta flexível, capaz de ser ajustada para atender às necessidades individuais da criança, da sala de aula e do professor.

Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!

Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO

Experimenta o OTbrain PRO por 7 dias GRÁTIS! 

(Oferta por tempo limitado. Pode terminar a qualquer momento sem aviso prévio.)

[NOVO] Artigos OTbrain

×