OTbrain

Loading...

OTbrain

Register

Alimentação - 17 de Setembro, 2024

#315 Dicas TOp – Fases do desenvolvimento sensorial para a alimentação: Fase 2

Fases do desenvolvimento sensorial para a alimentação

Fase 2: Tocar

  • O desenvolvimento sensorial é uma etapa crucial na introdução de novos alimentos na dieta das crianças. A fase de tocar nos alimentos desempenha um papel fundamental para ajudar as crianças a se familiarizarem com diferentes texturas, formas e cores, reduzindo a ansiedade em relação a novos sabores. Neste artigo, vamos explorar como a fase de tocar pode ser divertida e educativa, e como ela contribui para uma alimentação mais saudável e diversificada.
  •  
  •  
  • Por que a Fase de Tocar é Importante?

  •  
  • Quando as crianças são expostas a novos alimentos, elas podem sentir resistência ou ansiedade. A fase de tocar permite que as crianças interajam com os alimentos de uma forma lúdica e sem pressões. Isso é especialmente benéfico para crianças que são mais seletivas ou que têm dificuldades sensoriais. Ao tocar nos alimentos, as crianças desenvolvem uma maior aceitação e curiosidade por novos sabores, tornando a alimentação uma experiência mais agradável.
  •  
  •  
  • Objetivos para Tocar:

  •  
  • – Aumentar o número de alimentos que a criança está disposta a tocar
  • – Diminuir a ansiedade da criança quando toca num novo alimento
  • – Explorar um novo alimento com as mãos, pés e outras partes do corpo
  • – Aumentar a consciência das várias texturas dos alimentos
  • – Proporcionar um ambiente que encoraje a exploração de um novo alimento
  •  
  •  
  •  
  • Diretrizes para a Aplicação da Fase de Tocar

  •  
  • 1. Se estiver a implementar esta fase num ambiente escolar, peça aos pais que enviem aventais ou t-shirts velhas para proteger a roupa da criança de ficar manchada.
  •  
  • 2. Os professores podem considerar a possibilidade de pedir amostras grátis de alimentos à mercearia local. Nesta fase de desenvolvimento, pode considerar a utilização de frutas ou legumes do dia para brincar e explorar, porque os alimentos não serão comidos.
  •  
  • 3. Peça ao refeitório da escola pequenas porções de sobras para brincar na sala de aula.
  •  
  • 4. Não se esqueça de comprar muitas toalhas de papel e toalhetes de mãos para uma limpeza rápida.
  •  
  • 5. Não force nenhuma criança a tocar num alimento se não se sentir à vontade. A criança pode ser autorizada a usar um palito de pretzel ou um palito de cenoura para tocar noutro alimento durante esta transição.
  •  
  •  
  • Ao promover a fase de tocar nos alimentos, ajudamos as crianças a desenvolverem uma relação positiva com a comida. Isso pode levar a hábitos alimentares mais saudáveis ao longo da vida, aumentando a variedade de alimentos que elas estão dispostas a experimentar. Além disso, a exploração sensorial pode melhorar a coordenação motora e a percepção tátil, contribuindo para o desenvolvimento global da criança.
  •  
  •  
  • Clica no botão abaixo para descarregares o PDF. Estas são ótimas ferramentas para distribuires e usares como guia, e para distribuires pelos pais e professores das tuas crianças de forma a ajudar no conhecimento desta capacidade.
  •  
  • Descarrega os PDFs sobre Fases do Desenvolvimento Sensorial para a Alimentação

Conteúdo exclusivo membros OTbrain PRO!

Para teres acesso a este conteúdo e dezenas de benefícios clica no botão abaixo 👇
OTbrain PRO

🎁 Experimenta o OTbrain PRO por 7 dias GRÁTIS! 

(Oferta por tempo limitado. Pode terminar a qualquer momento sem aviso prévio. Clica aqui para aproveitares.)

OTbrain Pro Membership Required

You must be a OTbrain Pro member to access this content.

Join Now

Already a member? Iniciar sessão

[NOVO] Artigos OTbrain

×