Processo TO - 4 de Dezembro, 2024
#106 6 Dicas para uma comunicação positiva com pais
1
OTbrain
@otbrain
- Os pais/cuidadores são parte integrante da equipa de educação especial, pois são eles que possuem mais informações acerca dos pontos fortes, fragilidades e preferências pessoais da sua criança. Para os terapeutas e outros profissionais da escola, envolver os pais em todas as decisões relacionadas com a criança é fundamental para criar um plano de apoio verdadeiramente eficaz.
- Uma comunicação positiva e aberta é a chave para construir essa parceria sólida. Aqui estão 6 dicas práticas para melhorar a comunicação com os pais/cuidadores:
1. Começar com os pontos fortes da criança
- Iniciar sempre uma conversa enfatizando os pontos fortes da criança. Ninguém quer ouvir apenas comentários negativos;
2. Ser claro e específico nas suas preocupações
- Evita termos técnicos ou jargões difíceis de compreender. Explica de forma simples e concreta o que observa e por que motivo determinada questão pode merecer atenção. Exemplos práticos podem ajudar os pais a entender melhor o contexto.
3. Evitar julgamentos
- Lembra-te: nem todos os pais têm experiência com o desenvolvimento infantil. Especialmente em famílias com o primeiro filho, atrasos no desenvolvimento podem passar despercebidos. Está disponível para guiar, não para criticar.
4. Seja paciente e compreensivo
- É possível que seja a primeira pessoa a dizer aos pais/cuidadores que a sua criança pode precisar de uma ajuda extra. Dá-lhes tempo para digerir as informações dadas e agenda uma outra hora para poderem conversar novamente;
5. Conceder bastante tempo para perguntas.
- Verifica se tens o tempo suficiente para responder a quaisquer perguntas que os pais/cuidadores possam ter. Não corras para o próximo compromisso agendado com perguntas por responder;
6. Ouvir com atenção
- Os pais/cuidadores são uma fonte inestimável de informações sobre a criança. Certifica-te de que ouve com atenção todos os comentários e preocupações dos pais/cuidadores. Da-lhes espaço para partilharem as suas preocupações, observações e sentimentos. Muitas vezes, eles trazem insights únicos que podem orientar o teu trabalho.
Porquê investir numa comunicação acessível?
- Manter uma comunicação acessível com os pais e os educadores ajudará as crianças que acompanha a alcançarem os seus objetivos! Ao trabalhar em equipa, é possível criar um plano de apoio mais personalizado e eficiente, ajudando a criança a alcançar os seus objetivos com confiança.
- Lembra-te: quando os pais sentem que fazem parte do processo, o impacto na vida da criança será ainda mais positivo!
- Retirado e adaptado de: https://www.yourtherapysource.com/blog1/2016/08/25/tips-positive-communication-parents