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Alimentação - 24 de Outubro, 2024

#89 |Artigo| MealSense©: Um programa de suporte à alimentação para cuidadores

Avaliação do MealSense©: Programa de Apoio à Alimentação Baseado na Integração Sensorial para Pais

  • Citação: Trewin, A., Mailloux, Z., & Schaaf, R. C. (2022). Evaluation of MealSense©: A sensory integration-based feeding support program for parents. American Journal of Occupational Therapy76(3), 7603345020. https://doi.org/10.5014/ajot.2022.046987
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  • Resumo

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  • Importância: Crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) frequentemente enfrentam desafios alimentares relacionados a dificuldades com a integração sensorial.
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  • Objetivo: Avaliar o conteúdo, a aceitabilidade e a utilidade do MealSense©, um programa de educação online para pais de crianças com PEA que têm desafios alimentares relacionados à integração sensorial.
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  • Design: Um estudo descritivo no qual especialistas revirão e classificaram o conteúdo do MealSense para consistência com os princípios da Integração Sensorial de Ayres® (ASI) e práticas baseadas em evidências em alimentação.
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  • Participantes: Uma amostra de conveniência de revisores especialistas (n = 5) e pais de crianças com PEA e desafios alimentares (n = 5).
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  • Resultados: As classificações dos especialistas (n = 5) atenderam aos critérios que mostram que o MealSense é consistente com a ASI e práticas baseadas em evidências em alimentação. As classificações dos pais (n = 5) atenderam aos critérios que mostram que o MealSense é aceitável e útil.
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  • Conclusões e Relevância: O MealSense é aceitável e útil para os pais de crianças com PEA e é consistente com a ASI e práticas baseadas em evidências em alimentação.
  • MealSense©

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  • O MealSense é um programa educacional online individualizado para pais de crianças com autismo que têm dificuldades de alimentação relacionadas a desafios de integração sensorial.
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  • O programa MealSense foi desenvolvido usando evidências atuais em Ayres Sensory Integration® (ASI; Schaaf & Mailloux, 2015) e alimentação, juntamente com feedback de especialistas em integração sensorial, alimentação, tradução de conhecimento e instrução online.
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  • Embora o MealSense seja principalmente um programa que considera as questões sensoriais da alimentação, ele reconhece que a alimentação é uma ocupação multifacetada e que pode ser influenciada por fatores relacionados ao funcionamento motor, comportamental e social.
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  • Concebido como um complemento à intervenção direta, o MealSense visa a transferência de capacidades alimentares da clínica para o contexto casa por meio da incorporação de estratégias de tradução do conhecimento e ênfase na educação sobre fatores de integração sensorial que podem contribuir para as dificuldades alimentares. Uma descrição detalhada do conteúdo do MealSense é fornecida na Tabela 1 do artigo em anexo.
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  • Questões de investigação:

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  • (1) Os revisores especialistas consideram o MealSense consistente com os princípios da ASI?
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  • (2) Os revisores especialistas veem o MealSense como aderente às melhores práticas em alimentação?
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  • (3) Os pais de crianças com PEA e dificuldade alimentares avaliam o MealSense como aceitável e útil?
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  • Resultados:

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  • – Os especialistas avaliaram o programa como consistente com os princípios da ASI e as melhores práticas em alimentação, e os pais consideram o programa aceitável e útil. 
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  • – Os pais classificaram como fácil de usar, lógico e aplicável às necessidades de alimentação das crianças com PEA. 
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  • – O MealSense foi considerado consistente com a Integração Sensorial de Ayres (ASI) e com as melhores práticas em alimentação. 
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  • Implicações para a prática:

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  • O MealSense oferece um exemplo de ferramenta educacional online para pais, facilitando a aplicação de princípios de integração sensorial em casa. É uma solução útil quando intervenções presenciais não são possíveis.
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  • As estratégias de passagem do conhecimento podem facilitar a utilidade dos programas de educação dos pais relacionados à integração sensorial e alimentação.
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  • Limitações:

  • A amostra foi pequena e limitada por conveniência, o que pode restringir a generalização dos resultados. Mais pesquisas são necessárias para avaliar a eficácia do programa.
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  • Palavras-chave:

  • Integração sensorial, Perturbação do Espectro do Autismo, Dificuldades Alimentares, Educação dos Pais, Intervenção Online.
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  • Língua:

  • Inglês 

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