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Alimentação - 28 de Maio, 2024

#296 |ARTIGO| O programa “Comfortable Cafeteria” para promover a participação e o prazer dos alunos: Um estudo de resultados

  • Nome do artigo: “The Comfortable Cafeteria Program for Promoting Student Participation and Enjoyment: An Outcome Study”
     
    Área de ocupação: Alimentação
     
    Citação: Bazyk, S., Demirjian, L., Horvath, F., & Doxsey, L. (2018). The Comfortable Cafeteria program for promoting student participation and enjoyment: An outcome study. American Journal of Occupational Therapy, 72, 7203205050. https://doi.org/10.5014/ajot.2018.025379
  • Resumo

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  • O objetivo principal do estudo “The Comfortable Cafeteria Program for Promoting Student Participation and Enjoyment: An Outcome Study” foi explorar os efeitos de um programa de intervenção liderado por terapeutas ocupacionais, concebido para melhorar a experiência de refeição dos alunos ao capacitar supervisores de refeitório e os próprios alunos para criar um ambiente de refeição positivo. O programa visava promover a participação e o prazer dos alunos num ambiente saudável de refeição e socialização com os colegas. O estudo utilizou um design de métodos mistos para explorar os resultados de um programa de refeitório de 6 semanas, liderado por terapeutas ocupacionais, projetado para construir a capacidade dos supervisores do refeitório e dos estudantes para criar um ambiente positivo durante as refeições, permitindo que todos os alunos participem e desfrutem de uma refeição saudável e da socialização com colegas. Os alunos cujas pontuações estavam nas faixas baixa e média no início mostraram melhorias estatisticamente significativas nas avaliações de escala visual analógica de pré-teste para pós-teste sobre participação e prazer. Os supervisores do refeitório demonstraram melhorias estatisticamente significativas nas suas percepções de conhecimento e capacidades para supervisionar e incentivar a alimentação saudável. Os achados qualitativos adicionam mais insights sobre o programa, sugerindo que os alunos aprenderam valores pró-sociais (por exemplo, ser gentil, ajudar os outros), os supervisores encorajaram ativamente a interação social positiva, e os terapeutas ocupacionais gostaram de implementar o programa e reconheceram mudanças positivas nos supervisores e alunos como resultado da integração dos serviços no refeitório.
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  • Principais resultados:

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  • Os resultados do estudo indicam que o programa conduziu a melhorias significativas na participação e no prazer dos estudantes durante as refeições, com um impacto particularmente forte nos alunos que inicialmente mostraram baixa participação e prazer. Além disso, os supervisores do refeitório aprimoraram as suas capacidades e conhecimentos para promover uma alimentação saudável e incentivar uma interação social positiva.
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  • Implicações para a prática

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  • Os resultados deste estudo apresentam diversas implicações significativas para a prática de terapia ocupacional:
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  • – Promoção da saúde mental e participação social: A implementação de programas como o “Comfortable Cafeteria” pode aumentar significativamente a participação e o prazer dos estudantes durante o almoço, especialmente para aqueles inicialmente menos envolvidos. Isto está em linha com o papel da terapia ocupacional em promover não apenas a saúde física, mas também a saúde mental e o bem-estar social através de atividades quotidianas significativas.
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  • – Intervenção em contextos naturais: O estudo destaca a eficácia de intervenções realizadas em ambientes naturais, como o refeitório escolar, onde os terapeutas ocupacionais podem observar e intervir diretamente nas dificuldades sociais e comportamentais dos alunos em tempo real. Isto também facilita a inclusão de todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiências ou desafios de saúde mental.
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  • – Desenvolvimento de Competências Interpessoais: As atividades do programa ajudam os alunos a desenvolver capacidades sociais importantes, como manter conversas significativas, demonstrar boas maneiras à mesa, e incluir outros. Estas são capacidades cruciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças que a terapia ocupacional pode promover ativamente.
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  • – Capacitação dos Supervisores: A capacitação dos supervisores do refeitório para criar experiências positivas de refeição é um exemplo de como a terapia ocupacional pode estender o seu impacto além do indivíduo, influenciando o ambiente mais amplo. Isso inclui o treino em estratégias para promover a interação social positiva e gerir comportamentos de forma mais eficaz.
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  • – Intervenções Baseadas em Evidências: A utilização de programas baseados em evidências, como o “Comfortable Cafeteria”, e a sua implementação com fidelidade, asseguram que as práticas de terapia ocupacional sejam eficazes e replicáveis em diferentes contextos, aumentando assim a sua utilidade e impacto em ambientes escolares.
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  • – Colaboração Multidisciplinar: O programa exemplifica como a colaboração entre terapeutas ocupacionais, professores, supervisores de refeitório e outros profissionais da escola pode ser organizada para promover um ambiente de suporte mais integrado e eficaz para todos os alunos.
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  • Limitações

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  • Os autores indicam como limitações deste estudo a ausência de um grupo de controlo, o que limita a capacidade de atribuir causalidade aos resultados observados. Além disso, a implementação do programa num ambiente escolar específico pode não ser generalizável para todas as escolas.
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  • Keywords

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  • Occupational Therapy, Student Participation, Cafeteria Environment, School Health, Prosocial Behavior

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