Processo TO - 12 de Setembro, 2024
#314 Modelo Pessoa-Ambiente-Ocupação (PEO)
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- O modelo Pessoa-Ambiente-Ocupação (PEO) é um modelo que enfatiza o desempenho ocupacional moldado pela interação entre a pessoa, o ambiente e a ocupação.
Domínio da Pessoa
- O domínio da pessoa no modelo PEO inclui diversos fatores intrínsecos que influenciam o desempenho ocupacional:
- – Autoconceito: Compreender os diferentes papéis que a pessoa desempenha na sua vida e como ela se percebe.
- – Contexto Cultural: Reconhecer as influências culturais que moldam as crenças, valores e comportamentos da pessoa.
- – Personalidade: Avaliar características de personalidade e estados de saúde mental que podem afetar o desempenho.
- – Cognição: Analisar as capacidades cognitivas, como a memória, atenção e resolução de problemas.
- – Desempenho Físico e Capacidades Sensoriais: Examinar competências motoras e sensoriais que facilitam ou dificultam a realização de tarefas.
Domínio Ambiental
- O domínio ambiental considera os fatores extrínsecos que podem facilitar ou dificultar o desempenho ocupacional:
- – Ambiente Físico: Inclui a acessibilidade do espaço, ergonomia, e design do ambiente em que a pessoa vive e trabalha.
- – Ambiente Cultural: Normas e expectativas culturais que influenciam como as ocupações são realizadas.
- – Ambiente Institucional: Políticas e regulamentações que podem afetar o acesso e a participação em atividades.
- – Ambiente Social: rede de suporte social, incluindo família, amigos e colegas que podem oferecer apoio ou criar barreiras.
- – Ambiente Socioeconómico: Recursos financeiros e económicos disponíveis que podem influenciar o acesso a serviços e oportunidades.
Domínio da Ocupação
- A ocupação refere-se aos grupos de tarefas em que a pessoa se envolve, que são essenciais para a sua auto-manutenção, expressão e realização pessoal:
- – Trabalho: Atividades relacionadas ao emprego ou ocupações voluntárias.
- – Lazer: Atividades realizadas por prazer e relaxamento.
- – Autocuidado: Atividades diárias que uma pessoa realiza para cuidar de si mesma, como higiene pessoal, alimentação e vestuário.
- – Atividades domésticas: Tarefas relacionadas à gestão do lar, como limpeza, cozinha e manutenção.
- Os três domínios são dependentes e afetados uns pelos outros. Desta forma, é uma abordagem importante na Terapia Ocupacional pois ajuda a compreender como esses três componentes se influenciam mutuamente e afetam o desempenho ocupacional.
- Neste modelo, a área de sobreposição dos três domínios molda dinamicamente o desempenho ocupacional e representa também o nível de congruência da interação entre a pessoa, o ambiente e a ocupação. Quanto maior for o nível de congruência, maior será a qualidade e a ocupação. Quanto maior for o nível de congruência, maior será a qualidade do desempenho ocupacional e vice-versa. Além disso, o modelo PEO adota uma perspetiva de tempo de vida, pelo que os três domínios e o desempenho ocupacional mudam ao longo da vida. Por conseguinte, este modelo pode ser visto como uma ferramenta de avaliação para compreender e analisar as áreas problemáticas que afetam o desempenho ocupacional dos clientes ou, como uma ferramenta de intervenção, para melhorar o desempenho ocupacional dos clientes através do reforço da congruência dos três domínios.
- Aplicação do modelo PEO: Os terapeutas ocupacionais utilizam o modelo PEO para avaliar e planear intervenções que considerem todos os aspetos da vida de uma pessoa. Ao ajustar o ambiente ou modificar as ocupações, os terapeutas podem ajudar a maximizar a funcionalidade e a qualidade de vida da pessoa.
Tipo:
- Modelo (Conceptual)
População:
- Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos
Incapacidade:
- Todos
Domínio da Ocupação:
- Não especificado
Nota de aplicação:
- Este modelo pode ser utilizado como modelo de avaliação e como modelo de intervenção.
Referência chave:
Law, M., Cooper, B. A., Strong, S., Stewart, D., Rigby, P., & Letts, L. (1996). The person-environment-occupation model: A transactive approach to occupational performance. Canadian Journal of Occupational Therapy, 63, 9-23.
Ano de publicação:
- 1996
Autor principal:
Mary Law – lawm@mcmaster.ca
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