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Educação - 30 de Novembro, 2023

#258 |Artigo| Intervenções realizadas por Terapeutas Ocupacionais em Contexto Escolar – Scoping Review

  • Nome:

  • Scoping review das intervenções realizadas por terapeutas ocupacionais em contextos escolares
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  • Área de Ocupação:

    Educação
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  • Citação:

  • Salazar Rivera, J., Alsaadi, N., Parra-Esquivel, E. I., Morris, C., & Boyle, C. (2023). A Scoping Review of Interventions Delivered by Occupational Therapists in School Settings. Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention. DOI: 10.1080/19411243.2023.2232806.
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  • Resumo:

  • Esta revisão descreve a investigação disponível sobre intervenções realizadas por Terapeutas Ocupacionais (TO) em escolas para identificar os resultados abordados e em que níveis de apoio (universal, focalizado ou intensivo) as intervenções se situam. As revisões anteriores centram-se na eficácia ou efetividade das intervenções escolares dos TOs, mas a participação dos TOs não foi considerada. Foram realizadas pesquisas em bases de dados electrónicas para encontrar artigos de revistas elegíveis publicados em qualquer língua e utilizando qualquer metodologia. A população era constituída por alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 16 anos, e as intervenções deviam ser efectuadas por profissionais de TO, visando qualquer resultado esperado de uma intervenção de TO. Foram identificados 50 estudos desde 1990, a maioria dos quais eram estudos pré-pós que abordavam sobretudo o desempenho escolar e foram realizados com alunos com idades compreendidas entre os cinco e os oito anos, com dificuldades sobretudo ao nível da motricidade fina e com diagnósticos como o autismo. As intervenções foram realizadas em todos os três níveis de apoio, mas a maioria foram intervenções focadas em tarefas académicas, particularmente na caligrafia. Os TOs e os investigadores devem refletir sobre os resultados de TO abordados nas intervenções publicadas e os níveis de apoio que estas intervenções tiveram. Isto é vital para a prática escolar, uma vez que esta está em constante evolução e requer investigação que considere a sua realidade.
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  • Propósito/objetivo: Análise de várias intervenções escolares realizadas por TOs em diferentes modelos de investigação para mapear de forma abrangente vários tipos de evidências.
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  • Questões de investigação: As principais questões de investigação foram as seguintes: 1) o que é que os estudos científicos sabem sobre as intervenções escolares realizadas pelos TOs para crianças com e sem necessidades educativas especiais ou incapacidade? 2) Quais são os resultados alvo e avaliados pela Terapia Ocupacional? 3) a que níveis de apoio correspondem as intervenções descritas e quais são os seus componentes?
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  • Métodos: Esta revisão, seguindo as diretrizes PRISMA, analisou artigos sobre intervenções de terapia ocupacional em contextos escolares, utilizando uma estratégia de pesquisa abrangente em várias bases de dados. Os dados foram extraídos e analisados usando um método analítico descritivo, categorizando os estudos com base nos resultados alinhados com o Enquadramento da Prática de Terapia Ocupacional da AOTA.
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  • Principais Resultados: Esta revisão identificou e analisou 50 estudos sobre a intervenção da terapia ocupacional nas escolas, publicados entre 1990 e 2021. A maioria dos estudos foi conduzida nos EUA e usou métodos pré-pós teste para avaliar intervenções. Estes estudos envolveram principalmente crianças dos 5 aos 8 anos com várias dificuldades, incluindo autismo e PHDA. Os estudos foram agrupados com base em três objetivos: melhorar o desempenho escolar (32 estudos), aumentar a participação dos alunos (16 estudos) e melhorar a saúde e o bem-estar (4 estudos). As intervenções foram categorizadas em três níveis, variando de atividades em sala de aula a estratégias mais personalizadas, dependendo das necessidades dos alunos. O nível 1 (T1) focava em atividades em sala de aula, como escrever melhor, e eram normalmente aplicadas pelo terapeuta ocupacional com a ajuda do professor. Duravam entre 4 a 12 semanas. O nível 2 (T2) também se preocupava com a escrita, mas mais com o comportamento dos alunos. Incluía reuniões e atividades em grupo e era mais personalizado para as necessidades dos alunos. O nível 3 (T3) era ainda mais específico, focando em competências individuais e comportamento, com estratégias mais personalizadas. Em geral, todas as intervenções tentaram adaptar-se às necessidades específicas de cada aluno, mas o estudo não descreve exatamente como isso foi feito.
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  • Implicações para a prática:

  • As implicações para a prática da Terapia Ocupacional (TO) são várias. Esta scoping review identificou uma tendência nas pesquisas para focar principalmente no desempenho escolar e no domínio académico, com intervenções individualizadas e intensas. Os terapeutas ocupacionais em contextos escolares podem usar esses resultados para refletir sobre as intervenções atuais e como estas estão alinhadas com a evidência. A revisão também sugere que há uma necessidade de investigações futuras que incorporarem literatura cinzenta, como teses de doutoramento e mestrado, para enriquecer a compreensão das práticas de TO e o seu envolvimento em investigação. Além disso, é recomendado que em estudos futuros seja explorado mais profundamente as métodos de colaboração entre terapeutas ocupacionais e membros da comunidade educacional. Esta revisão destaca a importância de os terapeutas ocupacionais tomarem decisões baseadas em evidências, fundamentais para práticas efetivas nas escolas.
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  • Limitações do Estudo:

  • Uma base de dados específica da área de Terapia Ocupacional (OTDbase) não foi utilizada devido a restrições de financiamento, o que poderia influenciar os estudos identificados nesta revisão. Nem todos os itens da lista de verificação TIDiER foram usados se os dados não fossem referidos nos estudos incluídos, o que sugere uma falha de alguns investigadores em reportar todos os elementos das intervenções avaliadas. A classificação das intervenções por níveis também se mostrou desafiadora, destacando a complexidade e a dinâmica inerente a estes. É importante ter cautela ao considerar estas classificações devido a estas dificuldades.
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  • Keywords: Terapeutas Ocupacionais; escola; educação; modelos multi-camadas; resultados; intervenções
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  • Língua: Inglês
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