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Processo TO - 22 de Maio, 2024

#300 Modelo Canadiano de Desempenho Ocupacional e Envolvimento (CMOP-E)

  • O Modelo Canadiano de Desempenho Ocupacional e Envolvimento (CMOP-E) é um modelo de desempenho profissional que evoluiu a partir do Modelo Canadiano de Desempenho Ocupacional (CMOP).
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  • A Medida Canadiana é, portanto, uma abordagem centrada no cliente, a ocupação é o principal domínio, a capacitação é a principal competência da Terapia Ocupacional e a pessoa é o centro.
  • Fonte Imagem
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  • O CMOP-E inclui três componentes principais: pessoa, ambiente e ocupação:
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  • – A parte interna representa a “Pessoa“, e o seu centro é a espiritualidade de uma pessoa. Os outros componentes que rodeiam a espiritualidade de uma pessoa são as capacidades afetivas, físicas e cognitivas.
  • – O círculo intermédio representa a “Ocupação“, que é desempenhada pela pessoa no ambiente e inclui três domínios: cuidados pessoais, produtividade e lazer.
  • – O círculo mais exterior representa o “Ambiente” externo, incluindo o ambiente físico, social, cultural e institucional do cliente.
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  • A interação entre a pessoa, o ambiente e a ocupação resulta no desempenho ocupacional, que é a capacidade de uma pessoa desempenhar as suas ocupações e compromissos diários.
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  • As premissas do Modelo Canadiano, tem, desta forma, como ideal que as pessoas possam viver com qualidade de vida no próprio ambiente, através do envolvimento em atividades significativas.
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  • Quando comparado com o CMOP, o CMOP-E vai para além do desempenho ocupacional, abrangendo o conceito de envolvimento ocupacional. Esta expansão está relacionada com a forma como este modelo pode ser utilizado para permitir que os clientes escolham e desempenhem a sua ocupação significativa no seu ambiente.
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  • Na avaliação, os terapeutas ocupacionais podem utilizar a Medida Canadiana de Desempenho Ocupacional (COPM) para identificar o nível de dificuldade no desempenho ocupacional do cliente. No COPM o sujeito elege e pontua cinco atividades significativas, importantes no seu dia-a-dia nas quais gostaria de se envolver mais através da melhoria do seu desempenho ocupacional, sendo atribuído pelo cliente um grau de importância que varia de 1 a 10. O cliente também pode atribuir pontuações ao nível de satisfação e desempenho das ocupações difíceis identificadas. Os terapeutas ocupacionais podem, assim, fornecer tratamento de acordo com as necessidades individuais do cliente. Isto ajudará os terapeutas ocupacionais a desenvolver um plano de tratamento centrado no cliente e permitirá também que o cliente se envolva no planeamento do tratamento e aumente a sua motivação e adesão ao tratamento.
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  • Tipo:
  • Modelo (Conceptual)
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  • População:
  • Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos
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  • Incapacidade:
  • Todos
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  • Domínio da Ocupação:
  • AVD, Trabalho, Educação, Lazer
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  • Nota de aplicação:
  • Este modelo poderá ter de ter em conta o nível cognitivo dos clientes e adaptar a forma de utilizar o COPM para avaliação.
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  • Referência chave:
  • Townsend, E. A., & Polatajko, H. J. (2007). Enabling occupation II: Advancing an occupational therapy vision for health, well-being, & justice through occupation. Ottawa: CAOT Publications ACE.
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  • Ano de publicação:
  • 2007
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  • Principal autor:
  • Elizabeth Townsend
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