Processo TO - 10 de Julho, 2024
#305 |FATO| School Function Assessment (SFA)
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|FATO| SFA: School Function Assessment
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Descrição:
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A School Function Assessment (SFA) é uma ferramenta padronizada, desenvolvida para avaliar a funcionalidade e participação de crianças no ambiente escolar. Fornece uma visão abrangente das capacidades de um aluno em contextos escolares típicos e ajuda a identificar áreas onde o suporte adicional pode ser necessário.
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A SFA é organizada em três partes principais:
- – Participação: Avalia a frequência e a qualidade da participação do aluno em seis ambientes escolares principais: sala de aula regular, recreio, transporte, banheiro/vestiário, transições e refeições.
- – Tarefas de Apoio: Examina a assistência necessária para realizar atividades escolares, abrangendo aspectos físicos (como mobilidade e manipulação de objetos) e cognitivos/comportamentais (como seguimento de direções e interações sociais).
- – Atividades: Avalia o desempenho do aluno em atividades específicas e funcionalidade em 21 escalas diferentes, categorizadas em tarefas físicas (como uso de materiais de escrita) e cognitivas/comportamentais (como comportamento durante atividades de grupo).
- A SFA é estruturada como um questionário e é composta por uma série de perguntas respondidas por profissionais que trabalham diretamente com a criança, como professores, terapeutas e outros membros do contexto escolar. Essas perguntas são projetadas para avaliar a participação da criança em várias atividades e ambientes escolares, o desempenho em tarefas específicas e a necessidade de suporte adicional.
- A SFA utiliza uma abordagem colaborativa, reunindo informações de várias fontes para obter uma visão abrangente das capacidades funcionais da criança na escola. Esta avaliação é vital para planear intervenções educativas e terapêuticas que promovam a inclusão e a eficácia educacional, garantindo que os alunos recebam o suporte necessário para obter sucesso na participação no ambiente escolar.
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Componentes avaliados:
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Participação:
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– Avalia a frequência e a qualidade da participação do aluno em seis ambientes escolares principais: sala de aula regular, Recreio, transporte, banheiro/vestiário, transições e refeições.
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– Fornece uma visão geral de como a criança se envolve nas atividades e interage com os colegas nesses diferentes contextos.
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Tarefas de apoio:
- – Examina a assistência necessária para realizar atividades escolares, abrangendo aspectos físicos e cognitivos/comportamentais.
- – Físico: Inclui mobilidade, manipulação de objetos, e utilização de equipamentos escolares.
- – Cognitivo/Comportamental: Inclui a capacidade de seguir direções, participar de atividades em grupo, e manter comportamentos apropriados.
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Atividades:
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– Avalia o desempenho do aluno em atividades específicas e funcionalidade em 21 escalas diferentes.
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– Estas escalas são divididas em tarefas físicas (como uso de materiais de escrita, organização de pertences) e cognitivas/comportamentais (como comportamento durante atividades de grupo, resolução de problemas).
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– Permite uma avaliação detalhada das competências específicas da criança e identifica áreas que podem precisar de intervenções ou adaptações.
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Intervalo de idades
- 6 aos 12 anos
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Tempo para aplicação
- 90 a 120 minutos ( 5 a 10 minutos para cada escala individual)
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Requisitos para aplicar
- Leitura do manual
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Custo
- – Manual do Usuário: $151,50
- – Formulários de Registro: $102,50
- – Guias de Escalas de Avaliação: $25,00
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Link
- https://www.pearsonassessments.com/store/usassessments/en/Store/Professional-Assessments/Behavior/The-Roll-Evaluation-of-Activities-of-Life/p/100000762.html
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