Processo TO - 16 de Dezembro, 2024
#110 Características Sensoriais no Autismo – com a Dra. Schaaf
1
OTbrain
@otbrain
- Este vídeo aborda as características sensoriais em pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e as intervenções baseadas em evidências para lidar com essas questões. Nesta aula, a Dra. Roseann Schaaf conduz-nos sobre a mais recente investigação sobre as características sensoriais no autismo, bem como a evidência por trás da intervenção em terapia ocupacional utilizando a abordagem de integração sensorial de Ayres e a diferença para outras intervenções sensoriais que não seguem os princípios da integração sensorial. A Dra. Roseann Schaaf, terapeuta ocupacional e neurocientista, apresenta uma visão abrangente sobre como as diferenças sensoriais afetam o dia a dia, o desenvolvimento e a interação social de crianças com autismo, destacando a importância de uma abordagem centrada na integração sensorial.
- O autismo, que afeta 1 em cada 54 crianças, inclui características sensoriais como hiporreatividade, hiperreatividade e dificuldades de integração sensorial. Essas questões impactam significativamente a vida das crianças e das suas famílias, criando desafios em tarefas diárias como alimentação, socialização e participação em atividades comunitárias.
- A Dra. Schaaf explora o papel fundamental dos sistemas sensoriais (além dos cinco sentidos básicos, como visão e audição, incluindo propriocepção, sistema vestibular e interocepção) na forma como as pessoas com autismo percebem e interagem com o mundo. Intervenções como a Integração Sensorial Ayres (ASI) têm demonstrado ser eficazes na promoção da organização neurológica e na melhoria da participação em atividades diárias.
- Estudos realizados no Jefferson Autism Center de Excelência reforçam a eficácia da ASI, que é reconhecida como uma abordagem baseada em evidências por entidades renomadas. Essa aceitação ajudou a tornar a intervenção mais acessível às famílias através da cobertura por seguros.
- A Dra. Schaaf também apresenta estratégias práticas para as famílias, incentivando a advocacia junto às escolas e pediatras para obter avaliações e intervenções. Além disso, destaca o uso da telessaúde como uma solução viável, especialmente em tempos de pandemia, para oferecer suporte a crianças e famílias.
- O vídeo conclui enfatizando a necessidade de intervenções individualizadas e adaptadas às necessidades sensoriais de cada criança, promovendo a sua participação ativa em tarefas e interações diárias, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento e o bem-estar geral.
- (Estamos a processar a segunda parte do vídeo com perguntas e respostas… e será colocado aqui em breve)
Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!
Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO
🎁 Experimenta o OTbrain PRO por 7 dias GRÁTIS!
(Oferta por tempo limitado. Pode terminar a qualquer momento sem aviso prévio. Clica aqui para aproveitares.)
[NOVO] Artigos OTbrain
Relacionados
Related