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Processo TO - 16 de Fevereiro, 2023

#191 |Artigo| Coaching para suportar a participação de crianças com dificuldades de IS

  • Coaching e Formação de Pais ou Professores para suportar Funcionalidade e Participação de Crianças e Jovens com Disfunções de Integração Sensorial: Uma Revisão Sistemática

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  • Citação: Miller-Kuhaneck, H., & Watling, R. (2018). Parental or teacher education and coaching to support function and participation of children and youth with sensory processing and sensory integration challenges: A systematic review. American Journal of Occupational Therapy, 72, 7201190030. https://doi.org/10.5014/ajot.2018.029017
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  • Resumo

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  • Esta revisão sistemática analisa a literatura disponível sobre a eficácia das intervenções de terapia ocupacional que empregam a educação dos pais ou professores e o coaching em crianças com desafios no processamento sensorial e integração sensorial (SP-SI). O período de estudo compreende de janeiro de 2007 a maio de 2015. Foram considerados mais de 11.000 resumos, dos quais 86 artigos foram considerados para análise. Apenas 4 artigos preencheram os critérios e foram incluídos nesta revisão. Estudos de formação e coaching parental para crianças com desafios em integração sensorial (IS) e autismo sugerem que programas educacionais ou de coaching poderiam resultar em resultados positivos tanto para pais como para crianças, muitas vezes num período de tempo relativamente curto.
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  • As recomendações incluem um maior foco na prestação de intervenções educativas para pais e professores e a inclusão de avaliações específicas de IS antes da implementação de intervenções para abordar estas questões. São fornecidas recomendações específicas para investigação futura.
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  • Palavras-chave: 

  • Coaching, Autismo; Processamento Sensorial; Integração Sensorial, Formação Parental

 

  • O objectivo desta revisão sistemática foi:
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  • 1. Examinar a literatura relativa às intervenções que envolvem formação ou treino de pais e/ou professores de crianças e jovens com dificuldades de integração sensorial para fornecer aos terapeutas ocupacionais provas para apoiar a sua tomada de decisão;
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  • 2. Fornecer aos terapeutas informações que orientem intervenções que envolvam formação ou coaching para pais ou professores de crianças com dificuldades de IS para promover o desenvolvimento e crescimento da criança.
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  • Esta revisão analisa a investigação disponível sobre coaching ou formação de pais e professores especificamente para crianças com dificuldades de IS, para responder à pergunta, “Qual é a eficácia das intervenções de terapia ocupacional que utilizam a educação ou o coaching com pais ou professores para apoiar a participação de crianças e jovens que têm desafios no processamento e integração de informações sensoriais que interferem com a participação na vida quotidiana?”
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  • Sumário dos principais resultados

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  • Dos mais de 11.600 resumos e 86 artigos considerados, apenas 4 preencheram os critérios e foram incluídos nesta revisão. Estes 4 artigos consistiram em dois estudos de Nível I, um estudo de Nível II, e um estudo de Nível III. Os artigos incluídos nesta revisão reportaram serviços pertencentes a duas das seis categorias: recursos informativos (0 artigos), serviços educativos (0 artigos), serviços de formação e instrução (2 artigos), grupos de apoio (0 artigos), serviços psicossociais (2 artigos), e coordenação de serviços (0 artigos).
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  • Apesar de ser um papel fundamental do terapeuta ocupacional pediátrico que trabalha com crianças com desafios de integração sensorial, fornecer formação e educação aos pais tem sido pouco explorado na literatura de terapia ocupacional. No entanto, há algumas evidências preliminares indicando que a formação ou treino parental, juntamente com estratégias implementadas pelos pais, pode resultar em resultados positivos após um mínimo de horas de tempo educativo. Essas indicações sugerem que esta abordagem pode ser uma intervenção eficiente e financeiramente viável para algumas famílias.
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  • Implicações para a Investigação em Terapia Ocupacional

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  • Esta revisão sugere múltiplas necessidades de investigação:
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  • – Investigação sobre formação de pais e professores e coaching através de profissionais de terapia ocupacional, centrada nas populações pediátricas;
  • – Investigação específica sobre formação de pais e professores e treino para pais e professores de crianças com desafios em IS, com medição cuidadosa dessas questões para orientar as intervenções;
  • – Pesquisa contínua sobre as necessidades e desejos dos pais e professores relativamente a conteúdos e métodos específicos de formação e coaching;
  • – Investigação relativa aos mecanismos específicos ou às características dos programas de formação que aumentam a sua eficácia, especificamente a eficácia dos métodos online de formação de pais e professores;
  • – Investigação longitudinal que examina os impactos a longo prazo dos modelos de formação e treino de pais e professores.
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  • Implicações para a Prática da Terapia Ocupacional

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  • Dada a escassez de literatura, as recomendações que podem ser feitas são limitadas.
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  • Os autores sugerem que é provável que a formação e treino dos pais seja um método eficaz para melhorar pelo menos alguns resultados específicos da criança e dos pais para esta população. Os pais podem ser capazes de ser treinados com relativa rapidez para proporcionar certas intervenções com fidelidade, e parece que os melhores resultados podem ser encontrados para intervenções que os pais fornecem frequentemente, 1 ou mais vezes por dia.
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  • Os profissionais devem ser encorajados a aumentar o envolvimento com os pais e também a aumentar o envolvimento dos pais na terapia fornecida na clínica e no sistema escolar.
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  • Algumas dicas do OTbrain para implementares coaching nas tuas intervenções. Os terapeutas ocupacionais podem implementar o coaching a pais e professores de várias maneiras, incluindo:
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  • 1. Realizar sessões de treino: os terapeutas ocupacionais podem agendar sessões de treino com os pais e professores para fornecer informações sobre desafios de integração sensorial e orientá-los sobre estratégias para ajudar a criança em casa e na escola,
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  • 2. Observação: os terapeutas ocupacionais podem observar as interações do pai/ professor com a criança e fornecer feedback em tempo real para melhorar as interações e implementação das estratégias,
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  • 3. Modelagem: o terapeuta ocupacional pode modelar a utilização de estratégias específicas para os pais e professores, mostrando como implementá-las com sucesso.
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  • 4. Fornecer materiais educativos: o terapeuta ocupacional pode fornecer materiais educativos aos pais e professores, incluindo informações sobre desafios de integração sensorial, técnicas e estratégias de gerenciamento comportamental, entre outros.
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  • 5. Acompanhamento: o terapeuta ocupacional pode acompanhar os pais e professores durante o processo de implementação das estratégias e fornecer suporte adicional conforme necessário.
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  • É importante que os terapeutas ocupacionais trabalhem em estreita colaboração com pais e professores para garantir que as estratégias sejam implementadas de forma eficaz e consistentemente, de forma a melhorar o desempenho da criança em casa e na escola.

 

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