Um pequeno livro sobre o papel da terapia ocupacional na saúde mental escolar.
O minibook “O Papel da Terapia Ocupacional na Saúde Mental Escolar”, foi inspirado no livro “Occupational Therapy for Children and Adolescents”, nomeadamente no capítulo “Occupational Therapy’s Role in School Mental Health ” de Susan Basyk.
Nos últimos anos, a saúde mental tem se tornado uma preocupação central nas políticas de educação e saúde pública, destacando a importância de criar ambientes escolares que promovam o bem-estar emocional e psicológico dos alunos. Nesse contexto, a Terapia Ocupacional emerge como uma profissão essencial, capaz de intervir de maneira eficaz na promoção da saúde mental em crianças e jovens dentro do ambiente escolar.
A Terapia Ocupacional possui uma longa tradição de uso de ocupações significativas para promover a saúde e o bem-estar. No cenário escolar, os terapeutas ocupacionais desempenham um papel vital ao ajudar os alunos a desenvolverem competências socio-emocionais, superar barreiras à aprendizagem e melhorar a sua qualidade de vida. Este minibook explora a evolução e a importância da Saúde Mental Escolar (SME), com foco no papel crucial que os terapeutas ocupacionais desempenham na implementação de programas e serviços de saúde mental em escolas.
O movimento de SME tem suas raízes nos Estados Unidos, onde a integração de serviços de saúde mental nas escolas se mostrou eficaz para alcançar um maior número de jovens. Através de uma abordagem preventiva e inclusiva, esses serviços não apenas atendem às necessidades de alunos com perturbações mentais identificadas, mas também promovem a saúde mental positiva para todos os estudantes. Em Portugal, a adoção de um modelo semelhante pode trazer benefícios significativos, criando um ambiente educacional mais saudável e inclusivo.
Este minibook visa fornecer uma visão abrangente sobre como os terapeutas ocupacionais podem contribuir para a saúde mental escolar, abordando tanto as práticas atuais quanto as potencialidades futuras. Discutiremos as estratégias e abordagens utilizadas, os desafios enfrentados e as oportunidades para a implementação eficaz de programas de SME em Portugal. Ao longo deste texto, destacaremos a importância de uma colaboração interdisciplinar e a necessidade de adaptar práticas baseadas em evidências à realidade cultural e educacional portuguesa, com o objetivo de melhorar o bem-estar emocional e o sucesso educativo dos alunos.
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