Educação - 28 de Outubro, 2024
#91 Dicas para ajudar a criança com incapacidades motoras na escola
1
OTbrain
@otbrain
Estratégias e Acomodações na Sala de Aula para Crianças com Incapacidades Motoras
- Promover a inclusão e a participação ativa de crianças com incapacidades motoras na sala de aula é um objetivo crucial para os terapeutas ocupacionais pediátricos. A adaptação do ambiente escolar para atender às necessidades dessas crianças pode fazer toda a diferença no seu desenvolvimento e na sua capacidade de aprender e interagir com os colegas. Para facilitar este processo, elaboramos uma lista abrangente de estratégias e acomodações, organizada por áreas da sala de aula.
Estratégias por Área da Sala de Aula
- 1. Área de Artes e Pinturas:
- – Usar velcro em pincéis e marcadores para facilitar a pega e o manuseio. Considere aumentar a espessura dos materiais utilizando fita adesiva para proporcionar uma melhor aderência.
- – Utilizar tapetes antiderrapantes e fitas de dupla face para manter os materiais no lugar enquanto a criança trabalha.
- 2. Jogos Manipulativos e Blocos:
- – Utilizar caixas plásticas grandes para organizar os materiais, permitindo que a criança brinque sem perder peças.
- – Adaptar ferramentas como colheres feitas de garrafas de plástico para ajudar a criança a recolher pequenos objetos do chão.
- 3. Brincadeiras de Faz de Conta:
- – Fornecer roupas e adereços com velcro em vez de botões ou fechos, facilitando o vestir e despir.
- – Encorajar a criança a vestir-se a partir de uma posição estável, como sentado no chão ou em um banco baixo.
- 4. Atividades Motoras Grossas e Jogos Exteriores:
- – Adaptar triciclos com velcro para ajudar a manter os pés da criança nos pedais e esvaziar parcialmente as bolas para facilitar a pega e o lançamento.
- – Considerar o uso de bicicletas adaptadas que podem ser propulsionadas usando os braços.
- 5. Atividades para Grandes Grupos:
- – Utilizar assentos preferenciais para otimizar a participação da criança e facilitar o acesso a estratégias sensoriais para ajudar na concentração.
- – Utilizar superfícies magnéticas e instrumentos musicais adaptados para que a criança possa participar mais ativamente.
- Cada criança com incapacidade motora tem necessidades únicas, e é essencial que as estratégias e acomodações sejam adaptadas ao seu perfil específico. Este guia é uma ferramenta flexível, criada para ser ajustada conforme as necessidades de cada criança, sala de aula e professor(a).
- Uma lista de estratégias e acomodações para o contexto de sala de aula.
- Estão organizadas por área da sala de aula. Mais direccionadas para pré-escolar, mas muitas podem ser transferidas para salas do ensino básico.
- Descarrega o PDF e adapta-as para cada caso específico (criança, sala e/ou professor[a]).
- Se precisares de uma versão em word diz-nos nos comentários.
Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!
Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO
Experimenta o OTbrain PRO por 7 dias GRÁTIS!
(Oferta por tempo limitado. Pode terminar a qualquer momento sem aviso prévio.)
[NOVO] Artigos OTbrain
Relacionados
Related
Novos
Newest
#327 Synthesis of Child, Occupational, Performance, and Environmental-In Time Model (SCOPE-IT)
14 de Novembro, 2024
#97 |FATO| Questionário da Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ)
11 de Novembro, 2024