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Processo TO - 8 de Agosto, 2023

#227 |Artigo| Barreiras ao tempo de exterior das crianças: experiências de professores e directores em escolas primárias

  • Citação:
  • Amie K. Patchen, Donald A. Rakow, Nancy M. Wells, Samantha Hillson & Genevive R. Meredith (2022) Barriers to children’s outdoor time: teachers’ and principals’ experiences in elementary schools,Environmental Education Research, DOI: 10.1080/13504622.2022.2099530
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  • Resumo:
  • Passar tempo na natureza durante a infância pode melhorar a saúde mental e física, apoiar o sucesso académico e cultivar atitudes e comportamentos pró-ambientais. Aumentar o tempo ao ar livre durante a escola pode aumentar a probabilidade desses resultados para todos os alunos. No entanto, na prática, incorporar o tempo ao ar livre no dia escolar pode ser um desafio. Este estudo relata as barreiras identificadas durante a fase de desenvolvimento de um projeto de investigação-ação que visava aumentar o tempo ao ar livre como parte regular e repetida do dia escolar do ensino básico. Foi pedido aos professores (n = 22) e aos administradores (n = 3) de um distrito escolar do nordeste dos Estados Unidos que descrevessem as barreiras que limitavam as suas oportunidades de levar os alunos para o exterior. Os dados indicaram 33 barreiras discretas e 5 temas que atravessam as barreiras. As interacções e a sobreposição de barreiras aumentaram os desafios encontrados pelos professores. Sugere-se uma abordagem de pensamento sistémico para aumentar o tempo ao ar livre nas escolas.
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  • Implicações para a prática:
  • O tempo na natureza pode melhorar o bem-estar e a aprendizagem dos alunos, mas para ser bem sucedido tem de ser apoiado. Os educadores encontram várias barreiras para levar os alunos para o exterior durante o dia da escola primária, e os pormenores das barreiras são específicos de cada sala de aula. Enquanto alguns obstáculos podem ser resolvidos diretamente pelos professores, outros exigem uma ação e apoio colaborativos. Para colher os benefícios da aprendizagem ao ar livre, os educadores devem considerar os pormenores das barreiras específicas, o efeito cumulativo de várias barreiras e o impacto que têm nas oportunidades para todos os alunos. Examinar as oportunidades e as barreiras como parte de um sistema dinâmico, em que as peças ocorrem simultaneamente e interagem, pode ajudar a identificar os factores que são de facto barreiras num contexto específico e a forma como podem ser abordados para aumentar as oportunidades de levar os alunos ao ar livre.
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  • Implicações para a prática da Terapia Ocupacional
  • 1. Reconhecimento da Importância do Exterior: Terapeutas ocupacionais devem reconhecer os benefícios de integrar atividades ao ar livre em suas intervenções, dadas as vantagens para a saúde mental, física e sucesso académico das crianças.
  • 2. Abordagem Sistemática: Para efetivamente integrar o tempo ao ar livre, os terapeutas ocupacionais devem adotar uma abordagem de pensamento sistémico, considerando todas as barreiras possíveis e como elas interagem entre si.
  • 3. Colaboração com Educadores: Dado que muitos dos desafios mencionados são relacionados à escola e ao ensino, uma colaboração estreita com professores e administradores é crucial. Terapeutas podem oferecer estratégias e intervenções específicas que ajudem a superar essas barreiras.
  • 4. Personalização da Intervenção: O resumo destaca que as barreiras são específicas de cada sala de aula. Assim, terapeutas ocupacionais devem estar preparados para adaptar suas intervenções de acordo com o ambiente e as barreiras específicas enfrentadas.
  • 5. Advogado dos Benefícios da Natureza: Terapeutas podem desempenhar um papel na sensibilização e educação de pais, educadores e administradores sobre os benefícios do tempo na natureza para o bem-estar e aprendizado dos alunos.
  • 6. Capacitação para Superar Barreiras: Terapeutas ocupacionais podem oferecer formações ou workshops para professores e outros profissionais da educação sobre como integrar eficazmente o tempo ao ar livre no dia escolar, dadas as barreiras identificadas.
  • 7. Inclusão de Todos os Alunos: Ao integrar o tempo ao ar livre nas intervenções, os terapeutas devem considerar como garantir que todas as crianças, incluindo aquelas com necessidades especiais, possam participar e beneficiar-se dessas atividades.
  • Em suma, o papel do terapeuta ocupacional pediátrico, à luz deste artigo, seria não apenas reconhecer os benefícios do tempo ao ar livre, mas também colaborar ativamente com educadores e adaptar suas intervenções para superar barreiras específicas e promover a inclusão de todos os alunos.
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  • Palavras-chave: Tempo na natureza, crianças, escolas primárias, barreiras ao tempo ao ar livre, pensamento sistémico, perspectivas dos professores
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