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Processo TO - 3 de Julho, 2023

#220 Desenho Universal para a Aprendizagem

Desenho Universal para a Aprendizagem

  • Com a crescente necessidade de inclusão na educação, há um conceito que tem ganhado destaque: o Desenho Universal para a Aprendizagem, ou DUA. Este artigo vai ajudar-te a saber mais sobre o DUA e como ele representa uma ferramenta incrível para qualquer terapeuta ocupacional pediátrico.
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  • O que é o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)?
  • DUA é um conjunto de princípios para guiar o design de ambientes de aprendizagem para que sejam acessíveis e eficazes para todos. Originado nos anos 90, o DUA foi desenvolvido para abordar a crescente diversidade de alunos nas salas de aula.
  • Para terapeutas ocupacionais pediátricos, o DUA é extremamente relevante, pois alinha-se com o objetivo de promover a independência e a participação de todas as crianças nas atividades de aprendizagem e ocupações da escola.
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Princípios do DUA

  • O DUA se baseia em três princípios principais: envolvimento, representação, ação e expressão. Vamos dar uma olhada em como cada um se aplica à terapia ocupacional pediátrica:
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    • Envolvimento: Ou seja, manter os alunos motivados. Terapeutas ocupacionais podem contribuir criando ambientes significativos, com o desafio certo, e sensorialmente estimulantes que facilitem a motivação dos alunos.
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    • Representação: Refere-se à forma como a informação é apresentada. Terapeutas podem colaborar com professores para adaptar materiais, tornando-os mais acessíveis para estudantes com diferentes necessidades e habilidades.
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    • Ação e expressão: Refere-se a como os alunos demonstram a aprendizagem. Como terapeutas, podemos ajudar na criação de alternativas para que os alunos expressem o que aprenderam.

Benefícios do DUA em Contexto Escolar

  • A adoção do Desenho Universal para a Aprendizagem traz inúmeros benefícios:
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  • Ambiente de aprendizagem inclusivo: Ajuda a garantir que nenhuma criança seja deixada para trás, independentemente de suas habilidades.
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  • Personalização da aprendizagem: Permite que a educação seja personalizada de acordo com as necessidades de cada aluno.
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  • Apoio a estudantes com necessidades diversas: O DUA oferece ferramentas para atender alunos com uma variedade de necessidades e preferências de aprendizagem.
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  • O DUA ajuda todos os alunos, incluindo aqueles que aprendem e pensam de forma diferente!

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  • O DUA é útil para todos os alunos. No entanto, ele pode ser especialmente benéfico para as crianças com diferenças no desenvolvimento.  Aqui estão algumas das maneiras como o DUA pode ajudar essas crianças:
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  • 1. Torna a aprendizagem mais acessível em salas de aula de educação geral, o que é crucial, pois a maioria das crianças que aprendem e pensam de maneira diferente passa a maior parte ou todo o dia escolar nessas salas.
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  • 2. Apresenta informações de maneiras que se adaptam ao aluno, em vez de pedir ao aluno que se adapte às informações. Isso é especialmente importante para aqueles que podem ter dificuldade em processar informações apresentadas de uma maneira padrão.
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  • 3. Oferece aos alunos e aprendizes no local de trabalho mais de uma maneira de interagir com o material. O DUA incorpora flexibilidade, o que pode facilitar para que os alunos usem seus pontos fortes para trabalhar em suas fraquezas.
  • 4. Reduz o estigma. Ao oferecer uma variedade de opções para todos, o DUA não destaca apenas aqueles que recebem acomodações formais devido a uma deficiência.
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  • Ao abordar esses pontos, o DUA promove uma abordagem mais inclusiva e abrangente para a educação, ajudando não apenas os alunos com desenvolvimento típicos, mas também aqueles que podem enfrentar desafios únicos no seu processo de aprendizagem.
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Ideias simples para implementar DUA na sala de aula

  • Envolvimento
  • Procurar maneiras de motivar os alunos e sustentar o seu interesse. Aqui estão alguns exemplos:
  • -Permitir que os alunos façam escolhas.
  • Dar tarefas que sejam relevantes para suas vidas.
  • Tornar o desenvolvimento de habilidades semelhante a um jogo.
  • Criar oportunidades para os alunos se levantarem e se movimentarem.
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  • Representação
  • Ofereça informações em mais de um formato. Por exemplo, o professor pode fornecer uma ficha de trabalho juntamente com:
  • – Áudio, o que pode ser tão simples quanto dizer as instruções escritas em voz alta.
  • – Vídeo mostrando como resolver um dos problemas.
  • – Exemplos práticos.
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  • Ação e Expressão
  • Dar aos alunos mais de uma maneira de interagir com o material e mostrar o que sabem. Por exemplo, eles podem escolher entre:
  • – Fazer um teste escrito.
  • – Fazer uma apresentação oral.
  • – Criar um vídeo ou uma história em quadrinhos.
  • – Realizar um projeto em grupo.
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  • Ao adotar esses princípios e ao desenvolver planos de aula e avaliações, estamos a contribuir para a criação de um ambiente de aprendizagem que não só é inclusivo, mas também altamente envolvente e eficaz para todos os alunos.

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