Educação - 6 de Novembro, 2024
#95 Dicas para ajudar a criança com incapacidades auditivas na escola
1
OTbrain
@otbrain
Dicas para ajudar a criança com incapacidades auditivas na escola
- Se és pai, mãe, educador ou terapeuta que trabalha com crianças com incapacidades auditivas, sabes como pode ser desafiador garantir que estas crianças tenham uma experiência educativa completa e inclusiva. É importante que o ambiente escolar esteja preparado para responder às necessidades destas crianças, garantindo que se sintam seguras, compreendidas e capazes de aprender ao seu ritmo. Por isso, reunimos algumas dicas práticas que podem ajudar a melhorar a experiência escolar de crianças com alterações auditivas.
1. Conhecer as Preferências de Comunicação
- Antes de qualquer intervenção, é crucial que professores e educadores compreendam a preferência da família em termos de comunicação. Algumas famílias podem preferir a utilização de língua gestual, enquanto outras podem optar pelo uso do discurso verbal ou uma combinação de ambos. Adaptar as estratégias de ensino a estas preferências é um passo importante para facilitar a aprendizagem da criança.
2. Posicionamento Estratégico na Sala de Aula
- A posição da criança na sala de aula pode fazer toda a diferença. Sempre que possível, coloque a criança perto do professor ou do orador, para que possa ver claramente o rosto e os movimentos labiais. Evite assentos próximos a fontes de ruído, como janelas abertas ou equipamentos barulhentos, para minimizar distrações e melhorar a qualidade do som.
3. Reduzir o Ruído de Fundo
- O ruído ambiente pode ser uma barreira significativa para crianças com incapacidades auditivas. Optar por tapetes, cortinas e outros materiais que absorvam o som pode ajudar a reduzir o eco. Além disso, evite realizar atividades em locais com muito barulho de fundo, como corredores ou ginásios, quando possível.
4. Uso de Apoios Visuais e Demonstrações
- Para facilitar a compreensão, acompanhar as instruções verbais com demonstrações visuais e imagens. Isto não só torna as explicações mais claras, mas também ajuda a manter a atenção da criança, garantindo que todos os elementos-chave da lição sejam compreendidos.
5. Verificação do Equipamento Auditivo
- Certifica-te de que o aparelho auditivo da criança está a funcionar corretamente todos os dias. Uma falha técnica pode ser facilmente corrigida e faz toda a diferença no sucesso das atividades diárias.
6. Utilizar Sinais Táteis e Visuais
- Durante atividades ao ar livre ou em momentos de maior agitação, utilizar sinais táteis (como um toque no ombro) ou sinais visuais pode ser muito eficaz para chamar a atenção da criança sem a necessidade de levantar a voz. Lembra-te que a comunicação clara é essencial, especialmente em ambientes ruidosos.
- Criar um ambiente inclusivo para crianças com incapacidades auditivas exige esforço, mas os resultados são recompensadores. Pequenas mudanças no ambiente escolar e na forma de comunicar podem ter um impacto profundo na experiência educativa destas crianças, proporcionando-lhes um espaço onde possam prosperar.
- Descarrega o PDF e adapta as estratégias para cada caso específico (criança, sala e/ou professor[a]).
Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!
Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO
Experimenta o OTbrain PRO por 7 dias GRÁTIS!
(Oferta por tempo limitado. Pode terminar a qualquer momento sem aviso prévio.)
[NOVO] Artigos OTbrain
Relacionados
Related
Novos
Newest
#327 Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time Model (SCOPE-IT)
14 de Novembro, 2024
#97 |FATO| Questionário da Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ)
11 de Novembro, 2024