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Participação Social - 31 de Outubro, 2023

#249 |Artigo| Usar os princípios da terapia ocupacional para suportar a geração de mensagens usando CAA

  • Utilizar os princípios e práticas de terapia ocupacional para apoiar a geração independente de mensagens por indivíduos que usam CAA em vez de comunicação facilitada: Comunicação aumentativa e alternativa

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  • Citação

  • Loren F. McMahon, Howard C. Shane & Ralf W. Schlosser (2023) Using occupational therapy principles and practice to support independent message generation by individuals using AAC instead of facilitated communication,Augmentative and Alternative Communication, DOI: 10.1080/07434618.2023.2258398
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  • Resumo

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  • A comunicação facilitada (CF) tem sido um tema muito debatido e documentado em várias disciplinas, incluindo a sociologia, a educação, a psicologia, a pediatria, a terapia da fala e nos estudos sobre a incapacidade. Embora muitos profissionais de várias disciplinas e defensores tenham dado opiniões, sugestões e investigação sobre o tema, o contributo da profissão de Terapia Ocupacional (TO) tem sido mínimo. A falta de contribuições dos TO é de salientar, uma vez que os TO são especializados em facilitar o desempenho e a independência dos membros superiores através de uma variedade de treinos, estratégias de adaptação e modificação, e utilização de apoios externos.
    Devido ao seu código de ética profissional e a uma base de conhecimentos específica, os TO estão numa posição única para fornecer uma série de estratégias éticas e baseadas em evidências que permitem o acesso independente à tecnologia da comunicação.
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  • A consideração de múltiplas opções de acesso contrasta com o típico contacto facilitado, onde os facilitadores optam exclusivamente por manipular um membro superior para que as letras sejam selecionadas num ecrã ou teclado.
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  • Objetivos:

  • – Oferecer uma visão sobre os critério dos TO, incluindo os seus princípios éticos;
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  • – Identificar adaptações variadas que permitam o acesso, utilizando um critério de cuidados de correspondência de características que elimine a necessidade de um facilitador;
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  • – Destacar como aumentar o acesso independente à tecnologia de assistência/comunicação aumentativa e alternativa, dissuadindo assim a necessidade ou o uso de acesso facilitado às letras.
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  • Implicações para a Prática da Terapia Ocupacional

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  • Relevância da Terapia Ocupacional na Comunicação Facilitada

  • A terapia ocupacional tem um papel potencialmente fundamental na promoção do acesso independente à tecnologia de comunicação. O uso de comunicação facilitada, onde um facilitador ajuda fisicamente uma pessoa a selecionar letras num ecrã ou teclado para comunicar, apresenta questões éticas e de eficácia. Os terapeutas ocupacionais estão aptos a apresentar alternativas baseadas em evidências.
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  • Princípios éticos

  • A terapia ocupacional enfatiza a promoção da independência e autonomia do paciente. Usar a comunicação facilitada pode comprometer esses princípios, pois a influência do facilitador pode interferir na autonomia do comunicador. É essencial que os terapeutas ocupacionais estejam conscientes deste padrão ao considerar intervenções de comunicação, de forma a garantir que a utilização de qualquer técnica seja feita de uma maneira que respeite e promova a independência da pessoa.
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  • Adaptações e modificações

  • Em vez de depender exclusivamente da comunicação facilitada, os terapeutas ocupacionais podem identificar e implementar várias adaptações e modificações que promovam o acesso independente à comunicação. Por exemplo, através do ajuste da configuração de um dispositivo ou usando tecnologias assistidas, assim como sistemas de comunicação aumentativa e alternativa adaptadas à pessoa. Isto não só capacita a pessoa, mas também elimina a necessidade de um facilitador, priorizando métodos que promovam a independência e autonomia dos indivíduos.
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  • Em suma, a prática de terapia ocupacional tem implicações importantes na discussão sobre comunicação facilitada, de forma a influenciar positivamente a maneira como os indivíduos com necessidades de comunicação tem acesso e utilizam a tecnologia, priorizando sempre sua autonomia e independência. .
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  • Palavras-chave: Comunicação aumentativa e alternativa; Comunicação facilitada; Terapia ocupacional; Perspetiva
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  • Língua

  • Inglês

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