Processo TO - 5 de Junho, 2023
#214 |Artigo| Ligar os factores sensoriais à participação: Estabelecer Objectivos de Intervenção com os Pais para Crianças com Autismo
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- Citação: Schaaf, R. C., Cohn, E. S., Burke, J., Dumont, R., Miller, A., & Mailloux, Z. (2015). Linking sensory factors to participation: Establishing intervention goals with parents for children with autism spectrum disorder. American Journal of Occupational Therapy, 69, 6905185005. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2015.018036
Resumo
- “Pais de crianças com autismo centram-se frequentemente na independência nas actividades da vida diária e na participação social quando estabelecem objectivos para as suas crianças. Os terapeutas ocupacionais utilizam o raciocínio clínico para traduzir estes objectivos e definir resultados baseados na ocupação. Este artigo descreve uma análise exploratória de 160 objectivos identificados pelos pais de crianças com autismo. Os autores identificaram factores sensoriais que se supõe influenciarem cada objectivo e depois categorizaram os objectivos utilizando o Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).
- A maioria dos objectivos relacionava-se com os níveis de participação e actividade da CIF. As actividades da vida diária foram a área de ocupação mais commumente identificada, seguida da participação social e das actividades lúdicas. A reactividade sensorial e a somatopraxis foram os factores de integração sensorial mais frequentes.
- Neste artigo os autores discutem a relevância de abordar os objectivos dos pais utilizando um processo de raciocínio sistemático para identificar os factores que afectam a participação e a importância de medir os resultados da participação.”
Implicações para a prática
- “Assegurar cuidados centrados na família, abordar os objectivos dos pais, utilizar um processo de raciocínio sistemático para identificar os factores de integração sensorial e adaptar as intervenções, e medir os resultados da participação que são valorizados pelos pais, são todos de grande importância na prática da terapia ocupacional com crianças com PEA e suas famílias.
- Os resultados deste estudo têm as seguintes implicações para a prática da terapia ocupacional:
- – Os objectivos identificados pelos pais são uma parte essencial do processo de terapia ocupacional para crianças com PEA.
– Os pais estão interessados em objectivos que melhorem a capacidade dos seus filhos para participar nas actividades de vida diária, brincar, descansar e dormir, pelo que os profissionais de terapia ocupacional devem considerar intervenções que abordem esses objectivos.
– No seu raciocínio clínico, os profissionais de terapia ocupacional devem estar atentos à importância de comunicar eficazmente com os pais para identificarem objectivos para o desempenho ocupacional da criança e de considerar a relação entre os desafios de desempenho e as dificuldades de base sensorial.
– Embora muitas crianças com PEA tenham dificuldade em processar e integrar a informação sensorial, nem todos os seus comportamentos estão relacionados com factores sensoriais. Assim, é importante utilizar os dados da avaliação para identificar se os factores de integração sensorial estão a afectar o comportamento relacionado com os objectivos identificados pelos pais. Em caso afirmativo, a terapia ocupacional utilizando a teoria de integração sensorial pode ser uma abordagem útil. Se não, outras abordagens de terapia ocupacional podem ser mais apropriadas.
– Quando se faz terapia ocupacional usando a integração sensorial, é importante que os profissionais liguem explicitamente (hipótese de avaliação) os factores de integração sensorial às áreas de ocupação incluídas nos objectivos identificados pelos pais e que comuniquem essas ligações hipotéticas aos pais.
– Quando os pais de crianças com PEA identificam objectivos que podem estar relacionados com a dificuldade de processamento e integração sensorial, deve ser realizada uma avaliação abrangente dos factores de integração sensorial que inclua a percepção e reactividade sensorial, as funções bilaterais vestibulares e a praxis (Schaaf, Burke, et al., 2014). Esta avaliação permitirá ao terapeuta ocupacional determinar se uma abordagem de integração sensorial é justificada.
– Na investigação que examina os resultados e a eficácia da terapia ocupacional utilizando a integração sensorial, é importante utilizar um processo sistemático como o DDDM para identificar as áreas de desafio da criança e desenvolver objectivos operacionalizados que identifiquem explicitamente as áreas de ocupação afectadas. Além disso, é imperativo utilizar dados de avaliação para identificar os factores sensório-motores que se supõe estarem a influenciar estes objectivos, uma vez que estes factores devem ser os alvos de intervenção. É necessário medir os resultados tanto a nível proximal (sensório-motor) como distal (ocupação).”
- Palavras-chave: Atividades de Vida Diária; Autismo, Objetivos, Terapia Ocupacional; Participação Social; Integração Sensorial
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