Processo TO - 30 de Junho, 2022
#101 |Artigo| Pobre orientação visuo-espacial em crianças com dislexia
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Citação: Simona Caldani, Moetez Baghdadi, Hugo Peyre, Elie Khoury, Richard Delorme & Maria Pia Bucci (2021) Poor visuo-spatial orientation and path memorization in children with dyslexia, Nordic Journal of Psychiatry, DOI: 10.1080/08039488.2021.1943705
- Resumo
- Os autores exploraram a capacidade de orientação espacial e memorização de percurso em crianças com dislexia, com base nas dificuldades integração sensorial apresentadas nesta população.
- Foram incluídas 40 crianças: 26 crianças com dislexia (idade média: 10,1 ± 0,3 anos) e 14 crianças com desenvolvimento típico (DT) (idade média: 10,1 ± 0,4 anos). As crianças foram instruídas a caminhar num triângulo isósceles de 3 metros que foi marcado no chão de uma sala, em duas condições visuais: olhos abertos e olhos fechados.
- Os resultados mostraram que ambos os grupos de crianças tiveram um pobre desempenho durante a condição de olhos fechados. Além disso, as crianças com dislexia mostraram pouca capacidade de orientação espacial nas condições mais difíceis, ou seja, durante a reprodução da hipotenusa e ângulo de 45 graus.
- Os autores sugerem que a pobre orientação corporal observada em crianças com dislexia pode ser devido a uma integração ineficiente dos inputs sensoriais visual, vestibular e proprioceptivo. Novos estudos que abordem as funções vestibulo-cerebelares podem ser úteis para compreender melhor a dislexia.
- Implicações para a prática da TO
- Crianças com dislexia apresentaram capacidades de orientação espacial pobres em comparação com crianças com desenvolvimento típico, principalmente quando o visual visuais não está disponível e nas condições mais difíceis (como rotação do corpo).
- Pobres capacidades motoras relatadas por crianças com dislexia podem ser devido a ineficiências nas vias cerebro-cerebelares
- Importante considerar a necessidade de avaliação das capacidades sensoriomotoras em crianças com dislexia, para averiguar a sua influência nas capacidades académicas
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