Processo TO - 12 de Março, 2024
#280 |FATO| Child Occupational Self-Assessment (COSA)
1
OTbrain
@otbrain
|FATO| Child Occupational Self-Assessment (COSA)
Descrição:
- O Child Occupational Self-Assessment (COSA) versão 2.2 é uma ferramenta de avaliação, influenciada pelos componentes do Modelo de Ocupação Humana (MOHO), dirigida ao cliente.
- É uma medida de resultados concebida para captar as percepções das crianças e dos jovens relativamente ao seu próprio sentido de competência ocupacional e à importância das atividades diárias.
- A utilização deste instrumento dá à criança ou cliente jovem a oportunidade de identificar e abordar a sua participação em atividades importantes e significativas.
- A COSA é constituída por uma série de afirmações relativas à participação ocupacional quotidiana e inclui tarefas relacionadas com a escola, a casa e a comunidade. A sua concepção de auto-avaliação permite que o cliente documente a sua compreensão das competências e valores utilizando símbolos visuais familiares e uma linguagem simples.
- A COSA pode ser administrada de 1 de 3 formas, consoante as capacidades de cada criança:
- 1) Ficha de avaliação dos jovens com imagens
- 2) Ficha de avaliação dos jovens sem imagens
- 3) Seleção de cartões
- Não existe uma “pontuação” para a COSA. Os terapeutas podem utilizar a teoria do MOHO para interpretar a COSA e selecionar a forma mais adequada de partilhar essa interpretação com os outros.
Componentes avaliados:
- A COSA avalia os seguintes componentes:
- – Comunicação
- – Motivação
- – Desempenho ocupacional
- – Autoeficácia
- Estes componentes são avaliadas através da:
- – Percepção de Competência Ocupacional: Como é que criança ou jovem se vê em termos de capacidade e eficácia nas atividades diárias.
- – Importância das Atividades: O valor que a criança ou jovem atribui a diversas atividades ocupacionais da sua vida.
Intervalo de idades
7 – 17 anos
- A COSA tem sido utilizada na investigação com jovens dos 7 aos 17 anos. No entanto, a idade não é o principal fator determinante da adequação da COSA. É possível que a COSA seja apropriada para jovens entre os 6 e os 21 anos.
- Os terapeutas são encorajados a usar as perguntas adicionais para orientar o seu raciocínio terapêutico e determinar se a COSA é uma ferramenta apropriada para um cliente específico.
Tempo para aplicação
- 25 minutos
Requisitos para aplicar
- Leitura do manual
Custo
- $40.00
Consulta todas as Ferramentas de Avaliação em Terapia Ocupacional Pediátrica nos cartões abaixo 👇