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Processo TO - 19 de Março, 2024

#282 |ARTIGO| Stress Parental nos Pais das Crianças Diagnosticadas com PHDA

  • Nome do artigo: Stress Parental nos Pais das Crianças Diagnosticadas com PHDA
     
    Área de ocupação: Processo de TO
     
    Citação: Erdil, S. S., Elbay, R. Y., Karadere, E., & Görmez, A. (2024). Parental Stress in the Parents of the Children Diagnosed with ADHD Child & Family Behavior Therapy, 46:1, 27-41, https://doi.org/10.1080/07317107.2023.2240311
  • Resumo

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  • Este artigo apresenta uma análise aprofundada sobre o stress parental vivenciado por pais de crianças diagnosticadas com PHDA. O propósito principal deste estudo é explorar a relação entre a flexibilidade psicológica dos pais, a satisfação com a vida, e o nível de stress parental. Este estudo foi um estudo de caso-controlo, comparando pais de crianças com PHDA (diagnosticadas de acordo com os critérios do DSM-5 e sem comorbilidades psiquiátricas, exceto perturbação de desafio e oposição) com pais de crianças de desenvolvimento típico, recrutados através de um hospital de psiquiatria infantil e adolescente. Utilizou-se uma combinação de questionários para recolher dados, incluindo o Formulário de Dados Sociodemográficos, Acceptance and Action Questionnaire-II (AAQ-II), Parental Stress Index-Short Form (PSI-SF), Satisfaction with Life Scale (SWLS) e Conners Parent Rating Scale-Revised Short Form (CPRS-RS).
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  • Principais resultados:

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  • O estudo revelou que não existem diferenças significativas na flexibilidade psicológica entre pais de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e o grupo de controlo, sugerindo que a capacidade adaptativa dos pais não é afetada pela PHDA dos filhos, o que aponta para a independência da PHDA de quaisquer psicopatologias parentais.
  • No entanto, foi observado que pais de crianças com PHDA experienciam menor satifação com a vida, e níveis mais elevados de stress parental, especialmente nas subescalas de PSI-Parent-Child Dysfunctional Interaction, PSI-Difficult child, o que indica que o stress parental está mais relacionado com as características comportamentais das crianças do que com as condições pessoais dos pais.
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  • A investigação também identificou uma relação entre a inflexibilidade psicológica dos pais e os sintomas de PHDA nas crianças, em especial os comportamentos opositivos, sugerindo que uma maior flexibilidade psicológica pode estar associada a melhores resultados emocionais e qualidade de vida.
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  • Com base nestes achados, recomenda-se intervenções focadas na melhoria da flexibilidade psicológica dos pais e dos comportamentos opositivos das crianças, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), para ajudar os pais a lidar melhor com as dificuldades de parentalidade e reduzir o stress parental.
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  • Implicações para a prática

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  • As implicações para a prática da Terapia Ocupacional no acompanhamento de pais de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) incluem:
 
  • – Foco na Flexibilidade Psicológica: A TO deve integrar estratégias destinadas a melhorar a flexibilidade psicológica dos pais nas suas intervenções. Programas de formação que englobem técnicas de mindfulness e aceitação podem ser benéficos para ajudar os pais a adaptarem-se de forma mais eficaz às situações desafiantes, reduzindo assim o stress parental.
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  • – Programas de Parentalidade Positiva: Desenvolver e implementar programas de parentalidade que salientem práticas positivas, comunicação eficaz e estratégias de gestão de conflitos. Estes programas podem contribuir para melhorar a interação pai-filho, especialmente em famílias com crianças que apresentam comportamentos opositores.
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  • – Intervenções Direcionadas ao Comportamento da Criança: A TO pode oferecer apoio direto às crianças com PHDA, trabalhando competências como a auto-regulação, atenção e comportamento social. Melhorando o comportamento da criança, pode-se indiretamente diminuir o stress parental.
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  • – Apoio à Satisfação com a Vida: Incorporar intervenções que visem aumentar a satisfação com a vida dos pais, o que pode incluir apoio para equilibrar o trabalho, a vida pessoal e as responsabilidades parentais, além de promover atividades de lazer e autocuidado.
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  • – Educação e Recursos: Fornecer aos pais informações e recursos sobre a PHDA, incluindo estratégias de gestão em casa e na escola, bem como promover a consciencialização sobre a importância da saúde mental e do bem-estar familiar.
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  • – Colaboração Multidisciplinar: Trabalhar em estreita colaboração com psicólogos, psiquiatras e educadores para oferecer um suporte holístico às famílias, assegurando que as intervenções sejam coordenadas e abrangentes.
 
  • Estas implicações sublinham a importância de uma abordagem multifacetada na TO, visando não só o bem-estar da criança com PHDA, mas também apoiando a saúde mental e emocional dos pais, com o objetivo de reduzir o stress parental e melhorar a qualidade de vida da família como um todo.
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  • Limitações:

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  • Este estudo aponta para a necessidade de considerar as limitações, incluindo a dependência em auto-relatos que podem estar sujeitos a viés, a não inclusão dos subtipos de PHDA na análise, e o contexto específico da pandemia de Covid-19, que pode ter influenciado os níveis de stress parental reportados.

 

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  • Palavras-chave:

  • Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade (PHDA), Flexibilidade Psicológica, Satisfação com a Vida, Comportamento Opositivo, Família, Parentalidade.
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